O curso de Administração de Empresas é um dos que mais oferecem opções de carreiras para seguir em empresas. O que um administrador faz vai muito além de trabalhos em escritório e atividades operacionais, afinal, ele pode trabalhar em níveis diferentes de atividades estratégicas e táticas, além de ter seu dia a dia moldado de acordo com sua especialização.

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Esse é um curso que está sempre entre os mais buscados nas faculdades do país. Por esse motivo, a Administração se encontra entre as graduações com mais concorrência no Enem e nos vestibulares.

Pensando em ajudar você, trouxemos este guia completo do curso de Administração. Quer saber o que é Administração, qual é a grade curricular, como é a atuação de um administrador e muito mais? Então, continue acompanhando o texto. Boa leitura!

O que é Administração?

Podemos resumir a Administração como sendo a ciência social com fins de práticas administrativas de uma empresa, negócio ou organização. Trabalha pelo gerenciamento de recursos, podendo ser humanos ou financeiros, sempre buscando alcançar os objetivos preestabelecidos pela missão do empreendimento.

Por se tratar de uma profissão extremamente ampla, um profissional da Administração tem capacidade para trabalhar em qualquer empresa do mercado. Isso vai assegurar um leque bastante extenso de possibilidades, justificando-se, assim, a grande procura por esse curso.

O que faz um administrador?

O administrador é o profissional que atua no planejamento, gestão, organização e controle das empresas. Em um primeiro momento, as suas atividades foram delimitadas como mostramos abaixo.

Planejar

Definir propósitos, metas e objetivos que vão ser atingidos. O planejamento envolve definir as decisões que vão ser tomadas para que os propósitos sejam alcançados.

Organizar

Você se lembra das metas determinadas no planejamento? Então, podemos definir a fase de organização como o exato momento em que as atividades são adequadas aos recursos da organização e às pessoas, ou seja, é o momento de delimitar o que precisa ser feito, por qual motivo, de que forma, por quais pessoas, a quem elas devem se reportar e o que é necessário para fazer a tarefa.

Dirigir

Um bom administrador de empresas tem como atribuição de dirigir a execução de um trabalho e influenciar de maneira positiva, através da liderança, os colaboradores de uma equipe para que possam trabalhar em um objetivo comum.

Controlar

É o acompanhamento das tarefas, com a finalidade de garantir a correção de possíveis desvios e a execução do planejamento.

Resumindo, então, um administrador tem múltiplas funções e responsabilidades dentro de uma empresa, uma vez que ele é responsável por estruturar processos gerenciais, liderar pessoas e controlar recursos internos, como materiais, finanças e tempo.

Ele atua também como gestor, distribuindo tarefas aos profissionais, organizando atividades e mantendo o seu time sempre focado em alcançar objetivos e metas organizacionais.

Para tanto, trabalha no planejamento e na execução de estratégias e de táticas para que os objetivos da empresa em que atua sejam atingidos, como expansão das operações e elevação do lucro.

Um administrador é responsável também por desenvolver soluções para solucionar eventuais desafios e problemas corporativos, além de cobrar e de monitorar resultados dos outros profissionais. 

É importante reforçar que, hoje em dia, o administrador exerce um papel fundamental na adoção de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade dentro dos negócios, deixando-as alinhadas com as exigências da sociedade.

Podemos dizer, então, que um administrador tem como função:

  • a tomada de decisões estratégicas;
  • a organização dos recursos disponíveis;
  • a negociação de contratos com clientes e fornecedores;
  • a identificação e eliminação de problemas;
  • a determinação e o desenvolvimento de objetivos e metas;
  • a atuação como um líder de pessoas.

Sobre o curso de Administração

Esse curso é voltado para a capacitação de pessoas para fazer o gerenciamento dos diversos recursos presentes em uma empresa, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. 

O estudante de Administração vai aprender a atuar nas mais variadas áreas do mercado, na esfera pública e também na esfera privada, sendo que a primeira é abordada por graduações específicas — podemos citar o de Administração Pública, sobre o qual falaremos ainda neste texto.

Durante os estudos, o aluno vai aprender técnicas de planejamento de estratégias sempre ligadas ao aumento da produtividade e da competitividade de um negócio, atualizando-se sobre os diversos desafios que existem na profissão.

O curso de Administração é o segundo mais procurado em todo o Brasil, ficando atrás apenas do de Direito. De acordo com a pesquisa, há mais de 700 mil estudantes matriculados nele.

Alguns fatores podem explicar essa popularidade, sendo que o principal deles é a versatilidade da profissão. O profissional que se forma em Administração encontra um amplo mercado de trabalho à sua disposição e um horizonte de variadas possibilidades de atuação.

O administrador pode trabalhar em conglomerados multinacionais e em pequenas empresas de família, por exemplo. Além disso, pode ocupar cargos em ONGs e órgãos públicos e, ainda, abrir o próprio negócio.

Perfil do estudante de Administração

Como mencionamos, o curso de Administração é muito abrangente, o que possibilita ao estudante aprender diversas matérias com foco totalmente diferentes. Sendo assim, o estudante de Administração tem um perfil bastante multidisciplinar, ou seja, gosta de aprender assuntos diversos.

Outro ponto forte do estudante de Administração é a sua organização e flexibilidade, uma vez que, estando inserido no mercado, essas habilidades serão muito exigidas no dia a dia de qualquer empresa ou do seu próprio negócio.

Sendo assim, a capacidade de trabalhar com situações inusitadas e mudanças no ambiente de trabalho é muito importante para que, após a conclusão do curso, o profissional de Administração esteja pronto para atuar no mercado.

Faculdade de Administração

Hoje em dia, é possível encontrar várias possibilidades de se cursar Administração. Além das muitas universidades estaduais e federais espalhadas pelo Brasil, diversos institutos de educação privada disponibilizam o curso, até porque ele exige uma infraestrutura reduzida.

Portanto, assim como ocorre com a graduação em Direito, a em Administração está presente na maior parte das faculdades ao redor do país. Com tantas opções disponíveis, o aluno precisa fazer uma boa pesquisa para encontrar o curso de perfeito. Veja algumas faculdades públicas e particulares brasileiras que o oferecem:

Faculdades Públicas de Administração

  • Universidade de São Paulo (USP) — São Paulo/SP;
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Osasco/SP
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) — Itajubá /MG;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) — Viçosa/MG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Natal/RN.

Faculdades Particulares de Administração

  • Faculdade Anhanguera
  • Faculdade Unopar
  • Faculdade Pitágoras
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo — Fundação Getulio Vargas (EAESP) — São Paulo/SP;
  • Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) — São Paulo/SP;
  • Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) — Salvador/BA;
  • Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL) — Limeira/SP.
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Administração EAD

O curso de Administração EAD é ofertado em várias faculdades do Brasil, funcionando de modo semelhante ao presencial, sendo bacharelado e com quatro anos de duração.

Nessa modalidade, abordam-se disciplinas que se inserem no universo das ciências humanas e exatas. É um curso que demanda bastante leitura por parte dos estudantes, além de eventuais participações em palestras e outras atividades.

Durante a formação, o aluno tem que desenvolver várias pesquisas, além de um eventual estágio supervisionado e da monografia — claro, se essa for a exigência da instituição de ensino.

É importante deixar claro que o diploma do curso a distância vale da mesma forma que um diploma de curso presencial, sendo que a única diferença está mesmo na metodologia de ensino. Ambos são igualmente aceitos pelo mercado de trabalho e reconhecidos pelo MEC. 

Um aluno do curso de Administração a distância conta com o trabalho de professores experientes no mercado e de profissionais extremamente capacitados, e isso quer dizer que sua formação vai ser de qualidade semelhante ou até maior que a dos cursos presenciais.

A formação universitária é essencial para ter boas perspectivas acerca da profissão e para atuar bem em cargos administrativos, além de proporcionar conhecimento relevante para o cotidiano da empresa. Com uma graduação em Administração, o profissional vai ter um embasamento bem maior para liderar equipes, desenvolver atividades estratégicas e agregar novas ideias ao ambiente corporativo.

Grade curricular de Administração

Essa graduação dura, em média, quatro anos, e os estudantes, assim que se formam, recebem o título de bacharel em Administração. Os profissionais devem se vincular ao CRA (Conselho Regional de Administração) do seu estado, que é um órgão que regulamenta o exercício da profissão no Brasil.

O curso de Administração é bastante atrativo para os alunos que gostam dos estudos e que desenvolvem interesses variados. Estamos falando de uma área bem completa, na qual o aluno tem contato com matérias das ciências humanas, exatas e jurídicas.

Nos semestres iniciais, são estudadas disciplinas básicas, como economia, matemática financeira e contabilidade. O aluno também passa a ter contato com conteúdos de administração financeira, marketing e empreendedorismo. Veja outras disciplinas que são estudadas ao longo do curso de Administração:

  • gestão pública;
  • legislação trabalhista e social;
  • comportamento humano nas empresas;
  • estratégias de negociação;
  • gestão de sistemas da informação;
  • administração da produção;
  • marketing.

Como você pode perceber, o curso de Administração é muito amplo e com várias possibilidades de atuação. A Administração aborda variados conhecimentos e também é conhecida pela relação entre teoria e prática.

Afinal, o estudante, além da experiência do estágio, tem contato com atividades extracurriculares que permitem vivenciar o trabalho em situações reais ou simuladas, sendo que as primeiras acontecem em empresas júnior da faculdade.

É claro que não é possível listar uma grade curricular que consiga abranger todos os cursos de Administração do Brasil. Por isso, escolhemos a da faculdade que está em primeiro lugar no ranking de melhores da área no país: a UFMG, lembrando que o curso lá é diurno, presencial, com 300 horas de carga horária.

Veja, a seguir, as disciplinas que são trabalhadas.

1º período

  • modelos de gestão;
  • introdução à contabilidade;
  • estado moderno e capitalismo;
  • instituições de direito público A;
  • gestão de processos;
  • introdução à filosofia: filosofia da ciência e epistemologia;
  • matemática A;
  • fundamentos de análise sociológica.

2º período

  • Investimento e cálculo financeiro;
  • gestão de pessoas;
  • instituições de direito privado;
  • instituições de direito do trabalho;
  • economia brasileira B;
  • economia;
  • estatística I;
  • geometria analítica e álgebra linear.

3º período

  • Estratégia e planejamento I;
  • gestão financeira;
  • comportamento humano nas organizações;
  • gestão de custos;
  • marketing estratégico;
  • pesquisa operacional em Administração;
  • estatística II;

4º período

  • Administração de recursos materiais e patrimoniais;
  • administração de cargos, salários e carreira;
  • estruturas e formatos organizacionais;
  • administração financeira I;
  • administração de recursos humanos;
  • administração mercadológica;
  • análise de sistemas administrativos.

5º período

  • Administração tributária;
  • administração da produção e operações;
  • pesquisa mercadológica;
  • empreendedorismo.

6º período

  • Logística e gerenciamento de cadeias de suprimento;
  • estratégia e planejamento II;
  • metodologia de pesquisa em Administração I.

7º Período

  • metodologia de pesquisa em Administração II.

Além disso, os estágios não obrigatórios e os obrigatórios, a participação no Programa de Ensino Tutorial, na empresa júnior e em bolsas de pesquisa são boas oportunidades para os alunos vivenciarem, no dia a dia universitário, as práticas de trabalho que vão ter como gestores em organizações privadas e públicas.

As atividades regulares do curso ocorrem no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

Áreas de atuação da Administração

A Administração é uma carreira que possibilita a atuação profissional em muitas áreas. São vários, os nichos dos quais esse profissional pode fazer parte. Veja, a seguir, algumas áreas da Administração!

Administração Pública 

O administrador público está habilitado e capacitado para trabalhar em órgãos públicos do governo municipal, estadual ou federal, em agências reguladoras, ONGs, concessionárias de serviços públicos, fundações empresariais com políticas de responsabilidade social, organizações internacionais, entre outras, podendo trabalhar, também, no desenvolvimento de políticas públicas e de programas governamentais, por exemplo.

O gestor público pode, ainda, vir a se tornar um assessor político em alguns casos ou um político. Esse é, certamente, um dos grandes rumos que a carreira do administrador pode tomar ao estudar administração pública. Também é possível que o profissional seja um consultor em assuntos governamentais.

Administração da produção

Administração da produção diz respeito a uma área na qual o administrador se encontra responsável pela compreensão, criação de estratégias e execução de técnicas de gestão que têm como objetivo a produção de serviços e bens. O administrador da produção realiza a coordenação do processo produtivo — da compra da matéria-prima à distribuição do produto terminado.

Administração financeira e orçamentária

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O profissional que escolhe trabalhar na área de administração financeira e orçamentária tem como tarefa organizar e coordenar as atividades financeiras do negócio. Lidar com capital de giro, análise orçamentária e patrimônio e gerir o fluxo de caixa são algumas responsabilidades de um administrador dessa área.

Administração hospitalar

A administração hospitalar tem ocupado um lugar de destaque no mercado, já que está presente em um setor tão complexo, como é o da saúde. Um administrador que atua nessa área tem como função o gerenciamento dos pronto-atendimentos, hospitais e até mesmo de companhias de seguro-saúde ou ligadas a convênios médicos.

Praticamente todas as tarefas administrativas desse tipo de negócio estão sob a responsabilidade desse profissional.

A carreira do administrador 

O curso de Administração é um dos que mais oferecem opções de carreiras para trabalhar. Devido a esse caráter mais amplo e flexível, um administrador também pode mudar de carreira ao longo da vida com muito mais facilidade do que os outros profissionais. Para tanto, basta trocar de área ou fazer novas especializações, sem precisar cursar outra graduação.

Um profissional graduado em Administração pode trabalhar em várias carreiras dentro das organizações, seja no setor público, seja no privado. Separamos, a seguir, algumas das principais para você conferir!

Recursos Humanos

O setor de RH é um dos que mais apresentam demanda por esses profissionais, já que é uma área estratégica em qualquer negócio. Toda empresa necessita de profissionais qualificados e preparados para atuar na contratação e no treinamento de novos funcionários, além de ajudar nas ações de integração desses colaboradores.

Entre as principais características do profissional de Administração que trabalha com recursos humanos, estão aquelas que são inerentes ao contato com pessoas, ou seja, espírito de liderança, habilidades interpessoais e muita proatividade.

Tudo isso, é óbvio, sem se esquecer do fator mais burocrático que a Administração acaba envolvendo: ótima capacidade de análise, boa aptidão numérica e excelente visão sistêmica.

Logística e compras

Uma das possibilidades da Administração é a área de logística. Nesse setor (e também no de compras), o administrador aplica as técnicas e todo o conhecimento adquirido durante a sua formação para fazer a organização e o gerenciamento das atividades relacionadas a compra, transporte e armazenamento de materiais.

Logo, ele atua:

  • fazendo a organização do armazenamento de materiais, a fim de reduzir perdas e diminuir os custos em depósitos e armazéns;
  • traçando processos e rotas de entrega mais eficazes e rápidos;
  • gerenciando equipamentos e veículos voltados para a manipulação de produtos e muito mais.

Marketing

Na área de Marketing, o profissional vai ser responsável por determinar estratégias voltadas para a promoção e divulgação dos serviços e/ou produtos das empresas nos meios físico e digital. Algumas de suas atribuições são:

  • colaborar com a prospecção de clientes a partir de campanhas e ações publicitárias;
  • cuidar da imagem da organização e divulgá-la de forma positiva;
  • oferecer suporte para as tarefas de relacionamento com o público;
  • desenvolver projetos e ferramentas que ajudem a área comercial a vender mais;
  • garantir suporte a eventos e demais atividades corporativas que tenham como objetivo projetar a reputação da empresa na sociedade;
  • ações de marketing digital.

Vendas

O setor comercial é um dos mais relevantes do negócio, pois, por meio das vendas, é responsável pela entrada de recursos financeiros. O profissional de Administração que trabalha como gestor comercial tem a responsabilidade de organizar estratégias que:

  • aumentem as vendas;
  • elevem a prospecção de clientes;
  • aprimorem as abordagens dos vendedores aos potenciais clientes;
  • ampliem o engajamento e a motivação dos vendedores.

Consultoria

Atuar com consultoria é outra possibilidade muito desejada pelos administradores. Ela tem como finalidade estabelecer soluções estratégicas que podem ajudar no funcionamento da empresa e, claro, aumentar o seu lucro.

A partir do seu conhecimento, o administrador que escolhe esse caminho acaba ajudando diversos negócios a investir seus recursos de maneira acertada, favorecendo, assim, o desenvolvimento de seus projetos. Dessa forma, os resultados são maximizados, e a empresa acaba se tornando mais rentável.

Veja algumas das funções do profissional de consultoria:

  • fornecer conhecimentos e noções atualizadas a respeito do mercado;
  • indicar propostas inovadoras, a partir de uma visão imparcial e sistêmica sobre a empresa;
  • ajudar na tomada de decisões.
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Mercado de trabalho

Apesar da crise econômica pela qual o Brasil está passando, o mercado de trabalho para o profissional de Administração se mantém bem aquecido. Como o administrador está totalmente capacitado para atuar em inúmeras empresas e áreas, há muitas vagas no mercado — até porque, enquanto existirem organizações no Brasil e no mundo todo, vão existir vagas para quem é da área de Administração.

Empresas de todos os setores e portes devem ser bem administradas para que consigam sobreviver. Por esse motivo, os profissionais da área podem contar com um mercado de trabalho quase sempre estável.

Hoje em dia, percebe-se até uma pequena expansão. Segundo pesquisa, os administradores estão entre os mais procurados pelas empresas do país, ocupando, assim, o quinto posto no ranking das profissões. Um ponto bastante positivo do administrador é a habilidade de trabalhar em diversos setores, como apontamos no tópico anterior.

Agora que você já sabe o que é Administração e o que um administrador faz, pode perceber que há possibilidades de atuação para profissionais com diferentes objetivos e perfis. 

Não se esqueça, também, de que, para que você esteja bem-preparado para cumprir qualquer uma dessas funções que citamos aqui, é imprescindível que opte por fazer a formação em uma instituição de ensino de qualidade. Para isso, precisa se preparar para os vestibulares e Enem, afinal, a concorrência é acirrada!

E aí, gostou de saber mais sobre o curso de Administração e quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, aproveite a visita para ler o texto sobre Administração Estratégica!

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