Categorias: Profissões

O que faz um sociólogo? Saiba tudo sobre a profissão!

Você é uma pessoa que adora ficar analisando a sociedade? Seria interessante para você pesquisar as características que estruturam uma organização cultural? Se sim, saiba que a carreira de sociólogo seria ideal para você.

As ciências humanas vêm ganhando cada dia mais visibilidade na sociedade e no mercado. Essa é uma área fundamental para diferentes setores da economia, mercadológicos, administrativos, entre outros. Embora a importância dessas áreas de atuação seja imensa, existem algumas que ainda não são tão conhecidas, como é o caso dos sociólogos.

Quem gosta de estudar, de pessoas, de emitir análises e de coletar dados, a Sociologia pode entrar na lista dos cursos mais preferidos. Lembrando que a proposta dessa profissão é fazer um acompanhamento completo do desenvolvimento social e analisar os impactos que ele causa.

Essas informações acenderam uma luz na sua cabeça com o desejo de saber mais? Então, continue conosco, que vamos contar tudo sobre essa profissão! Boa leitura!

O que é sociologia?

Podemos resumir afirmando ser a ciência que estuda a sociedade. Com a ajuda da psicologia, economia, antropologia e ciência política, a sociologia busca entender, de forma estritamente científica, a forma como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e se pode intervir nesse desenvolvimento.

Desse modo, várias outras áreas do conhecimento acabam usando dos conhecimentos sociológicos para a promoção de ações que realmente estejam relacionadas à intervenção nas sociedades.

Então a sociologia estuda a maneira como a humanidade tem se organizado em sociedade, os seus costumes, hábitos e de que forma se relaciona entre si. É, portanto, uma ciência que busca explicar fenômenos sociais nos campos da religião, cultura, economia, ciência, das artes etc.

Vale destacar que alguns dos grandes sociólogos brasileiros foram Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.

O sociólogo é o profissional que estuda as características de grupos sociais, econômicos, políticos ou culturais. É ele quem faz a análise das suas particularidades e estruturas e, ainda, observa como as pessoas se relacionam entre si e com todo o grupo.

Esse é um profissional que tem uma visão extremamente ampla dos processos sociais e do mundo. A formação do sociólogo é voltada para a prática de pesquisa, sempre envolvendo o domínio total de técnicas de levantamento, interpretação e análise de dados.

Lembrando que tal visão ampla sobre a sociedade e os conflitos permitem que o campo de atuação do sociólogo seja muito diversificado. Enfim, esse profissional é muito importante para a sociedade, pois ele tem a função de analisar a realidade social por meio de pesquisas e levantamento de dados.

O sociólogo produz informações e diagnósticos que são muito úteis para ações práticas de empresas privadas ou de órgãos do governo, por exemplo.

Após formado, esse profissional pode atuar em diversos setores. Veja, a seguir, quais são as principais áreas de atuação do sociólogo!

Pesquisa científica

O sociólogo pode ser pesquisador, realizando pesquisas no meio acadêmico, em empresas privadas, públicas e institutos de pesquisas, por exemplo. Os principais campos que o profissional segue são os seguintes:

  • sociologia — análise e investigação da dinâmica da sociedade contemporânea, baseando-se em processos históricos;
  • antropologia — estudo das várias e distintas culturas do homem;
  • ciência política — observação e compreensão do comportamento político no momento, de sistemas políticos e, também, das políticas públicas para os variados setores da sociedade.

Educação

O profissional também pode seguir a carreira acadêmica e lecionar em instituições de ensino básico, médio ou superior. O mais comum, hoje em dia, é ser professor de Sociologia na educação básica e média e, no ensino superior, lecionar para o curso de Ciências Sociais, por exemplo.

Consultoria

Essa é a área de atuação que tem o objetivo de fornecer estudos sobre perfis de público e relações sociais. Além disso, também pode ser solicitado pelas empresas que desejam abrir filiais em locais onde não há noção alguma sobre costumes, hábitos e modo de vida das pessoas que residem ali.

Projetos

O profissional também pode elaborar propostas (para o planejamento urbano e para figuras políticas colocarem em prática, por exemplo), defender ações de setores públicos e privados, apoiar projetos sociais e assessorar campanhas de partidos políticos (realizando um estudo das políticas públicas e de seus benefícios e auxiliando na elaboração das propostas).

Audiovisual

O profissional da sociologia é convidado para contribuir na criação de roteiros de documentários a respeito da realidade social de religiões. Essa é uma área em constante crescimento aqui no país, devido a leis audiovisuais que acabam obrigando as emissoras por assinatura a mostrarem conteúdo nacional na sua programação.

Cursos de Sociologia

Para se tornar um sociólogo, há duas possibilidades de formação acadêmica: as Ciências Sociais e a Sociologia. O curso de Ciências Sociais é bem amplo, já que pode ser tanto bacharelado quanto licenciatura, permitindo que o profissional atue em mais áreas.

Já o curso de Sociologia é conhecido como uma licenciatura, dando uma base maior de atuação para o sociólogo na área acadêmica, sobretudo para lecionar. Ainda assim, vale destacar que ambos os cursos têm duração de 4 anos.

Onde estudar Sociologia?

No Brasil, são muitas as instituições de ensino privadas e públicas que ofertam cursos superiores nessa área. Vale lembrar que o primeiro e mais importante passo na busca pelo curso ideal é analisar se a faculdade tem o credenciamento do MEC (Ministério da Educação) para ofertar a graduação.

Resolvemos já fazer uma parte da pesquisa para ajudar você. Então, selecionamos as faculdades bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC, que contam com cursos de Ciências Sociais ou Sociologia. Confira:

  • UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos);
  • ANHANGUERA (Centro Educacional Anhanguera);
  • UnB (Universidade de Brasília);
  • UNAMA (Universidade da Amazônia);
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  • IESF (Instituto de Ensino Superior Franciscano);
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é bastante amplo, disponibilizando vagas nos mais variados segmentos. É possível buscar oportunidades para produzir diagnósticos e informações para órgãos do governo, por exemplo.

Nesse caso, o trabalho vai servir como base para ações práticas e, também, para melhoria do currículo.

Caso você opte pelo curso de Sociologia com formação em licenciatura, vai poder lecionar em colégios, centros de ensino, faculdades e universidades. Há disciplinas específicas na grade curricular da faculdade de Ciências Sociais ou Sociologia.

Além disso, na área de ciências políticas, vale destacar que o mercado também se encontra aquecido. No poder público, há uma demanda muito grande desse profissional em programas do poder executivo, assim como para colaborar com os projetos do legislativo e com congressistas.

Quais são as habilidades e competências desse profissional?

O que se espera desse profissional é que ele tenha as seguintes habilidades e competências:

  • ter apreço pelo estudo e pela leitura;
  • refletir sobre a sociedade;
  • dominar bem a língua falada e escrita;
  • ser questionador;
  • ter compreensão da relação da sociedade com o mundo;
  • ter senso crítico para fazer uma ótima análise dos fatos dos pontos de vista social, histórico e cultural.

Os profissionais que optarem pela docência precisam ter atenção à formação da capacidade crítica e analítica dos jovens e saber lidar com os desafios rotineiros da profissão de professor.

Como você pôde ver, seguir a profissão de sociólogo é uma excelente oportunidade para aqueles que se interessam por tudo que está relacionado aos seres humanos e seus comportamentos em sociedade. Então, se você gosta de ler, observar e pesquisar sobre o assunto, saiba que é um ótimo candidato para essa graduação.

Gostou de saber mais sobre a profissão de sociólogo? Aproveite a visita ao nosso blog e leia o texto “Sociologia: saiba tudo sobre o curso!“, para obter ainda mais informações sobre a área!

Orientu

Postagens recentes

Agroquímica: tudo sobre o curso e o mercado!

Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…

% dias atrás

5 benefícios de ter um site para diferentes áreas de negócio

A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…

% dias atrás

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…

% dias atrás

Segurança privada: veja tudo sobre o curso e o mercado!

O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…

% dias atrás

Jogos Digitais: tudo sobre o curso e o mercado!

Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…

% dias atrás

Processos gerenciais: tudo sobre o curso e o mercado!

Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…

% dias atrás