A administração e o marketing andam sempre juntos, por mais que isto não seja tão dito abertamente por aí.

Extensivo 2023

Afinal, ambos têm o foco de gerar prosperidade para um negócio através da boa relação entre clientes, a empresa e seus produtos ou serviços.

Sendo assim, a importância do marketing é gigante para a administração e vice-versa. Vamos entender um pouco mais sobre esta relação e como sua empresa pode aplicar estratégias de marketing que auxiliam os processos de administração.

áreas da administração

Objetivos da Administração

A administração tem como seu foco principal gerar sustentabilidade para um negócio. Para isso, existem 4 grandes áreas que um administrador pode se especializar para extrair o máximo de resultados em cada uma delas:

Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing.

Os recursos humanos servem para estabelecer uma equipe e criar um ambiente saudável e próspero, com uma equipe que possua uma boa relação e esteja capacitada.

A área das finanças é a administração dos recursos – saber que ações tomar para garantir que a empresa esteja dando lucro, garantindo que ela exista pelos próximos (insira o intervalo que quiser).

A produção requer conhecimentos de logística, mas também de compreensão de mercado. Você precisa conhecer a si próprio no sentido em que precisa conhecer sua capacidade de estoque e aquisição, mas também ter uma boa compreensão de mercado para visualizar a demanda do produto. Então, realizar uma análise para saber como proceder perante a produção de determinado produto.

Finalmente, o marketing é o estudo dos valores dos produtos e da relação entre empresa, produto e consumidor. As práticas de marketing devem produzir resultados positivos na relação entre público e marca para que os produtos valorizem, e este valor seja refletido em preços, aumentando a lucratividade da marca.

Apenas por ler a definição de marketing já podemos muito bem associá-la ao conceito de administração em si.

Mas a importância do marketing para a administração vai mais além. Afinal, o próprio marketing tem valor enorme para os recursos humanos, finanças e produção.

Como o marketing afeta os recursos humanos?

Um dos principais fatores para que uma empresa tenha sucesso é o “marketing interno” que a marca faz dentro de si.

Se os empregados perceberem o valor que a marca possui tanto para a sociedade quanto para eles mesmos, eles se sentem motivados a continuar, a executar suas funções e tendem a lidar melhor entre si.

Assim, o ambiente é altamente impactado pela imagem da empresa.

Como o marketing afeta a produção?

O marketing trabalha essencialmente com valores e incentivos. Logicamente, o marketing tem altíssimo potencial de crescer a demanda de qualquer produto, aumentando também a necessidade de maior produção.

Além disso, o marketing trabalha com o estudo de nichos e o estudo minucioso do perfil do comprador. Dessa maneira, o profissional de marketing, mais do que qualquer outro, deve usar métricas e sua capacidade analítica para chegar a conclusões sólidas sobre a demanda de um produto, conhecimento altissimamente importante para a produção.

Como o marketing afeta as finanças?

Não existe campanha de marketing que não vise o lucro, a curto ou longo prazo. Esta é uma afirmação até óbvia, mas que demonstra a total relação entre estes dois conceitos.

O marketing trabalha diretamente com a geração de valor para um produto, o que impacta no seu preço.

Afinal, o preço de um produto é totalmente variável a partir dos conceitos de produção (oferta e demanda), mas também pelo valor atribuído pelo público comprador.

É o caso de uma guitarra, novinha em folha, que pode custar R$3.000,00, mas se um músico famoso a utilizar em um show, ela passará a valer o dobro, mesmo tendo sido usada. Se ele a autografar então…

Assim como no exemplo, pequenas ações de marketing impactam muito no valor dos produtos, que consequentemente afetam os preços e a lucratividade da empresa.

Quais ações de marketing mais impactam em uma empresa?

Algumas ações precisam ser praticadas em ordem cronológica, e a primeira delas é a definição da identidade da empresa. Como ela irá se portar perante os clientes, aos seus funcionários e ao mundo. Será uma marca que luta pelo meio ambiente, oferece excelência, gera humor etc.

Depois vem a identidade visual para que a marca possa ser lembrada e venha a criar o seu legado. O branding e a logomarca precisam estar alinhados para que gerem resultados e o site da marca precisa levar estes valores.

Então, as estratégias da marca devem passar a cumprir objetivos específicos: captação de clientes, relacionamento, geração de venda etc.

Atualmente o maior recurso de marketing digital é o marketing de conteúdo, capaz de fidelizar público e gerar um retorno sobre o investimento a médio-longo prazo como nenhuma estratégia.  A criação de um blog para a marca e o uso das redes sociais para promover e aumentar o conteúdo são as principais estratégias disponíveis atualmente.

Relação Marketing-Administração

Com objetivos muito similares e a dimensão que o marketing digital tomou devido a expansão da internet, hoje em dia se tornar um profissional da administração e gerir sua empresa com sucesso passa por estudar as principais estratégias de marketing necessariamente.

Fique atento às novidades e continue acompanhando nosso blog para estar por dentro das estratégias e outras novidades sobre o universo desta ciência que só irá se expandir enquanto a internet também estiver crescendo.

Extensivo 2023
Você pode gostar também