O planejamento estratégico é indispensável para desenvolver uma visão de médio e de longo prazo e, dessa forma, conquistar os objetivos propostos. Embora pareça apenas mais uma daquelas tarefas que ficam apenas na teoria, pode ter certeza de que o planejamento é o que permite ter uma boa organização, tornar os processos mais produtivos e, assim, conquistar diferenciais competitivos.
Você ficou curioso e quer entender mais sobre o que é planejamento estratégico e quais são as dicas para criar um? Então continue acompanhando e aproveite a leitura!
Antes de pensarmos sobre o conceito de planejamento estratégico, é preciso estar ciente da definição do termo “planejamento” em si. Bom, planejar é nada mais que elaborar um plano para atingir determinado objetivo.
Mas e a estratégia? Essa seria como uma verdadeira arte de explorar as condições mais favoráveis para também conquistar um objetivo.
Vamos agora à definição de planejamento estratégico? Estamos falando de todo o processo de elaboração e de execução de uma estratégia para atingir objetivos desejados, desde a definição das metas até mobilizações, tomadas de decisão e ações efetivas para alcançar o que foi combinado, sempre com foco no sucesso que se pretende conquistar.
O planejamento entra com a metodologia. Já a estratégia, essa surge com a parte criativa, tanto de análise quanto de decisão.
Veja, a seguir, os passos relevantes para fazer um planejamento estratégico!
Seja micro ou grande empresa, é necessário, antes de qualquer coisa, saber onde se deseja chegar com o negócio:
Seja qual for a meta, ela precisa refletir sobre os resultados que deve atingir para que o sonho da empresa saia do papel e se concretize.
Para que o planejamento ocupe uma posição estratégica, é fundamental fazer um diagnóstico tanto interno quanto externo do negócio. Uma boa metodologia é a análise SWOT, uma das mais usadas pelas empresas para avaliar ambientes e conseguir insights relevantes sobre a organização.
Esse termo vem do inglês e pode ser usado para identificar as fraquezas (weakness) e os pontos fortes (strengths) do negócio, compondo, desse modo, a análise do ambiente interno. E, claro, para completar o diagnóstico, é fundamental identificar as possíveis oportunidades (opportunities), além de evitar ameaças (threats) que podem prejudicar o crescimento da empresa.
É essencial saber quais são as principais diretrizes de uma empresa: visão, missão e valores.
É claro que não adianta muito criar estratégias que não vão interagir e se relacionar com a audiência. Portanto, a criação das buyers personas da empresa é fundamental para que a comunicação seja realmente acertada. Lembrando que quando se fala em personas, fala-se sobre o perfil de cliente ideal para a empresa.
Definição de metas e de objetivos quer dizer, basicamente, o que a empresa deseja alcançar, quando e onde pretende chegar. É preciso saber identificar cada objetivo e o público-alvo de cada ação.
Esse é o momento de materializar os objetivos e as metas. Para assegurar que eles sejam concretizados, é importante definir os caminhos que serão percorridos para chegar aonde se deseja.
Com as estratégias em jogo e o plano montado, é necessário sempre avaliar e monitor os resultados conquistados. Por isso, é imprescindível que a meta seja facilmente mensurável. Isso permite identificar o que realmente está dando certo e o que está dando errado, permitindo otimizações e ajustes para evitar prejuízos.
Veja, a seguir, dois modelos de planejamento estratégico. Antes de tudo, é importante saber que nenhum plano é estático. É um documento que vai — e que precisa — sofrer modificações. Por isso, os gestores devem ser dinâmicos e mudar sempre que necessário para ver o que está de acordo com o negócio e aplicar o que for melhor.
Esse é um modelo bastante simples e ideal para estruturar as atividades do planejamento sem ter que descrevê-las demais.
Objetivo
Aumentar o faturamento em 30% até 2024.
Diagnóstico
O crescimento do negócio está bem lento.
Estratégias
Ações
Esse é um bom modelo para aqueles que preferem definir o planejamento estratégico a partir de perguntas, como:
É possível, ainda, fazer uma pesquisa de mercado. O importante é que, no final, seja gerado um documento semelhante a este abaixo.
Cenário
Pontos fortes
Limitação
Ameaça externa
Oportunidade
Objetivo
Estratégias
Programa de ação
O planejamento estratégico empresarial trata-se de uma ferramenta de gestão extremamente poderosa. Afinal de contas, é uma metodologia usada para estipular metas, mobilizar ações, levantar recursos e contribuir para uma tomada de decisão muito mais acertada, a fim de alcançar objetivos que sejam benéficos para a companhia, contribuindo para que ela seja bem-sucedida.
Desse modo, é muito importante que as empresas de todos os segmentos e portes se mobilizem e invistam energia e tempo para criar um plano que seja preciso e que esteja em conformidade com os objetivos que se deseja atingir, em curto, médio e longo prazo.
Fazer um planejamento estratégico passa a ser imprescindível, primeiramente, para ter uma visão clara e completa da corporação, de seus objetivos e de sua identidade.
Quando se coloca tudo no papel e faz o planejamento correto de tudo aquilo que se deseja alcançar daqui a 5 anos, 10 anos ou 15 anos, torna-se mais fácil traçar ações mais certeiras.
Do mesmo modo, o planejamento também acaba antecipando os riscos na tomada de decisões da empresa.
Bom, como você pôde ver, o planejamento estratégico é muito importante, afinal, tentar gerenciar um negócio sem estratégia é um grande atalho para o fracasso.
Sem dúvida alguma, esse instrumento garante ao profissional insumos para acompanhar um crescimento sustentável e saudável para as empresas!
Se o tema de planejamento estratégico despertou o seu interesse, fique por aqui e aprenda conosco o que é um plano de carreira e como montar o seu!
Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…
A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…
O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…
O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…
Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…
Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…