Se você não sabe como aprender inglês sozinho, não deixe de acompanhar este texto até o final. Essa não é uma missão tão difícil quanto parece para algumas pessoas, ainda que exija bastante dedicação.

Extensivo 2023

Apesar das diferenças do português, frequentemente somos expostos a palavras da língua inglesa, e esse contato pode ajudar muito na evolução do aprendizado.

Que tal descobrir as melhores dicas de como ter sucesso nessa tarefa? Confira agora mesmo!

Como aprender inglês sozinho?

É claro que um bom professor de inglês pode fazer toda a diferença, mas é importante entender que sozinho também é possível aprender o idioma.

O que é mais importante nesse sentido? A dedicação do estudante, sem dúvidas, é um ingrediente fundamental para que os resultados sejam positivos. No mais, temos algumas práticas que vão ajudar nessa missão. 

Aprenda inglês com música

O universo musical é uma excelente fonte de aprendizado, até porque temos milhares de músicas em inglês e para atender a todos os gostos. Além disso, é bem comum que brasileiros escutem artistas internacionais que cantam na língua inglesa.

Ou seja, essa é uma tarefa fácil. A questão é deixar o ouvido atento ao que está sendo falado nas canções para ajudar na compreensão do vocabulário e, também, na pronúncia correta. Mesmo que você não domine os recursos vocais, cante junto para treinar e aprender enquanto se diverte ouvindo música.

A dica para os iniciantes é buscar cantores com boa articulação e que são mais fáceis de entender ou, então, acompanhar a letra escrita até conseguir acostumar os ouvidos.

aprender inglês

Assista séries e filmes

Outro entretenimento que rende boas lições e contribui para evoluir no inglês é assistir a filmes ou seriados. Mais uma vez, cada um pode escolher o tipo de conteúdo que prefere e aproveitar a infinidade de opções disponíveis com fácil acesso pela internet.

O que não adianta é continuar assistindo a tudo em português. Pelo menos, o áudio deve ser mantido na língua inglesa e, se possível, as legendas também. Assim, dá para aprender nos dois sentidos: escuta (listening) e leitura (reading).

Com o tempo, fica mais tranquilo abandonar as legendas e compreender apenas pelas falas dos personagens.

Leia mais em inglês

Mesmo com certo nível de conhecimento do inglês, muita gente não tem o hábito da leitura em outra língua — em alguns casos, nem de materiais no idioma nativo.

Logo, uma das medidas que podem ser adotadas é começar a ler mais, dando prioridade para os conteúdos em inglês. Livros, jornais, revistas, blogs, ou qualquer outro tipo de leitura, podem ser grandes aliados.

O princípio deve ser o mesmo: iniciar de acordo com o seu entendimento e progredir aos poucos para níveis mais complexos de literatura.

Outra dica é não ficar preso a cada palavra desconhecida, o que provavelmente vai acontecer bastante. Tente compreender o contexto geral e faça a pesquisa dos vocábulos em outro momento para não interromper a atividade toda hora.

Converse com as pessoas

A fluência só é conquistada quando dominamos as quatro habilidades essenciais: ler, escutar, escrever e falar. Por isso, saber expressar-se em inglês é mais uma tarefa que deve ser exercitada constantemente para que você seja cada vez mais fluente.

A timidez ou o medo de errar costuma ser um empecilho para muitas pessoas, o que é compreensível, mas não pode acabar impedindo o seu avanço.

Há diferentes maneiras de seguir essa sugestão. Uma delas é reunir-se periodicamente com amigos que também estão aprendendo para trocar ideias, debater sobre temas específicos e praticar a conversação. Outra é criar grupos virtuais com a regra de falar apenas em inglês com os participantes.

Se não tiver pessoas próximas para fazer isso ou preferir treinar com desconhecidos, existem plataformas virtuais que promovem essa conexão — como o Speaky. Já pensou em fazer amizades no mundo inteiro? É possível!

Crie o seu próprio material didático

Lembra-se de que falamos de anotar as palavras que você desconhece ou tem maior dificuldade de assimilar? A proposta é montar um material de estudo totalmente direcionado para você, já que fica mais complicado ficar consultando livros e dicionários o tempo todo.

Então, reserve um espaço (tipo caderno ou uma seção do bloco de notas digital) para registrar suas maiores descobertas, os tópicos que sente maior necessidade de fixar e as dúvidas que pretende solucionar em uma ocasião oportuna. De vez em quando, leia tudo novamente para reforçar os aprendizados.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de Inglês online

Outra alternativa para quem está buscando aprender inglês sozinho é fazer um curso online. Nesse caso, você vai contar com uma ajuda, mas é diferente de ter aulas presenciais e um professor acompanhando o seu progresso.

Na maioria das vezes, ao estudar a distância pela internet, você vai ter acesso aos conteúdos e aprender por conta própria, o que também não deixa de ser uma ótima oportunidade. Vale a pena procurar tanto pelos cursos gratuitos quanto pelas opções pagas!

Onde estudar?

Não podíamos finalizar este artigo sem algumas indicações para quem nem sabe por onde começar a estudar. As dicas que já citamos podem ser incluídas na sua rotina pessoal como atividades complementares, e nada impede que você faça um bom curso.

As alternativas são muito variadas, e a melhor escolha vai depender das preferências de cada um. Existem as grandes redes de escolas de idiomas, como a Wizard, Wise Up, CCAA e Cultura Inglesa.

Outra possibilidade é aprender com um professor particular, o que depende de uma consulta prévia sobre sua experiência com o idioma. Por outro lado, se quiser aproveitar as facilidades tecnológicas, vale a pena testar cursos EAD e plataformas destinadas ao ensino da língua inglesa. English Live, Cambly, Babbel e o site My English Online são alguns exemplos.

Agora que você já sabe como aprender inglês de diversas formas, não perca mais tempo e inicie sua jornada rumo à fluência desse idioma tão importante para sua vida profissional e pessoal. Você não vai se arrepender!

Já que estamos falando em língua inglesa, confira nosso artigo sobre quanto ganha um professor de inglês e fique por dentro dessa oportunidade.

Extensivo 2023
Você pode gostar também