Categorias: Profissões

Quais as melhores certificações para trabalhar em banco?

Para desempenhar um bom papel dentro de uma instituição financeira, principalmente quando falamos de bancos e corretoras de valores, é necessário deter conhecimentos validados por meio de certificações financeiras.

Porém, dentro do mercado financeiro existe uma série de selos que capacitam profissionais de diferentes ramos, o que gera confusão ao analisar qual a melhor para cada área.

Para sanar essa dúvida e entender quais são as melhores certificações para trabalhar em banco, confira o artigo que preparamos para você.

Qual a importância das certificações financeiras?

Antes de entrarmos nas principais certificações para trabalhar em banco, um ponto necessário de se compreender é a importância que os certificados têm para este ramo.

Este se dá a medida em que, por meio das certificações, o profissional consegue comprovar que está capacitado para atuar de forma correta no mercado financeiro.

Além disso, vale pontuar que existe uma série de cargos e funções as quais somente é possível desempenhar detendo um selo específico. Afinal, os certificados mostram que o profissional possui determinado nível de conhecimento necessário para o cargo em questão.

Somado a isso temos dois outros pontos que são permitidos por meio dos certificados: maior credibilidade e confiança no trabalho desempenhado pelo profissional.

Trazendo um pouco agora para o nosso tema, existem quatro principais instituições que oferecem certificados para o ramo bancário, que são:

  1. ANEPS (Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País);
  2. ANBIMA (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais);
  3. ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); e
  4. FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Cada uma delas oferece selos próprios e distintos, mas que são diferenciais para quem deseja fazer parte desse ramo.

Quais as recomendações de certificações para trabalhar em banco?

Assim como para outros ramos do mercado financeiro, profissionais que desejam trabalhar em bancos comerciais podem conquistar um diferencial em seu currículo por meio das certificações financeiras.

É devido aos selos que o profissional possui que ele consegue trabalhar em bancos maiores e em cargos melhores, fazendo com que, consequentemente, ele receba salários melhores.

É válido lembrar que existe uma alta concorrência em bancos, o que torna ainda mais interessante, e importante, possuir uma certificação que comprove sua habilidades. Por isso, confira abaixo mais sobre cada uma das principais certificações e como conquistá-las:

Certificação ANEPS

A ANEPS é a entidade que aplica o exame de Certificação Profissional para Correspondentes bancários em todo o Brasil.

Esse certificado tem como intenção regularizar o trabalho desses profissionais, mas é voltada principalmente para quem trabalha com modalidade de crédito.

Assim, temos como principais opções as seguintes:

  • Crédito Agrícola;
  • Crédito Imobiliário;
  • CDC e Veículo;
  • Crédito Consignado;
  • Microcrédito; e
  • Crédito Completo, que inclui todos os anteriores.

O exame de certificação dura cerca de uma hora e meia e é aplicada de forma online. Além disso, conta com 40 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar 70% para ser aprovado, ou seja, 28 questões.

Certificações ANBIMA

Os selos disponibilizados pela ANBIMA para bancos são quatro ao todo:

  • CPA-10;
  • CPA-20;
  • CEA; e
  • CGA.

A Certificação ANBIMA Série 10 é uma das mais comuns, e capacita o profissional a distribuir produtos de investimento para o mercado de varejo, além de ser obrigatória para assistentes e gerentes em grande parte dos bancos

Normalmente o profissional certificado pela CPA-10 trabalha em bancos que vendem Fundos de Investimentos, CDB, COE ou Previdência Privada, por exemplo.

Aqui, o candidato precisa passar por um exame com duas horas de extensão e cerca de 50 questões, das quais ele precisa acertar 35 para ser aprovado.

Já a CPA-20, pode ser entendida como um passo além da anterior, atestando um nível de conhecimento maior. A principal diferença entre ambas é que o profissional se torna capaz de distribuir produtos de investimento de maior renda.

Ao todo, o exame para essa certificação possui 60 questões que o candidato deve acertar cerca de 42, e o candidato possui um período de duas horas e meia para realização.

A CEA, Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, funciona como uma forma de demonstrar que o profissional é um especialista. De tal forma, ele consegue desempenhar todas as funções capacitadas pela CPA-10 e 20.

O exame deste selo, por sua vez, possui cerca de 70 questões e uma duração de três horas e meia, e para que o profissional seja aprovado, é necessário acertar 70% do exame, total de 49 questões.

Por fim, temos também a CGA, outra possibilidade dentre as certificações para trabalhar em banco. Ela capacita profissionais a atuarem como Gestores de Investimentos, ou seja, aqueles que tomam decisões sobre o investimento e o destino de recursos de clientes.

Para ser certificado, o candidato deve acertar 70% do exame composto por 45 questões, chegando ao total de 32 acertos, e duas horas e meia de duração.

Certificações ABECIP

Na ABECIP, existem três possíveis selos os quais o profissional pode buscar, que são a CA 300, CA 400 e a CA 600.

Todos eles são voltadas para o ramo de Financiamentos Imobiliários, sendo necessário, também, possuir alguns deles para atuar nessa área em um banco.

Muitos profissionais optam por tirar a certificação de série 600, uma vez que é a certificação de nível mais avançado e, muitas vezes, a mais exigida para bancários, dando ao profissional mais destaque no mercado.

As especificações de cada um dos exames é a seguinte: CA-300 possui 30 questões e um mínimo de 60% de acertos para aprovação, ou seja, 18 respostas corretas, tendo uma hora e meia para realizá-lo.

Já na 400 o candidato possui duas horas para realizar 40 questões com um mínimo de 60% de acerto também, totalizando 24 acertos.

Por fim, a CA série 600 possui 50 questões, duas horas para realização e mínimo de 70% de acertos, o que aumenta a taxa para 35 questões mínimas.

Certificações FEBRABAN

Por fim, a FEBRABAN é uma outra empresa que oferece certificados para o setor bancário. Essas certificações também são importantes para profissionais que desejam entrar no ramo de correspondente de crédito.

A principal diferença em comparação aos demais é que esse selo não é global como a ANEPS, o que o torna mais específico.

Assim, o candidato pode buscar pela FBB100, de Correspondente Completo, ou a FBB110, que é voltada para Crédito consignado e Crédito Direto ao Consumidor.

A principal diferença entre ambas é que a primeira oferece também a possibilidade de trabalhar com Financiamento de Veículos.

Na FBB100, o candidato possui duas horas para realizar a prova com 50 questões. Para ser aprovado, ele deve acertar minimamente 35 questões.

Por outro lado, na 110 o número de questões é 30, sendo necessário acertar 21 delas em uma hora de realização.

Para realizar esse, e demais exames, com tranquilidade, recomenda-se que o candidato realize cursos preparatórios, a fim de estar completamente apto para sua execução.

Orientu

Postagens recentes

Agroquímica: tudo sobre o curso e o mercado!

Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…

% dias atrás

5 benefícios de ter um site para diferentes áreas de negócio

A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…

% dias atrás

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…

% dias atrás

Segurança privada: veja tudo sobre o curso e o mercado!

O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…

% dias atrás

Jogos Digitais: tudo sobre o curso e o mercado!

Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…

% dias atrás

Processos gerenciais: tudo sobre o curso e o mercado!

Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…

% dias atrás