Certamente, você já ouviu que Marketing é a alma de qualquer negócio e que, sem ele, é difícil crescer (e aparecer) dentro do mercado, não é mesmo? Mas você já parou para pensar por que as pessoas falam isso e como essa ideia parece ser uma unanimidade?
É ao refletir e pesquisar sobre o assunto que muitos jovens prestes a fazer vestibular acabam descobrindo detalhes sobre a área e o quanto ela é relevante em qualquer setor comercial, de entretenimento, varejista ou mesmo industrial.
Por essa razão, preparamos um artigo especial sobre o ramo, explorando não só como é a graduação em Marketing, mas também destrinchando curiosidades sobre o exercício da profissão. Confira agora mesmo!
Marketing é o ramo responsável pela pesquisa, planejamento, criação, desenvolvimento e monitoramento de marcas (de pessoas físicas e jurídicas) e produtos/serviços. Não é para menos que é cada vez mais difícil encontrar uma empresa que não tenha, pelo menos, um profissional da área atuando internamente em departamento próprio ou ligado ao setor de Administração.
Basta ter em mente que o Marketing está diretamente envolvido com:
Ou seja, é um segmento vital, especialmente na atualidade, com a diversidade de organizações que concorrem entre si pelo mesmo cliente, o crescimento do comércio online e a entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro.
O curso de Marketing é ofertado como tecnológico. Ou seja, ele trabalha os conceitos da área (como processos criativos, métricas de desempenho, gestão de mídias e meios digitais, planejamento estratégico de vendas etc.) de forma alinhada às demandas organizacionais.
Por isso, a graduação tem duração média de quatro semestres e uma grade curricular mais segmentada, com matérias que exploram a atuação profissional no ramo e as tendências de mercado. Algumas das disciplinas que você verá ao longo dessa formação são:
É importante comentar que a grande maioria das instituições de ensino que tem esse curso não cobram estágios supervisionados ou profissionalizantes no plano pedagógico. No entanto, nada impede que você realize um ou mesmo mais, certo?
Ao contrário, participar de um processo seletivo e ser contratado por uma empresa é extremamente benéfico para ganhar experiência, valorizar o currículo e ajudá-lo a identificar uma atividade profissional na qual você pode futuramente se especializar.
Ao fazer uma graduação em Marketing, você estuda, entre outras coisas, o Marketing Digital, que é voltado para o desenvolvimento de estratégias do negócio para criar, solidificar e aumentar a presença dele no meio online.
No entanto, como esse é um segmento em constante expansão e que requer ações bem distintas do meio offline, tornou-se necessário uma formação à parte para abarcar e principalmente promover a correta qualificação dos profissionais que vão atuar nessa área.
Por isso, ao pesquisar por cursos de Marketing, você encontrará não só aquele que citamos há pouco, mas também a opção de Marketing Digital. Ele também dura dois anos e é do tipo tecnológico. A diferença está, de fato, na proposta da matriz curricular, que aprofunda o conhecimento sobre mídias sociais, técnicas de SEO para desempenho de sites, lojas virtuais, métricas de performance e ranqueamento e campanhas online.
De acordo com o Simulador Sisu, que é um programa disponibilizado pelo Ministério da Educação com os dados das vagas disputadas pela ampla concorrência e pelas cotas no Enem, na edição de 2019.1, apenas 3 instituições públicas ofereceram a graduação em Marketing. São elas:
Portanto, ao pesquisar sobre o curso, tenha em mente que será mais fácil encontrá-lo em faculdades privadas, como:
Após concluir a graduação, você tem a possibilidade de fazer uma pós-graduação em Marketing (como uma especialização ou um MBA). Isso porque, dentro da área, não faltam segmentos nos quais você pode aprofundar seu conhecimento, estudar a respeito das técnicas de inteligência de mercado, atualizar noções de gestão e administração e desenvolver habilidades estratégicas. Abaixo, há alguns exemplos:
O mercado de trabalho para o profissional da área é, sem dúvidas, um dos mais amplos que existe. Isso porque, como mencionamos no primeiro tópico, qualquer empresa, independentemente do porte e do setor, precisa investir em Marketing para crescer o negócio e solidificar a própria marca.
É por isso que você encontra inúmeras organizações com departamentos internos de Marketing, como agências de turismo, parques de entretenimento, escolas, fábricas automotivas, redes de hotelaria, lojas de roupas e acessórios, faculdades, instituições bancárias, redes de fast food, escritórios de advocacia etc. No entanto, não acaba aí.
Afinal, há profissionais que escolhem atuar em agências de Marketing e Publicidade e aqueles que têm uma carreira autônoma, prestando consultoria para clientes físicos (como influenciadores e personalidades da mídia) e jurídicos (como microempresas).
Como apontam os dados do portal Salário, um analista de marketing recebe mensalmente cerca de R$ 3.775,48 e trabalha, em média, 43 horas por semana. No entanto, há regiões do país onde o profissional da área tem uma faixa salarial mais elevada, como acontece em São Paulo (R$ 4.411,06) e no Distrito Federal (R$ 4.909,76).
Ao longo do artigo, você que o Marketing desempenha um papel essencial em, praticamente, todo e qualquer negócio existente no mercado, o que faz dessa área profissional uma das mais versáteis e desafiadoras. Por isso, ao decidir seguir essa profissão, invista em uma formação continuada para garantir melhores oportunidades e ter mais chances de destaque na carreira!
Gostou de saber sobre o Marketing? Então não deixe de conhecer mais a respeito de outras áreas afins, como a Logística e a Gestão Financeira!
Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…
A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…
O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…
O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…
Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…
Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…