Categorias: Cursos

Cursos profissionalizantes: conheça os principais e onde estudar!

Você está em busca do primeiro emprego ou quer mudar de função? Então, fazer um curso profissionalizante pode ser uma excelente forma de se capacitar profissionalmente.

Devido à alta competitividade do mercado de trabalho, é cada vez mais importante destacar-se dos demais profissionais. Ao se atualizar, as empresas entenderão que você é um potencial de desenvolvimento em longo prazo.

Ao fazer esse tipo de curso, você adquire conhecimento teórico, ganha experiência prática e fica mais preparado para entrar no mercado de trabalho, realizar atividades e alcançar o sucesso profissional.

Continue a leitura e entenda o que são cursos profissionalizantes, conheça suas possibilidades e saiba onde estudar!

O que são cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes tendem a enfatizar uma área específica e dão foco direto no mercado de trabalho. Assim, eles garantem formação para setores e atividades que estão em alta e que precisam de profissionais qualificados.

Esse tipo de curso é curto e voltado para as pessoas que desejam atualizar-se em assuntos bem-específicos, mas de forma rápida. Pode ser feito por quem quer aprender uma nova habilidade ou já está no mercado de trabalho e deseja aumentar seus conhecimentos na profissão.

Até mesmo pessoas que já concluíram outros cursos podem fazer um curso profissionalizante, com o objetivo de preencher alguma lacuna em seu currículo, levando em consideração seus planos para o futuro profissional.

De todo modo, os cursos profissionalizantes são a forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho. Normalmente, eles não têm muitos pré-requisitos. Por isso, até mesmo quem não fez ou está cursando o Ensino Médio pode matricular-se.

A formação não precisa do aval do Ministério da Educação (MEC) e pode funcionar livremente por meio das Secretarias de Educação do Estado. Por esse motivo, muitos cursos profissionalizantes também são chamados de cursos livres.

Ao final da capacitação, os alunos recebem um certificado de conclusão.

Tipos de cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes podem ser de três tipos: livres, técnicos e tecnólogos. Conheça as características de cada um deles a seguir.

Cursos livres

Eles têm duração variável e pertencem à modalidade de educação profissional. O principal benefício é a curta duração, que permite que o aluno aprenda em menos tempo. As aulas abordam temas diretos e específicos.

Outra vantagem é que você pode desenvolver uma formação de acordo com as próprias necessidades. Ou seja, ao longo do tempo, escolhe formações estratégicas para os objetivos da sua carreira profissional.

Cursos técnicos

Cursos técnicos são de nível médio e visam a capacitar os alunos com conhecimentos práticos e teóricos em várias funções do setor produtivo. Um de seus objetivos é proporcionar acesso rápido ao mercado de trabalho.

A duração é de até dois anos, e o curso deve ser reconhecido pelo MEC. Como os conteúdos são desenvolvidos para atender às necessidades do mercado de trabalho, os cursos técnicos têm boa aceitação nas empresas.

Além da experiência profissional e do diploma, os eles oferecem visão estratégica, desenvolvimento pessoal e qualificação para atuar em diversos setores.

Cursos tecnólogos

A educação tecnológica também é um tipo de curso profissionalizante. Esse tipo de curso é de nível superior e pode ser feito apenas por quem já concluiu o Ensino Médio. A diferença para a graduação tradicional é a carga horária reduzida.

Os cursos tecnólogos podem ser concluídos em até dois anos. As disciplinas são elaboradas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Uma vantagem desses cursos é que, após concluí-los, você pode fazer Mestrado e Doutorado.

Cursos profissionalizantes gratuitos

Existem muitos cursos profissionalizantes disponíveis no Brasil. Por isso, você tem diversas opções para fazer a sua escolha e se capacitar. E o melhor: também há bons cursos gratuitos para fazer e se destacar.

De forma geral, os cursos gratuitos são disponibilizados por universidades, empresas e instituições que querem contribuir com a qualificação e a formação acadêmica de profissionais e estudantes para o mercado de trabalho.

Também é possível fazer cursos do tipo tecnólogo em universidades públicas. O processo seletivo é o mesmo utilizado em outras modalidades — em geral, feito pelo Sistema Único de Seleção (Sisu).

Cursos profissionalizantes EAD

A educação digital tem se tornado cada vez mais acessível. Além disso, ela é uma alternativa muito interessante para quem tem o intuito de se qualificar, mas não tem muito tempo disponível ou não quer gastar tempo e dinheiro com deslocamento.

Também não há gastos com material didático, e você pode estudar no seu ritmo, sem precisar sair de casa. Em geral, os certificados de participação são disponibilizados digitalmente, em formato PDF. Eles podem ser salvos e impressos.

Pensando nisso, muitas plataformas EAD surgiram e oferecem cursos profissionalizantes — tanto gratuitos quanto pagos. Antes de escolher em qual estudar, é interessante analisar a qualidade da instituição e do curso.

Cursos profissionalizantes Senai

O Senai foi criado em 1942 e é o maior conjunto privado de educação profissional da América Latina. Em geral, disponibiliza cursos na área da indústria.

A instituição está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros. São oferecidos cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica. Sua formação é reconhecida internacionalmente e prepara profissionais altamente qualificados.

Não é à toa que a instituição é muito conhecida quando o assunto é educação profissional. Entre os cursos profissionalizantes mais buscados no Senai, estão:

Onde estudar?

Além do Senai, várias outras instituições de ensino disponibilizam cursos profissionalizantes. Você pode pesquisar se a sua cidade possui escolas de formação técnica, por exemplo. Já os cursos livres são mais comuns na modalidade EAD.

Entre as plataformas de ensino disponíveis para fazer cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, estão:

  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Veduca;
  • e-Aulas USP;
  • Sebrae;
  • Coursera;
  • Prime Cursos;
  • Rock University.

Agora que você sabe mais sobre os cursos profissionalizantes, não deixe de buscar instituições de ensino de qualidade. Isso é importante, pois o nome do local no seu currículo pode ter um peso relevante no momento de conseguir um emprego.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura. Saiba o que é teste vocacional e como ele pode ajudar a escolher uma profissão!

Orientu

Postagens recentes

Agroquímica: tudo sobre o curso e o mercado!

Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…

% dias atrás

5 benefícios de ter um site para diferentes áreas de negócio

A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…

% dias atrás

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…

% dias atrás

Segurança privada: veja tudo sobre o curso e o mercado!

O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…

% dias atrás

Jogos Digitais: tudo sobre o curso e o mercado!

Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…

% dias atrás

Processos gerenciais: tudo sobre o curso e o mercado!

Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…

% dias atrás