Compreender mais sobre o mercado financeiro é uma excelente maneira de aproveitar as oportunidades de investimento da melhor forma e desse modo conquistar bons retornos em suas aplicações, atingindo objetivos de curto, médio e longo prazo.

Pois, nem sempre sabemos lidar corretamente com todos os aspectos que envolvem o mercado, ainda mais quando somos leigos no assunto. Inclusive, a falta de conhecimento pode resultar em muitos problemas, como investimentos ruins e perda de dinheiro.

Fora que há diversas formas de investir, com riscos próprios de cada operação, além das taxas, comissões e impostos, que podem gerar muitas dúvidas e equívocos nos investidores.

Por esse motivo, é extremamente importante realizar um curso sobre o mercado financeiro, antes de sair por aí fazendo investimentos em qualquer operação.

Diante dessa crescente demanda financeira, um colégio particular ensino médio e muitas outras escolas já começaram a investir em cursos como parte da formação das crianças e adolescentes.

No entanto, se esse não é o seu caso, o jeito mesmo é procurar um bom curso de gestão e para investimento. Portanto, acompanhe o artigo de hoje e conheça alguns motivos que te mostrarão a importância de cursar um ensino em finanças.

1 – Mais segurança na hora de investir

Um dos grandes motivos que torna a participação em um curso de finanças imprescindível é justamente pela segurança do investimento.

Principalmente, para quem deseja investir em ações na Bolsa de Valores, é preciso compreender exatamente qual aposta está sendo feita, uma vez que condutas erradas podem comprometer toda a sua gestão patrimonial.

Além do mais, importante ressaltar que muitos investimentos têm renda variável, isto é, não há garantias que você receberá o dinheiro como deseja.

Por isso, com um curso de finanças, você é capaz de compreender sobre as movimentações do mercado e saber a melhor hora de comprar ou vender. Com isso, os seus resultados podem ser melhores.

Fora que você se torna capaz de avaliar os riscos envolvidos no seu investimento. Esse ponto é muito importante para a segurança, pois dependendo das possibilidades, talvez seja mais adequado orientar a sua ação para um outro lado.

2 – Melhor aproveitamento de oportunidades

O curso de finanças te ajuda a aproveitar melhor as oportunidades, pois além da compra de ações, você pode aprender a aplicar em fundos diversos, o que ajuda na diluição dos riscos. Dependendo do momento econômico, isso pode ser a chave para o sucesso.

Quem não conhece muito bem o mercado financeiro, não saberá como prever o que potencialmente pode acontecer, perdendo várias chances.

Por exemplo, quem não apostou em ações de desenvolvimento dos sistemas de automação residencial acabou perdendo uma grande oportunidade, visto que esse é um mercado em profundo crescimento, diante da evolução tecnológica.

Sendo assim, a realização de um curso sobre o tema te ajuda a conquistar o conhecimento necessário para conseguir ter um olhar mais atento às oportunidades. 

Dessa forma, você conseguirá se diferenciar dos demais investidores e ter ótimos resultados.

3 – Facilidade na criação de estratégias

Para quem trabalha com educação financeira desde o jardim educandário, sabe muito bem que antes mesmo de ensinar a investir em ações, os conhecimentos sobre finanças colaboram com o desenvolvimento do pensamento estratégico.

Afinal de contas, é preciso saber como lidar com o lado racional e matemático, além de avaliar outras situações que podem influenciar nos resultados de investimento.

Por isso, o curso de finanças ensina como se livrar dos obstáculos e assim, construir uma estratégia muito bem fundamentada, que serve como um mapa de atuação.

Sendo assim, mesmo que você não tenha interesse de trabalhar como investidor, ter os conhecimentos estratégicos necessários é uma forma de planejar melhor vários aspectos da sua vida profissional, inclusive caso queira empreender e abrir um serviço de motoboy.

4 – Melhora o processo de tomada de decisão

Além do pensamento estratégico, o curso de finanças também ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, tornando as tomadas de decisões muito mais assertivas.

Afinal de contas, quando falamos de investimento, estamos nos referindo aos processos de escolha. Sendo assim, é importante saber como tomar a decisão mais adequada.

Todos os nossos processos decisórios são baseados em conhecimentos prévios que temos sobre um assunto. Sendo assim, quando mais dados a respeito de algo, melhor é a nossa escolha e menos arriscada.

5 – Eleva a sua qualificação profissional

Fazer um curso de gestão financeira ou voltado ao mercado financeiro também é uma maneira de ampliar a sua formação. Dessa maneira, não vai demorar para você ser convidado para se apresentar em uma sala para palestra.

É sabido que um profissional certificado, com maior grau de qualificação, tende a se destacar no mercado.

Portanto, assim como dominar o inglês e ter uma formação são fatores importantes para conseguir uma vaga, ter um curso de finanças pode ser um grande diferencial para o seu currículo. Sem contar que você também aprimora o seu lado pessoal.

Importante ressaltar que entender sobre o mercado de finanças é ótimo para várias profissionais, incluindo áreas como:

  • Administração;
  • Marketing;
  • Contabilidade;
  • Comunicação.

Nem é preciso ressaltar o quanto os empreendedores precisam de conhecimento sobre mercado financeiro. Afinal, apostar em um negócio próprio também é fazer um investimento.

6 – Mantém os seus conhecimentos atualizados

Mesmo que você tenha uma ótima bagagem de conhecimentos sobre finanças, o mercado é muito dinâmico e mutável. Isso quer dizer que muita coisa que você aprendeu há anos atrás, pode não servir mais para os dias de hoje.

Por essa razão, é importante manter os seus conhecimentos atualizados, para que você se destaque profissionalmente, como investidor e também possa crescer em termos pessoais.

Vale dizer que o curso de finanças de ajuda a pensar em absolutamente todos os tipos de investimento. Assim, até para comprar um notebook para escritório você saberá fazer as melhores escolhas.

No entanto, os seus conhecimentos precisam ou melhor, devem estar atualizados de acordo com as dinâmicas mutáveis do mercado.

add-banner-extension id=”1″ image_alt=”Eligis – teste vocacional e profissional” filter_category=”0″]

7 – Passa mais confiança aos clientes

Fazer um curso de finanças também é uma maneira de conquistar a confiança dos clientes. 

Por exemplo, se você atua em alguma instituição financeira, como um banco, os profissionais certificados podem usar um selo e outros materiais de identificação para mostrar aos clientes seus conhecimentos específicos e formações.

Isso chama a atenção do público, transmitindo maior credibilidade e segurança na hora de contratar seus serviços, bem como seguir as recomendações sobre ativos financeiros.

Quando se tem a presença do selo, essa confiança dos clientes é ainda maior, pois ele comprova que os profissionais estão preparados para desempenhar suas atividades com alto nível de excelência.

Por esse motivo, se a sua intenção é ampliar o leque de clientes e oportunidades de negócios, vale a pena ter um ambiente de estudo adequado para iniciar o seu curso de finanças.

8 – Alinha os seus investimentos com seus objetivos

Muitas pessoas têm conhecimento sobre o mercado financeiro, mas não sabem realmente como alinhar os investimentos de acordo com os objetivos.

Isso é muito comum, ainda mais quando se conquista uma boa ação que “cresce os olhos” do investidor. Porém, não ter objetivos bem definidos pode causar grande prejuízo, ainda mais quando há muita instabilidade.

Você já deve ter ouvido aquele ditado “quanto mais alto, maior é a queda”. Isso pode ser facilmente aplicado ao mercado financeiro, visto que muitos investidores aplicam ações sem planejamento, somente por ganância.

Com o curso de finanças, é possível ter um controle maior de todo esse processo, além de uma melhor definição de metas a curto, médio e longo prazo.

Desse modo, você perceberá que os ganhos serão muito mais assertivos, com menores chances de comprometimento do seu capital.

Aumento de patrimônio

Investir no mercado financeiro é uma boa maneira de aumentar o seu patrimônio, ainda mais, se você tiver o conhecimento certo para tomar as melhores decisões e aplicar as ações corretas.

Por esse motivo, é extremamente importante fazer um curso de finanças, seja ele voltado a investimentos ou ao próprio mercado financeiro.

Hoje em dia, com os avanços das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), é possível encontrar uma grande variedade de cursos na área, inclusive com certificação.

Assim, mesmo que você alegue “falta de tempo”, dá para optar por um curso totalmente online, para facilitar a organização da sua rotina de estudos.

Desse modo, profissionais que já trabalham na área, jovens estudantes ou pessoas que empreendem estão começando, agora, a entender mais sobre o mundo financeiro podem escolher o tipo de curso que melhor se encaixa às suas necessidades.

Portanto, essas são algumas das principais vantagens de investir em um curso de finanças, visto que conhecimento nunca é demais. Por isso, o melhor investimento que você pode fazer é realmente ampliar o seu leque de estudos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também