Cada vez mais empresas reconhecem a força da internet na hora de divulgar produtos e serviços e conquistar clientes. Por isso, investir em um curso de Marketing Digital para quem deseja trabalhar nessa área ou em Publicidade é uma boa opção.

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O melhor de tudo é que esse segmento é bastante dinâmico e possibilita que o marketeiro digital — como é informalmente conhecido — siga por vários caminhos dentro de uma única profissão.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Cursos de Marketing Digital

Para ser um profissional de Marketing Digital, você pode investir nessa graduação específica, que é oferecida na modalidade tecnólogo. A formação dura de 2 a 3 anos.

As instituições que oferecem o curso tecnológico em Marketing Digital, autorizados pelo MEC, incluem:

  • Anhanguera;
  • Centro Universitário Claretiano;
  • Unopar;
  • Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU);
  • Universidade Católica de Brasília (UCB);
  • Univali;
  • Anhembi Morumbi;
  • Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB);
  • Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Vários desses cursos são oferecidos na modalidade a distância (EAD). Vale a pena se informar se sua intenção for estuar e trabalhar ao mesmo tempo.

Também é possível escolher um curso como Comunicação Social ou Administração e depois realizar uma pós-graduação na área.

Nesse caso, você também pode investir em cursos específicos durante a graduação. Há dezenas de cursos livres de Marketing Digital disponíveis. Destacamos aqui 2, oferecidos por autoridades no assunto:

  1. Começando no Marketing Digital, pela Rock Content — o curso completo é dividido em 19 certificações, ministradas por meio de 4 cursos com duração total de 15 horas, prepara o profissional para atuar na gestão de blogs corporativos, mídias sociais, e-mail marketing e com a criação de identidade para as marcas;
  2. Curso completo de Marketing Digital, pela Udemy — a Udemy é uma plataforma de educação a distância que é referência em cursos nas áreas de Negócios, Design, Fotografia, Desenvolvimento Pessoal, Marketing e TI.
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Cursos de Marketing Digital grátis

Você também pode se tornar um especialista em alguns segmentos do Marketing Digital por meio de cursos gratuitos.

Por exemplo, a Rock Content disponibiliza os cursos de Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web e Inboud Marketing, todos gratuitos.

Por que fazer curso de Marketing Digital?

Como a sociedade está cada vez mais plugada à internet, o Marketing Digital é uma das grandes tendências profissionais para o futuro.

Prova disso são as formas utilizadas para fazer publicidade. Quando uma empresa contrata uma pessoa com um grande número e seguidores no Instagram para divulgar sua marca, o retorno costuma ser muito maior do que o trazido pelas mídias tradicionais.

Contudo, é sempre bom reforçar que o Marketing Digital não trata apenas de escolher a web celebridade certa para divulgar um negócio.

Há dezenas de mecanismos e ferramentas diferenciadas que buscam posicionar as marcas no topo dos sites de busca. Todos eles são aprendidos no curso de Marketing Digital.

Carreira em Marketing Digital

Dentro do Marketing Digital, há inúmeras possibilidades de carreira para seguir. Conheça as principais.

Analista de inboud

A principal função de um analista de inboud marketing é transformar os visitantes de um site em novos clientes.

Para isso, devem investir em um conjunto de estratégia de Marketing Digital que tragam o retorno esperado, como a criação de conteúdo e o uso adequado dos anúncios pagos e orgânicos em plataformas sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo o novo queridinho, TikTok.

Essas atividades não são desempenhadas de maneira intuitiva. Existe uma série de dados e métricas que permitem avaliar o sucesso das estratégias em tempo real. Dessa forma, o profissional pode mudar os planos caso seja necessário.

Conteudista

A produção de conteúdo para web é uma das carreiras mais democráticas do Marketing Digital, pois, a função é muito popular para o trabalho remoto — ou seja, integralmente desempenhado pela internet — ou em plataformas especialistas na contratação de freelancers.

O conteudista é o profissional que produz textos para sites, blogs e mídias sociais, com o intuito de criar autoridade para as marcas e contribuir para que sejam bem posicionadas nos mecanismos de busca.

Todo o processo é feito com muita responsabilidade e pesquisa, afinal, as informações devem ser legítimas.

Sabe quando você procura por dicas sobre determinado assunto na internet e se depara com um texto como este que você está lendo? Esse é um claro exemplo do trabalho do criador de conteúdo.

As faculdades de Publicidade e Propaganda ou de Letras, aliadas ao curso de Marketing Digital e outros específicos para essa atividade, podem encurtar o caminho para o sucesso da carreira de conteudista.

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Social media

Dentro do Marketing Digital, a carreira de Social media costuma ser o pontapé inicial para muitos profissionais.

O trabalho é, basicamente, realizar a gestão das redes sociais de uma determinada empresa ou marca. Assim, o profissional cuida do planejamento, programação e publicação do conteúdo — muitas vezes com o respaldo do analista de inboud e do conteudista.

Perceba que, uma vez que você investiu nos 3 cursos — social media, inboud marketing e produção de conteúdo para web —, está mais próximo de se tornar um profissional completo em Marketing Digital.

Consequentemente, tem mais chances de trilhar uma carreira de sucesso. Por isso, o segredo é o investimento contínuo em cursos de Marketing Digital.

O profissional de Marketing Digital

O uso profissional da internet faz com que a carreira em Marketing Digital seja bastante atrativa. No entanto, é preciso ficar atento às principais habilidades que esse profissional deve ter.

Se você não se identifica com alguma delas, não se preocupe! É possível desenvolver as competências durante os cursos. Para que isso seja possível, vamos conhecê-las agora mesmo!

Organização e criatividade

Seja como conteudista, seja como gestor de mídias sociais, a criatividade é requisito básico para a produção de materiais atraentes e inovadores.

Nesse processo, a organização é fundamental. Não dá para perder o timming de uma boa postagem, uma data especial, os principais comentários ou deixar de observar os resultados de cada ação.

Ou seja, você precisa ser uma pessoa muito bem organizada, que respeita datas e prazos, e capaz de realizar todos os processos pertinentes à função de maneira ordenada e adequada.

Pensamento analítico

Para saber se as ações de Marketing Digital estão surtindo o efeito esperado, só o número de likes ou acessos no blog não expressam um resultado seguro. Há uma série de métricas de desempenho que devem ser interpretadas.

Por esse motivo, o profissional deve ter certa familiaridade com números, aprendendo a interpretar resultados corretamente e, a partir disso, pensar em estratégias para promover melhorias nas campanhas digitais.

Vontade de aprender

O Marketing Digital é um campo bastante dinâmico. Frequentemente, a internet apresenta mudanças, novos algoritmos são considerados pelos mecanismos de busca e redes sociais.

Quem embarca na profissão deve saber que é fundamental se manter atento e atualizado sobre as transformações digitais.

Gostou de aprender mais sobre o que o curso de Marketing Digital pode acrescentar à sua vida profissional? O mais interessante é que você pode relacionar os cursos na área com uma pós-graduação, potencializando sua atuação.

Já que o assunto é Marketing, aproveite para descobrir quanto ganha um publicitário

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