Você é uma pessoa comunicativa e curiosa? Está em busca de uma profissão dinâmica, repleta de desafios e muitos insights criativos? Então o curso de Publicidade e Propaganda pode ser uma ótima escolha!
E para ajudá-lo a conhecer mais sobre esse campo de trabalho, preparamos esse guia com informações sobre o curso, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para publicitários. Preparado para explorar as possibilidades que a carreira de Publicidade e Propaganda pode trazer para o seu futuro profissional? Continue a leitura e saiba mais!
Por trás de uma boa fotografia em um anúncio ou de uma frase de efeito, existe todo um universo que vai muito além da criação. E, quando falamos em Publicidade e Propaganda, na verdade nos referimos à união de dois universos dentro da comunicação.
De modo geral, a Publicidade está ligada à divulgação de um produto, de um serviço ou de uma marca. Por meio da utilização de ferramentas criativas, ela apresenta esses itens de forma diferenciada, buscando a aceitação e um relacionamento entre consumidor e empresa.
Por outro lado, a Propaganda está mais relacionada ao processo de vendas em si, motivando uma ação de consumo junto a determinado público.
Na prática, esses conceitos andam tão juntos que o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) chega a considerar os dois termos como sinônimos. E no dia a dia das agências e departamentos de comunicação é realmente difícil separar as atribuições de cada um.
Agora que você já conhece o que é Publicidade e Propaganda, vamos falar um pouco sobre o curso de graduação e as possibilidades de conhecimento que ele pode oferecer!
O bacharelado em Publicidade e Propaganda faz parte do rol de cursos de Comunicação Social, que engloba também as formações em Jornalismo, Relações Públicas e Editoração.
Com duração média de quatro anos, essa graduação equilibra conhecimentos teóricos e práticos. Dessa forma, os alunos podem conhecer de forma aprofundada tanto os conceitos que norteiam a profissão quanto o cotidiano nas empresas do segmento.
A seguir, você vai poder conferir um pouco mais sobre as disciplinas que compõem a grade curricular do curso. Vamos lá?
Ainda que o seu teste vocacional tenha apontado somente para a carreira publicitária, em algumas faculdades, certas matérias mais teóricas são realizadas em conjunto com os outros cursos de comunicação. Entre elas, podemos destacar:
Ao longo dos semestres, os alunos também terão contato com outros conteúdos mais ligados às áreas de gestão e negócios, como Administração, Economia, Estatística, Marketing e Vendas.
Além disso, as disciplinas mais específicas também entram em cena desde o primeiro ano do curso. Entre elas, podemos listar:
A nota de corte de Publicidade e Propaganda nas universidades públicas varia entre a mínima de 450.46 e a máxima de 704.2, de acordo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).
No entanto, é importante observar que, para as faculdades particulares, são considerados parâmetros diferenciados. Algumas utilizam o resultado do Prouni, outras consideram os inscritos no Fies, e outras, ainda, contam com critérios próprios de seleção.
A graduação em Publicidade e Propaganda é disponibilizada por diferentes instituições de ensino superior do Brasil, tanto públicas quanto particulares. Por isso, na hora de decidir quais são as melhores faculdades, é importante levar em consideração os seguintes requisitos:
Para quem optou por uma faculdade particular, é interessante pesquisar também os valores das mensalidades e a possibilidade de descontos, financiamentos estudantis ou bolsas de estudo.
Uma boa notícia para quem escolheu a carreira publicitária é que a profissão oferece aos profissionais uma ampla gama de possibilidades de atuação. A seguir, você vai conhecer algumas dessa opções. Acompanhe!
No mais conhecido local de trabalho no ramo da Publicidade, existem oportunidades em diferentes departamentos. São eles:
Em companhias de pequeno, médio ou grande porte, independentemente do segmento de mercado, os publicitários podem atuar em departamentos de marketing e comunicação. Ali, eles poderão atuar em parceria com jornalistas e profissionais da área de relações públicas, cuidando da imagem da empresa e intermediando o relacionamento com as agências.
Essa categoria engloba canais de televisão, estações de rádio, cinemas, jornais, revistas, entre outros meios. Aqui, o publicitário especializado na área de mídia será responsável pela negociação de espaços publicitários para que os anunciantes divulguem seus produtos e serviços.
Gráficas, estúdios de fotografia e de música, bem como produtoras de áudio e vídeo também são locais de trabalho bastante atrativos para os profissionais de Publicidade e Propaganda. Nessas empresas, é possível reunir a atividade criativa com o conhecimento técnico para operação dos equipamentos, enriquecendo o currículo dos publicitários.
As organizações não governamentais (ONGs), o setor público e as consultorias também oferecem boas oportunidades de atuação aos publicitários. Porém, em um mundo cada vez mais conectado, muitos profissionais têm apostado em meios menos tradicionais, optando por áreas como o e-commerce, as mídias sociais e o marketing digital.
Embora as faculdades de Publicidade e Propaganda não exijam um estágio obrigatório, ter uma experiência de trabalho antes de concluir a graduação é uma boa forma de conhecer na prática como funciona o mercado.
Aqui, uma boa dica é buscar oportunidades em agências de propaganda, empresas de comunicação visual, veículos de mídia ou se candidatar a programas de novos talentos divulgados pelas companhias de diferentes setores da economia.
Além disso, algumas faculdades contam com empresas juniores ou agências experimentais para que os alunos possam colocar os conhecimentos em prática e participar de projetos com campanhas para clientes reais.
Sendo uma área com tantas possibilidades de atuação, a carreira de Publicidade e Propaganda apresenta remunerações bastante diferenciadas. Tudo vai depender de qual é o cargo ocupado, o tempo de experiência e o tipo de empresa.
E aí, se identificou com a profissão e acha que Publicidade e Propaganda pode ser o curso ideal para você? Se ainda estiver com dúvida se é realmente esse o curso ideal, você pode conhecer a nossa trilha de orientação profissional e tornar essa escolha mais fácil!
Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…
A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…
O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…
O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…
Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…
Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…