Muitos, quando se deparam com a expressão “perícia criminal“, automaticamente fazem uma associação com algumas cenas de seriados ou filmes que já tenham visto. Entretanto, por mais que essa área não seja totalmente distante do público em geral, nem todo mundo tem a noção correta acerca do que é uma perícia criminal.

Extensivo 2023

Nesse contexto, com o intuito de apresentar mais detalhes sobre o trabalho de investigação forense e perícia criminal, preparamos um conteúdo que reúne as principais informações desse ramo. Confira o conteúdo na íntegra!!

O que é perícia criminal?

A perícia criminal (atividade que é muito bem descrita e regulamentada no Código Penal brasileiro) é um exercício técnico que tem como principal objetivo esclarecer acontecimentos e fatos criminosos.

É interessante destacarmos, inicialmente, que, no senso comum, a perícia criminal é uma atividade que se baseia majoritariamente na intuição de seus profissionais. Porém, esse raciocínio está completamente errado.

Isso porque, como veremos a seguir, esse ramo também é pautado na ciência, mais precisamente, a ciência forense. Isto é, as conclusões realizadas por uma perícia criminal acerca de um dado crime apresentam um forte embasamento científico, seja de natureza biológica, seja de ordem química ou física.

O que faz um perito criminal?

O profissional que atua na perícia criminal (que pode ser tanto um servidor das polícias quanto um agente da justiça) é conhecido por ser um perito criminal. As suas atividades envolvem uma série de fatores, tais como: deslocamento para cenas de crimes, coleta de provas, investigação e testes de laboratório.

Deslocamento para cenas de crimes

De acordo com informações da própria polícia, uma cena de crime precisa ser rigorosamente conservada para que as chances de solucionar o caso sejam altas. Deste modo, um dos trabalhos do perito criminal é se deslocar de forma rápida (seja qual for o horário do acontecimento) para o local que ocorreu a infração.

Coleta de provas

Após chegar ao local, outra atividade que envolve a rotina desse profissional é a de preservar a cena do crime (principalmente por meio da garantia do isolamento físico) e fazer o máximo de coleta de provas, que podem variar desde um objeto cortante, até uma guimba de cigarro.

Investigação

De posse das provas mais relevantes e com a cena do crime devidamente preservada, o perito criminal começa, então, o seu trabalho de investigação. Ele precisa ser totalmente imparcial e direcionado com base nas provas e nos depoimentos que já foram coletados.

Testes de laboratório

Por fim, porém não menos importante, outra atuação desse profissional é em laboratórios, onde o perito analisa as provas por meio de técnicas biológicas (principalmente as que abrangem análise de DNA) e químicas (realizando ataque químico em superfícies metálicas para saber se elas têm vestígios de sangue, por exemplo).

Tipos de crimes

Um detalhe relevante e que devemos destacar é que os serviços do perito criminal não se limitam conforme são os crimes. Em outras palavras, ele pode atuar desde os que envolvem assassinatos e tentativas de homicídios, até aqueles que implicam em fraudes fiscais e crimes cibernéticos.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como ser um perito criminal?

Para aqueles que desejam ser peritos criminais, a participação em um concurso público é obrigatória, já que essa área faz parte de uma das carreiras públicas oferecidas pelo governo.

A grande vantagem é que esse concurso público abrange uma série de áreas acadêmicas. Ou seja, o candidato pode ser um biólogo, químico, físico, farmacêutico, biomédico ou, até mesmo, um médico.

Já sobre as características desse processo seletivo, elas variam consideravelmente conforme é o seu nível, podendo ser municipal (organizado por prefeituras), estadual (organizado pelos governos estaduais) e federal (organizado por órgãos federais, como a Polícia Federal).

Curso de Perícia Criminal

Recentemente, algumas universidades brasileiras passaram a disponibilizar o curso Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia criminal, que pode ser concluído em até 3 anos e também é classificado como sendo um curso de graduação.

Entretanto, é válido esclarecermos que, após a formatura nesse tecnólogo, o estudante, para de fato trabalhar como um perito criminal, precisa ser aprovado posteriormente em um concurso público da área.

Faculdade de Perícia Criminal

Por se tratar de um concurso público extremamente concorrido e pautado essencialmente na elevada exigência de conhecimento técnico na prova, uma estratégia que recentemente muitos candidatos vêm adotando é a de ingressar em curso tecnólogo da área. Isso ajuda, e muito, no longo processo de preparação.

Como exemplos de faculdades que oferecem essa formação, podemos citar as seguintes:

  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro Universitário UniDomBosco;
  • Faculdades Uniasselvi.

Infelizmente, ainda não há universidades públicas que disponibilizam esse curso. O aluno fica obrigado a procurar a sua capacitação nesse ramo em uma instituição de ensino particular.

Investigação forense e perícia criminal

perito criminal

O ramo da investigação forense também é caracterizado por dar suporte para solucionar crimes e contravenções, mas ele engloba uma área bem maior que a da perícia criminal.

Isso porque fazem parte da investigação forense estudos científicos acerca de: Psicologia e comportamento humano, entomologia, odontologia, antropologia e patologia. Em outras palavras, podemos afirmar que a perícia criminal é uma subdivisão da investigação forense.

Mercado de trabalho

Sobre o mercado de trabalho para o perito criminal, como já destacamos aqui, a sua principal trajetória de carreira é a de se tornar um servidor público, atuando em instituições como: polícia civil, polícia militar, polícia federal, tribunal de justiça, entre outras.

Por meio deste conteúdo, fica mais fácil perceber agora o quão importante a atividade de perícia criminal é para a sociedade. Vale enfatizarmos, ainda, que essa área pode ser seguida por profissionais já formados em variados ramos. Basta candidatar-se no concurso público e preencher os pré-requisitos estipulados no edital.

Achou interessante aprender um pouco mais sobre a profissão de perito criminal? Então, aproveite para conhecer também como é a carreira de um promotor público!

Extensivo 2023
Você pode gostar também