A escolha de uma carreira profissional é muito importante para a vida de uma pessoa, uma vez que ela vai trabalhar com isso pelo resto da sua vida. Desse modo, é necessário escolher o que estudar, e o curso de administração pode ser uma decisão certeira. 

Conhecida por ser bastante ampla, essa graduação traz a possibilidade de atuar em diversas áreas, isso porque o profissional formado em administração é muito requisitado pelo mercado, sendo considerado um colaborador coringa para uma empresa. 

No entanto, para escolher a profissão certa, o estudante deve considerar diversas fatores para tomar essa decisão, que é tão importante para a vida profissional e sentimento de realização pessoal.

Como escolher a carreira certa?

Escolher a carreira profissional é um momento decisivo na vida de uma pessoa, uma vez que pelos próximos anos da vida, a pessoa vai estar estudando sobre essa área e, sem seguida, vai ingressar no mercado de trabalho exercendo essa profissão.

Sendo assim, para selecionar a profissão ideal, um indivíduo deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • Conhecer a si mesmo; 
  • Conversar com profissionais da área;
  • Conhecer a universidade;
  • Pedir a opinião de amigos e familiares.

Antes de tudo, para escolher a sua profissão, você deve buscar conhecer a si mesmo. Isso quer dizer que você deve pensar quais são as coisas que mais te agradam, quais são as áreas que você tem mais afinidade e o que você mais gosta de fazer.

Tudo isso vai te ajudar no momento de decidir a área que você quer seguir. Para te auxiliar ainda mais, faça testes vocacionais, eles podem te ajudar a ter uma noção. Mas atente-se, pois nem sempre os testes acertam, por isso, não siga ele com tanta veemência.

Para ajudar, verifique também a grade curricular da graduação e veja as matérias que o curso oferece e certifique-se de que você se identifica com a maioria delas.

Se você não se interessar por boa parte, pode ser um sinal de alerta para que essa não seja a área correta para você.

Depois de escolher uma área, peça a opinião de pessoas da área para tirar as suas dúvidas, saber melhor sobre o curso e ter a opinião de alguém do ramo. Isso te ajudará a confirmar se o curso é realmente aquele que você deseja se formar.

O próximo passo é conhecer a universidade. Veja como é sua estrutura, o corpo docente e também converse com alunos daquele campus para saber a opinião deles. Procure conhecer ao máximo para ter certeza da decisão. 

Desse modo, se você for estudar em uma escola particular integral, visite o local e conheça as dependências do prédio, procure sobre os docentes, a grade curricular e toda a organização da escola antes de se matricular.

Por fim, converse com amigos e familiares sobre as suas dúvidas ou sua decisão, eles podem te ajudar, já que te conhecem e podem opinar se você está indo para uma área que tenha relação com você ou não.

Depois de todas essas etapas, junte esses dados e pense sobre as suas opções e quais tem relação com você e vão trazer mais satisfação na carreira profissional e pessoal. 

Como é o curso de administração?

O curso de administração tem uma duração média de 4 anos e prepara o profissional para atuar em diversos segmentos da área administrativa, podendo ser em empresas, ONGs, multinacionais, pequenas empresas, dentre outras.

As aulas preparam o aluno com uma base geral para gerir um estabelecimento, por exemplo. Se a pessoa desejar atuar em alguma área específica, como marketing ou financeiro, é preciso realizar cursos de especialização para complementar a graduação.

Desse modo, um administrador pode atuar em uma empresa de reciclagem de papel, cuidando da gestão do estabelecimento.

Além disso, é possível estudar matérias que dão base para o estudante como: sociologia, teorias da administração e psicologia. No últimos dois anos, são abordados as disciplinas mais relacionadas com a área como recursos humanos, marketing e logística.

A rotina de aprendizagem consiste em aulas expositivas, estudos de casos, aplicação de provas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Para concluir os estudos, ainda é necessário realizar o estágio obrigatório, fazendo com que o aluno possa colocar em prática aquilo que aprende na sala de aula. 

Dessa forma, você pode realizar o seu estágio, por exemplo, em uma empresa de pintura residencial, assim, ao se formar, é possível contar com alguma experiência na área, que será um grande diferencial para entrar no mercado de trabalho após formado. 

Eligis - teste vocacional e profissional

Quais são as disciplinas?

Podendo haver algumas mudanças a depender de uma instituição para outra, no geral, essas são as matérias que todos os cursos terão em sua grade curricular:

1 – Logística

Essa é uma matéria que discute temas como tecnologia e inovação. Aqui, o estudante aprende a lidar com prazos e demandas que uma administração exige, além de entender como administrar o tempo para que as mercadorias cheguem e nada se atrase.

É por meio dessa disciplina que o aluno compreende um pouco sobre as rotinas práticas de uma empresa, assim, ele aprende sobre o funcionamento interno. 

Desse modo, o estudante pode ter conhecimento de sobre como são as rotinas de uma empresa de manutenção predial.

2 – Recursos Humanos

Para fazer uma boa administração, é preciso que o aluno saiba lidar com as pessoas. Afinal, uma das funções desse especialista é estar em contato com os colaboradores para que tudo seja cumprido e feito da forma certa. 

Por isso, a disciplina de Recursos Humanos está na grade curricular para que o aluno aprenda como lidar com diversas situações-problemas da rotina, tendo contato com os colaboradores de uma empresa. 

Aqui, por exemplo, o profissional aprende como conduzir reuniões em uma sala de reunião. É importante que esse especialista consiga lidar com as divergências dos funcionários para que o seu trabalho possa ser realizado da melhor forma possível. 

3 – Finanças

O profissional de administração também pode lidar com a gestão de dinheiro, por isso, o curso conta com uma disciplina só para tratar do tema. Aqui, o aluno vai aprender a lidar com números e dilemas de lógica.

Esse é um conhecimento fundamental para estabelecimentos que tem uma alta entrada e saída de dinheiro, como é o caso de empresa que aluga sala para palestra.

Sendo assim, ao final, o profissional vai estar habilitado para cuidar do departamento financeiro de qualquer empresa. 

4 – Marketing

Aqui é valorizado que o profissional saiba, além de gestão, apresentar boas ideias e convencer as pessoas, tanto para os líderes, como para os clientes. Por isso, a criatividade para essa disciplina é fundamental.

No marketing, o estudante pode pensar em novas formas de elaborar uma primeira aula de direção diferente para atrair um cliente se, em algum momento, ele trabalhar em uma autoescola. 

Apesar de existir uma faculdade só para essa área, é importante que o profissional de administração tenha conhecimento sobre o ramo para poder ajudar no seu local de trabalho. 

5 – Pesquisa de mercado 

Nessa disciplina, o profissional lida com pesquisas que sejam do interesse da empresa. 

Para que um estabelecimento comercial tenha sucesso no seu negócio, é importante conhecer o cenário do mercado da sua área, o perfil do público consumidor e os concorrentes. 

Por isso, para que uma empresa se posicione bem no mercado e saiba traçar uma boa estratégia para alcançar alguma meta desejada, é importante a realização de pesquisas. Com elas é possível traçar perfis, verificar tendências e conhecer o mercado. 

São através delas que um negócio se informa e torna-se competitivo, portanto, o estudante de administração aprende toda a parte técnica de como fazer essas pesquisas. 

6 – Psicologia

Como já dissemos, um administrador também precisa saber lidar com o público, e para contribuir com essa formação um pouco mais humanista, o estudante tem aulas de psicologia. 

Dessa forma, ele aprende de forma aprofundada sobre alguns comportamentos e consegue desenvolver melhor as suas relações no ambiente de trabalho.

Isso não quer dizer que nessa matéria o estudante vai sair por aí dando uma de psicólogo, mas ele vai aprender como aplicar conceitos fundamentais da psicologia na área de administração.

7 – Gestão de conflito

Todo o bom profissional deve saber como gerir conflitos no ambiente de trabalho, por isso, o profissional da área deve saber como fazer isso da melhor forma quando conflitos surgirem. 

Logo, essa disciplina surge para ensinar o aluno como reagir e agir nessas situações. Por estar em contato com o público é normal que situações como essas ocorram com frequência, e o aluno deve estar preparado para lidar com isso. 

Por fim, para que o aluno aproveite ao máximo os estudos, procure colocar os ensinamentos em prática e ter um ambiente de estudo adequado para se concentrar.

Existem ainda diversas outras disciplinas no decorrer do curso, mas conhecendo essas principais, você poderá ter uma noção se administração é o que você deseja estudar para alavancar sua vida profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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