Quer entrar com mais rapidez no mercado de trabalho? Saiba que você terá excelentes oportunidades ao concluir o curso técnico em logística. Isso, porque o setor está em expansão no Brasil — principalmente por conta do aumento das vendas online.

Extensivo 2023

Para você conhecer melhor esse ramo de atividade profissional, elaboramos este post com orientações imperdíveis. Confira!

O que é logística?

De origem grega, a palavra logística quer dizer contabilidade, planejamento e organização.

Trata-se de um ramo da economia responsável pela gestão dos suprimentos de uma empresa — do estoque à distribuição.

Além de ser característica do transporte, a logística está presente na gestão de pessoas, privando pela otimização do tempo, redução dos custos e aumento da produtividade.

Essa área também é responsável pela distribuição das mercadorias perecíveis e não perecíveis desde o produtor até o consumidor final.

Um HD que sai da China, por exemplo, e chega a uma fábrica de computadores em São Paulo necessita de um planejamento logístico adequado, para que todos os processos da chamada supply chain (ou cadeia de abastecimento) ocorram da melhor maneira.

Assim, a logística está presente não só em empresas de transportes, mas em comércios, centros de distribuição, fábricas etc.

Trata-se de um setor fundamental para garantir a satisfação dos clientes por meio do cumprimento dos prazos nas entregas, sejam de um tênis, um carro, arroz ou feijão.

Curso técnico em logística

Seguindo o conceito descrito acima, o curso técnico em logística prepara os jovens para atuar no mercado de trabalho em vários campos dessa profissão.

Entre eles, podemos citar transportes, estoque, distribuição e recursos humanos.

Desde o início da pandemia de coronavírus, as instituições de ensino têm intensificado as formações a distância (EAD), respeitando os protocolos de prevenção ao vírus.

Dessa maneira, é possível você concluir o curso técnico sem sair de casa. A exigência é que esteja cursando o segundo ano do Ensino Médio ou que já o tenha concluído.

Inclusive, esse é o motivo por que muitos jovens optam pela formação técnica. Afinal, dessa maneira, conseguem uma qualificação demandada pelo mercado de trabalho antes da faculdade.

No caso do curso técnico em logística, em razão do crescimento do e-commerce e, também, da preocupação das empresas em fazer mais com menos, as oportunidades aumentam a cada dia.

Esse curso é muito focado na prática, apesar de ter aulas teóricas que ajudarão no dia a dia da profissão.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como é o curso técnico em logística?

O curso técnico em logística tem duração de um ano e meio a dois anos, variando de acordo com cada instituição de ensino.

Nele, os alunos terão contato com docentes que estão ou já estiveram no mercado de trabalho, aprendendo como acontece a gestão dos produtos por meio do estudo de conceitos e práticas.

Há um enfoque direcionado para o comércio e indústria, oferecendo uma visão estratégica sobre os processos produtivos — do planejamento ao controle das matérias-primas.

As disciplinas abordam, ainda, custos de entrega das mercadorias, gestão integrada, estoque e conceitos de administração, matemática e informática. Veja algumas matérias obrigatórias:

  • Funções de Administração;
  • Fundamentos de Logística;
  • Informática Aplicada;
  • Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;
  • Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;
  • Movimentação;
  • Expedição e Distribuição;
  • Legislação Tributária;
  • Administração de Materiais e Produção;
  • Análise de Custos;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Transportes;
  • Logística Internacional;
  • Gestão da Cadeia de Abastecimento.
curso técnico em logística

Instituições

Inúmeras instituições de ensino oferecem o curso técnico em logística, principalmente no modelo a distância, como enfatizamos acima.

No momento de escolher o seu local de estudo, analise se o corpo docente é qualificado, se o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), se o material didático é oferecido pela escola e, também, a credibilidade dela no mercado.

Com a expansão do EAD, há muitas opções de cursos técnicos na área. Veja algumas:

Curso técnico em logística: Senai

Tradicional na formação profissionalizante dos brasileiros, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) também oferece o curso técnico em logística.

Com duração de 960 horas, jovens com idade mínima de 16 anos já podem se inscrever, desde que estejam cursando o segundo ano do Ensino Médio.

O curso aborda os conceitos necessários para o jovem ingressar no mercado de trabalho, aprendendo as principais funções de um técnico em logística.

Entre elas, podemos citar o planejamento dos processos, a organização dos suprimentos e a produção e distribuição dos bens e serviços, tudo de acordo com o previsto na lei.

Áreas de atuação

Presente em todos os setores da economia, a logística garante uma ampla área de atuação para quem faz o curso técnico.

Dessa forma, o profissional pode trabalhar em multinacionais, portos, grandes empresas, centros de armazenagem e distribuição de produtos, redes de lojas de eletroeletrônicos, com materiais de construção, supermercados etc.

Diante dessa vastidão, quem conclui o curso pode ser responsável pelas operações de uma transportadora, por exemplo, traçando rotas e meios para economizar nos deslocamentos. Outra possibilidade é trabalhar nas operações de diferentes empresas, nos processos logísticos ou na cadeia de suprimentos.

A carreira do profissional

Por inúmeros fatores, a carreira de quem faz logística está em plena expansão no Brasil.

Entre eles, estão o aumento nas vendas online, a preocupação das empresas em satisfazer os clientes por meio da cadeia de suprimentos e a necessidade de redução dos custos.

Além disso, o fato de o país ter um grande território faz com que haja a necessidade de uma gestão profissionalizada no transporte de produtos, contando com recursos tecnológicos como softwares específicos para o setor.

Uma boa dica é você investir na especialização, fazendo uma faculdade na área e, depois, uma pós-graduação.

Dessa maneira, as chances de conseguir um cargo de chefia aumentam consideravelmente, elevando o salário e o sucesso na carreira.

Afinal, muita gente que faz o curso técnico em logística consegue chegar a funções de liderança com o passar dos anos, ficando responsável pela gestão de equipes em grandes empresas e multinacionais.

Portanto, o curso técnico em logística abre oportunidades e pode ser o princípio da evolução da sua carreira, caso você goste de números, planejamento e tudo que esteja envolvido com essa área.

Chegou aqui e ainda não sabe que curso fazer? Então, descubra agora mesmo o que é teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também