A carreira de medicina é um sonho para muitas pessoas que estão escolhendo sua profissão. No Brasil, é sinônimo de sucesso, boa remuneração e status profissional, por isso, muitos estudantes têm o desejo de se tornarem médicos.

Trata-se de uma área bastante extensa, permitindo que os profissionais se especializem e se dediquem a um de seus setores, desde o atendimento em consultórios até as cirurgias mais complexas.

Quem não deseja atuar como médico pode se dedicar à profissão de outras maneiras, portanto, há várias oportunidades que se abrem ao longo da carreira.

Independentemente da maneira que se queira trabalhar, é necessário esforço e dedicação, bem como capacitação. Os estudantes precisam passar pela graduação, mas também por internato e residência quando estão se especializando.

Pelo fato de poder atuar em diferentes áreas, muitas dúvidas podem surgir para os alunos, uma vez que pode ser difícil escolher a que se dedicar.

O ideal é conhecer todas as possibilidades e ver com qual delas se identifica ou tem mais habilidade. Assim, o futuro médico será um profissional bem-sucedido.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a carreira de medicina e seus benefícios. Acompanhe!

Importância de escolher uma carreira profissional

Escolher uma profissão, na maioria das vezes, não é uma tarefa simples, visto que vários critérios precisam ser analisados e requerem muita reflexão.

Para fazer uma boa escolha, é preciso conhecer as opções preferidas, só assim, é possível ter certeza e fazer uma escolha consciente.

Os jovens que estão passando por esse momento precisam contar com a ajuda de alguém próximo, pois desde a época em que frequentavam colégio infantil particular ou estadual, são orientados a respeito da importância de fazer uma faculdade.

Quando escolhemos uma carreira, decidimos o que vamos fazer da vida pelos próximos 30 anos, pelo menos. Ou seja, é muito tempo para se dedicar à uma formação que trará a sensação de realização pessoal e profissional.

É preciso avaliar as habilidades, preferências, o mercado atual e previsões para o futuro, além, é claro, do estilo de vida que se pretende ter até a aposentadoria.

Orientar bem a escolha da carreira profissional é uma preocupação contínua entre pais, educadores e estudantes. Isso acontece porque o futuro e a facilidade desses futuros profissionais dependem de uma escolha assertiva.

O aluno que decida, por exemplo, fazer administração, precisa saber em qual ambiente de trabalho estará inserido, como sala de reunião, escritórios e outros setores empresariais.

Ao se identificar com todas essas características, sabe qual caminho seguir e terá sucesso na carreira. Quando falamos de medicina, é preciso levar em conta alguns aspectos intrínsecos dessa profissão, como:

  • Horário de trabalho;
  • Ambientes como hospitais;
  • Necessidades dos pacientes;
  • Plantões;
  • Saber lidar com as pessoas.

O médico é um profissional que precisa, mais do que qualquer outro, ter a habilidade de lidar com pessoas. Quem procura um médico tem suas razões e, em alguns casos, pode ser preciso dar uma notícia não muito boa ou que mude a vida do paciente.

Se você se encaixa nesse perfil e está preparado para lidar com a rotina dessa profissão, que envolve situações como cirurgias, manutenção em hospitais, decisões importantes dentre outras, continue lendo.

Eligis - teste vocacional e profissional

O que é o curso de medicina?

O curso de medicina é um dos mais concorridos, principalmente nas universidades federais. Mas, apesar disso, todo o esforço vale a pena.

Quem faz medicina tem pela frente uma carreira dinâmica, cheia de descobertas e muito bem remunerada. A graduação forma o clínico geral e, para se especializar, ele precisa fazer residência em alguma área.

A grade curricular varia de acordo com a instituição de ensino, mas de um modo geral, ela envolve disciplinas como:

  • Citologia;
  • Psicologia médica;
  • Parasitologia;
  • Clínica médica;
  • Cirurgia;
  • Urgência e emergência.

Para escolher uma boa faculdade paga, verifique se ela é autorizada a lecionar medicina pelo Ministério da Educação (MEC), visto que o diploma só terá validade dentro das condições estabelecidas por este órgão.

Áreas de abrangência

Quando pensamos nos médicos, logo pensamos naquele profissional que trabalha em hospitais, clínicas e consultórios. Isso porque a população em geral tem contato com eles dessa maneira.

Contudo, podem atuar em outras áreas, como médico do trabalho em uma grande empresa que ofereça treinamento designado cipa, dentre outras possibilidades de abrangência, como:

1. Auditoria médica

O auditor médico avalia hospitais privados e seu funcionamento. Podem ser contratados por planos de saúde que desejam oferecer um atendimento seguro aos seus clientes. No entanto, esse profissional também pode atender à rede pública.

Ele analisa os procedimentos realizados e o diagnóstico de pacientes, confere dados financeiros, preços de medicamentos etc. 

Ao ver alguma irregularidade, emite relatórios que denunciam condutas que não estejam de acordo com os procedimentos corretos.

2. Administração e gestão hospitalar

O médico administrador garante que o hospital execute bem as suas funções, desde o atendimento dos pacientes até assuntos relacionados a funcionários.

É papel dele planejar, organizar e gerenciar os hospitais, laboratórios, SPAs, casas de repouso, clínicas, dentre outros.

3. Atuar no setor público

Os médicos também podem atuar no setor público de diversas maneiras, como em hospitais, postos de saúde, exército, entre muitos outros.

Especializações da medicina

Existem várias áreas médicas que os profissionais podem atuar, tanto em clínicas quanto em hospitais, e até atendimento médico domiciliar. Dentre as mais procuradas, estão:

  • Alergia e imunologia – diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas; 
  • Cardiologia – diagnóstico e tratamento de doenças do coração; 
  • Dermatologia – diagnóstico e tratamento de doenças de pele; 
  • Ginecologia e Obstetrícia – sistema reprodutor feminino; 
  • Pediatria – cuidados com a saúde de bebês e crianças.

Além destas, muitas outras especializações também podem ser seguidas, como Urologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia etc.

Motivos para seguir carreira

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a carreira médica, vamos falar a respeito dos benefícios que levam diversas pessoas a optarem por esse curso. São eles:

1. Mercado de trabalho

No Brasil, a carreira de medicina é a que possui a melhor remuneração e também o maior índice de empregabilidade, principalmente nas grandes cidades.

Isso transforma cidades pequenas do interior em grandes oportunidades para esses profissionais, tanto de maneira particular quanto no setor público.

2. Oportunidade de ajudar pessoas

Os médicos precisam estar dispostos a ajudar as pessoas, uma vez que enquanto algumas vão ao médico para prevenção, outras já chegam com algum problema.

Mesmo que ele não seja grave, como uma dor muscular ou procurando uma boa dieta com um nutricionista esportivo, é essencial ouvi-las e fazer o possível para resolver seus problemas.

Em alguns casos, isso implica em atendimentos fora do horário, falar com o paciente em seu dia de folga, dentre outros.

3. Uma ciência completa

A medicina engloba questões biológicas e humanas. Para atuar, o profissional precisa conhecer cada centímetro do corpo humano e seu funcionamento.

É dessa maneira que ele diagnostica doenças e prevê reações do organismo aos medicamentos. No entanto, o bem-estar do paciente não depende apenas disso, mas também de seu psicológico e estado emocional.

Algumas áreas estudadas durante o curso, como Sociologia e Psicologia, ajudam o médico a lidar com seus pacientes e ensiná-los a encarar melhor seus problemas de saúde.

Os profissionais que atuam em clínicas de emagrecimento, por exemplo, precisam saber lidar com pacientes que têm mais dificuldade para perder peso, com disfunções alimentares, dentre outras situações que os façam sentir culpados.

4. Ótimos salários

A principal razão para escolher medicina deve ser a vontade de ajudar as pessoas, mas é claro que o salário conta, afinal, esse trabalho será o sustento do futuro médico.

A carreira médica oferece ótimos salários, um dos melhores do país. Além disso, o profissional pode atuar em diferentes horários e locais, aumentando ainda mais a sua renda.

5. Satisfação pessoal

Ao final do dia, o médico tem a sensação de ter feito o seu papel para ajudar as pessoas, como quando resolve seus problemas de saúde, dá uma boa notícia ou ameniza seus sofrimentos e dores.

É claro que existem os momentos desgastantes, mas também muitas vitórias, como uma cirurgia bem-sucedida, por exemplo. Tudo isso causa a sensação de dever cumprido por ter levado mais qualidade de vida a outros seres humanos.

Conclusão

Estudar medicina é uma honra e um privilégio. Por isso, se você está escolhendo essa profissão, saiba que precisa se dedicar a ela de coração, se esforçando em um ambiente de estudo adequado e disposto a superar obstáculos.   

Lidar com a vida e a saúde das pessoas é uma grande responsabilidade, que só quem está disposto a assumi-la exerce um bom papel como médico.

Não escolha esta carreira apenas pelo salário ou por status social, mas sim, porque você sabe que nasceu para cuidar do próximo e ajudá-lo a se manter saudável. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também