Conforme vamos crescendo, adquirimos responsabilidades em nossas vidas, que nos levam a tomar algumas atitudes, como conseguir um emprego e prover o próprio sustento.

Extensivo 2023

Algumas pessoas começam a trabalhar ainda durante o ensino médio. Outras, na faculdade. Há pessoas que primeiro se dedicam aos estudos e, depois, partem para a atuação profissional.

Independentemente do momento pelo qual você esteja passando, a hora de buscar pelo trabalho vai chegar. Veja as dicas para facilitar esse caminho!

Como conseguir um emprego?

No geral, não existem grandes segredos para responder à pergunta “como conseguir um emprego?”, já que essa é uma batalha que, mais cedo ou mais tarde, a maioria das pessoas tem que enfrentar.

Algumas atitudes podem facilitar esse processo, como por exemplo, terminar o supletivo, ingressar em um curso técnico ou tecnólogo, continuar investindo na formação por meio das especializações e MBA após a formatura, aprender a falar uma segunda língua, entre outras atividades que possam potencializar as habilidades teóricas e garantir experiência prática.

Dicas

As dicas básicas para conseguir um emprego incluem:

  • fazer um teste vocacional para saber qual área tem mais a ver com você;
  • redigir um currículo;
  • ter um objetivo de carreira para buscar pelas oportunidades certas — ou mais de um objetivo, caso ainda não saiba qual profissão seguir;
  • procurar nos locais certos;
  • ficar atento à caixa de mensagens do celular e do e-mail — nem sempre as convocações para entrevistas acontecem por meio de ligação telefônica;
  • estar bem preparado para as entrevistas.

Como conseguir emprego pela internet?

Há centenas de sites e softwares especializados na divulgação de vagas de emprego. Veja algumas dicas de como conseguir um emprego rápido na rede.

Procure sites confiáveis

Pergunte a seus amigos e busque em fóruns online referências de sites de emprego em que as pessoas tiveram uma experiência positiva, seja conseguindo entrevistas, seja com a contratação.

Eligis - teste vocacional e profissional

Mantenha o currículo atualizado

Após cadastrar seu currículo nesses sites, é importante mantê-lo atualizado. Cursos concluídos e mudanças nos dados cadastrais, como telefone, devem ser prontamente atualizados.

Fique de olho nos requisitos

A maioria das vagas descreve os requisitos mínimos desejados pela empresa, como formação e habilidades desejadas. Certifique-se de se candidatar apenas às vagas que correspondem ao seu perfil.

Acesse os sites com frequência

É ilusão pensar que basta cadastrar o currículo e as empresas vão automaticamente estabelecer contato. Os candidatos devem acessar os portais diariamente e sinalizar o interesse pelas vagas, submetendo a candidatura.

Procure o recurso trabalhe conosco

Grande parte das empresas disponibiliza a sessão “trabalhe conosco” em seus sites, onde divulgam suas vagas ou permitem que os candidatos cadastrem seus currículos.

Faça seu cadastro nas empresas consolidadas da sua cidade ou região, mesmo que você ainda tenha apenas o ensino médio. Muitas delas oferecem planos de carreira e convênios com faculdades, estimulando o crescimento profissional em paralelo ao negócio. Essa é uma ótima forma de conseguir um emprego de Jovem Aprendiz.

Fique de olho nas redes sociais

pesquisa de emprego

Além do “trabalhe conosco”, as empresas divulgam suas vagas de emprego no Facebook, Instagram e LinkedIn. Siga os perfis nas redes sociais e fique de olho nas oportunidades oferecidas.

Como conseguir um emprego em Portugal?

Em busca de melhores rendimentos salariais, novas experiências, aprendizado de outra língua e possibilidade de enfrentar desafios, muitas pessoas se mudam para a Europa ou para os Estados Unidos para trabalhar.

Portugal é um ótimo lugar para se viver e trabalhar. Um dos motivos é a língua nativa, bastante parecida com o português do Brasil — que, por sinal, é uma herança dos portugueses.

Buscar um emprego nesse país não é muito diferente do que procurar emprego no Brasil. Além dos portais de divulgação de vagas de emprego, como Sapo, Careerjet e Indeed, há grupos no Facebook sobre o assunto e divulgação de vagas pelo LinkedIn.

Contar com a ajuda de uma agência especializada pode facilitar o processo, tanto da busca por um emprego como na hora de viajar e conseguir o visto de trabalho — que não é necessário caso você tenha cidadania portuguesa. O serviço também é uma segurança para evitar possíveis golpes.

Como conseguir um emprego nos EUA?

Para conquistar um emprego nos Estados Unidos, o candidato precisa atentar a algumas questões. As empresas até contratam pessoas com inglês nível básico ou intermediário, mas, quanto mais avançada for fluência, melhores serão as oportunidades de trabalho.

É necessário ser um imigrante legal, por isso, o ideal é encontrar um emprego por meio de uma agência de intercâmbio antes de fechar a viagem e garantir o visto com mais facilidade.

Ou, ainda, você pode tentar uma oportunidade direto com as empresas, por meio do LinkedIn e outros sites de recrutamento. No entanto, é necessário se certificar de que está conversando com uma empresa séria, para se livrar de possíveis golpes. Procure indicações e recomendações.

Se você já tem um diploma, veja as regras para que a função possa ser desempenhada em outro país. Caso esteja na graduação, certifique-se de que sua instituição facilita os processos de intercâmbio e estágio ou oferece bolsa de estudos.

Como conseguir um emprego sem experiência?

É comum que as pessoas busquem pelo primeiro emprego no comércio ou em funções como no telemarketing.

Lojas que funcionam nas ruas, centros comerciais ou shoppings costumam ter uma rotatividade alta e, por isso, as oportunidades de emprego são frequentes.

A chegada do fim do ano facilita esse processo com a abertura de vagas temporárias, com possibilidade de admissão.

Conquistar o primeiro emprego mesmo sem experiência também é mais fácil se você tem alguns cursos de curta duração no currículo ou começa uma graduação. Muitas empresas contratam estudantes para programas de trainee.

Além disso, há oportunidades de estágio para os graduandos, que permitem aos estudantes garantir certa experiência de forma remunerada, aumentar a rede de contatos e engrossar o currículo.

Para aqueles que ainda estão no ensino médio, combinar o técnico com os últimos anos de escola e ingressar no programa Jovem Aprendiz também é uma possibilidade.

Onde procurar emprego?

Você pode procurar emprego em todos os locais sugeridos ao longo desse material, seja pela internet, seja pessoalmente.

Também é possível buscar por oportunidades na Agência do Trabalhador da sua cidade, associações comerciais ou no Trabalha Brasil, antigo Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Agora que você já sabe como conseguir um emprego, é importante refletir sobre as possíveis áreas em que deseja construir sua carreira. Assim, facilita que você encontre oportunidades mais adequadas ao seu perfil.

Comece sua jornada em busca de um emprego aprendendo como fazer um currículo simples.

Extensivo 2023
Você pode gostar também