Categorias: Profissões

Sexologia: saiba tudo sobre a carreira!

Os estudos sobre a sexualidade humana são muito importantes para o desenvolvimento social em muitos níveis. À medida que o mundo evolui e abandona alguns tabus e preconceitos, podemos falar mais abertamente sobre sexo e suas implicações.

Sendo assim, o profissional da Sexologia tem se tornado cada vez mais popular, criando uma carreira promissora para homens e mulheres.

Leia este guia com atenção e saia conhecendo tudo o que precisa sobre os sexólogos e sobre o curso de Sexologia . Preste atenção às informações e conheça mais sobre esse interessante trabalho, que tem muito a acrescentar no desenvolvimento social e na saúde humana. Vamos lá?

O que é Sexologia?

A questão do sexo está presente em muitos níveis da sociedade: na promoção da saúde física e mental, questões legais, processos ligados à maternidade e até mesmo na importante luta contra o preconceito.

Independentemente dos valores envolvidos sobre o assunto, a sexualidade acaba por ser parte inevitável da vida de qualquer indivíduo.

Sendo assim, não é de hoje que acadêmicos, cientistas e pensadores se debruçam sobre o assunto. Existem muitas maneiras de se aproximar dele e compreendê-lo, sendo todas elas prerrogativas da Sexologia ou que fazem alguma intersecção com a área.

É bom lembrar disto quando falamos nessa profissão também: é um campo eminentemente interseccional sendo constituído pela contribuição de muitos outros, como Medicina, Psicologia, Direito, Sociologia etc.

A principal função do sexólogo é auxiliar pessoas com dificuldades sexuais que podem ser causadas por diversos fatores. Dessa forma, o sexólogo desempenha um papel para ajudar no desenvolvimento da sexualidade, conhecimento melhor do corpo de um individuo através de sessões de terapia.

Sexologia: existe curso?

Sobre o curso de Sexologia, infelizmente não existe essa graduação ainda nas faculdades brasileiras. Portanto, caso queira ser um sexólogo é necessário fazer outros tipos de formações ou pós-graduações depois de terminar os estudos regulares em uma Instituição de Ensino Superior.

De fato, o mais recomendado é escolher alguma profissão do campo da saúde ou das sociais aplicadas que combinem com o tema, garantindo que tenha um diploma para apoiar seu trabalho.

Como sugestões, é possível que você faça um curso de Medicina ou até mesmo de outras faculdades da área:

Outra graduação comum no currículo de muitos sexólogos é a Psicologia. Por meio dela, é possível entrar em contato com o sentido individual e coletivo da vida sexual e suas ligações com o psiquismo humano.

Sexologia humana

Quando pensamos no significado de sexualidade humana, estamos nos referindo a todos os comportamentos que visam ao prazer sexual e ao erotismo. Ela pode ser compreendida de inúmeras abordagens diferentes, que são até mesmo contraditórias entre si.

Sendo assim, é importantíssimo fazer uma abordagem científica e ética sobre as questões que envolvem a sexualidade. É claro que existem divergências sobre o assunto e até mesmo opiniões pessoais sobre ele, mas, quando estamos falando de um ponto de vista profissional, é necessário sempre atuar embasado em convenções sociais e pesquisas comprovadas.

Sexologia forense

A Sexologia forense busca investigar e descobrir quais são as ligações dos comportamentos sexuais a atividades jurídicas, geralmente no que tange a crimes possivelmente cometidos. Para trabalhar com Sexologia forense,é necessário ter algum diploma em áreas como Psicologia ou Direito e, se possível, fazer também uma pós-graduação na área.

Sexologia: USP

A Universidade de São Paulo (USP) é um polo na produção de conhecimento em projetos de extensão e principalmente no oferecimento de pós-graduações, estas últimas focadas especificamente nos estudos envolvendo Sexologia.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Sexologia é bastante amplo e diverso. Um formato que tem ganhado certa expressão nos últimos anos é o de aconselhamento e processos terapêuticos envolvendo Sexologia.

Para ser apto a executar esse tipo de atendimento, é necessário ter graduação em Psicologia e registro junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). Aqui vão alguns exemplos possíveis de atuação para o sexólogo:

  • terapia e aconselhamento de casais;
  • trabalho com tratamento para disfunções sexuais;
  • acompanhamento da sexualidade durante o período de gestação;
  • propostas para trabalhar a saúde sexual na terceira idade.

O salário de um profissional da Sexologia tem uma média de R$ 2.615,53, para um tempo de trabalho de cerca de 33 horas por semana. Essa é uma projeção se pensarmos os diferentes tipos de maneiras como essa profissão pode ser exercida, e graduações em cursos mais rentáveis certamente refletirão a quantia ganha.

A carreira do profissional

Quando olhamos para a carreira do profissional da Sexologia, vemos algumas das vertentes que descrevemos acima e ainda muitas outras que serão criadas nos próximos anos com as transformações do mercado de trabalho.

Ela é uma área que existe como campo científico desde o fim do século XIX, originada no campo da Psiquiatria, entretanto com os últimos anos, desde a liberação sexual na década de 70, tem se tornado um campo frutífero de trabalho, que pode ser feito a partir de diferentes bagagens.

Para garantir que seu trabalho tenha ética e que possa proporcionar boas vagas de trabalho, é imprescindível ter no seu currículo ao menos um curso técnico, preferencialmente uma graduação.

Após formar-se em uma faculdade regular, basta correr atrás de uma pós-graduação em Sexualidade, das muitas oferecidas por aí.

Só é importante lembrar de fazê-lo em uma instituição de confiança e reconhecida no mercado. Esse pode ser apenas seu primeiro passo em uma trajetória de muita qualificação educacional, prestação de serviços úteis para a sociedade e retornos financeiros interessantes.

Como você pôde ver até aqui, o campo da Sexualidade se apresenta como um dos muitos desafios das sociedades contemporâneas. Independentemente dos valores individuais envolvidos, a Sexologia acaba por representar um campo de estudos de grande interesse popular e de muita serventia para melhorar a vida das pessoas e promover a saúde pública.

O que achou de conhecer mais sobre Sexologia? Tenha mais ajuda na hora de firmar sua decisão de escolha profissional com um bom teste vocacional!

Orientu

Postagens recentes

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…

% dias atrás

Segurança privada: veja tudo sobre o curso e o mercado!

O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…

% dias atrás

Jogos Digitais: tudo sobre o curso e o mercado!

Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…

% dias atrás

Processos gerenciais: tudo sobre o curso e o mercado!

Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…

% dias atrás

Musicoterapia: o que é, benefícios e curso!

Veja o que é preciso para se formar e trabalhar com musicoterapia, a relação dela…

% dias atrás

Engenharia de Controle e Automação: tudo sobre o curso e o mercado!

Entenda a importância da Engenharia de Controle e Automação, quais os locais de atuação do…

% dias atrás