Está chegando a hora de encarar o mercado de trabalho e dá um certo frio na barriga só de pensar, não é? Esse é um ambiente bem diferente do que o da escola/faculdade. Não dá para agir no ambiente profissional da mesma forma como nos comportávamos quando éramos estudantes!

Extensivo 2023

Para ajudar você já se preparar para esse momento e agir da maneira adequada, vamos falar sobre etiqueta profissional. Se você não ouviu falar do assunto, prepare-se a partir de agora.

Não importa se o seu desejo é ter uma carreira mais tradicional, como Medicina, ou exercer uma das novas profissões, como designer de games: o fundamental é focar nas melhores formas de atuar no mercado. Vamos ver como?

O que é etiqueta profissional

A noção de etiqueta já existe na sociedade há bastante tempo. Desde as cortes medievais, as pessoas se preocupavam com formas de boa conduta social, com o modo como deveriam se comportar perante os nobres e como era avaliada a relação entre elas.

Foi o filósofo Erasmo de Rotterdam, no século XVI, quem primeiro escreveu uma espécie de manual para ensinar às crianças boas maneiras — claro que de acordo com os costumes da época.

Na sociedade moderna e todas as inovações proporcionadas pela produção em massa nas fábricas e no crescente comércio, essas regras de convívio social tiveram que ser estendidas e adaptadas a ambientes de trabalho.

É aí que entra a etiqueta profissional: um conjunto de preceitos para agir da melhor forma no trabalho, de modo a garantir a boa convivência com colegas, membros da chefia e subordinados.

Etiqueta social profissional

Tanto para quem já tem um plano de carreira pensado, com todas as etapas programadas, quanto para quem ainda está em dúvida sobre o curso ou a especialização que deseja seguir, vale a dica de investir na etiqueta profissional.

Nós não vivemos sozinhos, e precisamos todos os dias conviver com outras pessoas que têm personalidades diferentes, vivem conflitos distintos ou, às vezes, encontram-se em um estado de humor que não é compatível com o nosso.

Aprenda a ser o colega, o chefe ou o funcionário que as pessoas esperam: isso significa ser atento, solícito, não invasivo, discreto e bem-humorado. Além disso, é preciso proporcionar um ambiente de respeito e harmonia na empresa, pois isso tem relação direta com o aumento da produtividade.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de etiqueta profissional

O mercado oferece algumas opções de curso de etiqueta social e profissional. Veja estes exemplos:

  • Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal, da Udemy, com duração de 4 horas;
  • Etiqueta Profissional, da Certificado, com duração de 20 horas;
  • Etiqueta Profissional, da Educa, com duração de 20 horas.

Vários desses cursos são oferecidos gratuitamente na Internet e servem como base para entendermos a importância de prestar atenção em como nos comunicamos e nos portamos quando estamos juntos a outras pessoas.

Não se trata de regras de etiqueta profissional rígidas a serem seguidas, mas de um modelo de comportamento que seja benéfico a você, às pessoas com quem você convive e ao ambiente onde trabalha.

Regras da etiqueta profissional

Essas regras — ou preceitos — dizem respeito à maneira como você deve agir não só na vida pessoal, mas especialmente enquanto está exercendo sua profissão. Lembre-se que uma ação errada ou impensada pode ter sérias consequências na sua carreira!

Apresentação pessoal

A primeira impressão, às vezes, é a que fica. Antes de conversar com você, a pessoa olha para a forma como você se apresenta visualmente e, se alguma coisa estiver em desacordo, você já tem pontos negativos. Isso vale tanto para cuidados básicos de higiene quanto para o estilo de roupa apropriado para o ambiente: mais ou menos formal, de acordo com a ocasião.

Imagine se você vai conversar com um vendedor de loja e ele está cheirando mal ou com roupas amarrotadas? Já é meio caminho andado para você desistir da compra, concorda?

etiqueta profissional

Tom de voz

Seja no escritório, seja lidando diretamente com clientes, é preciso que você encontre o tom de voz e a postura corporal condizentes com a posição que ocupa na empresa. Nada de dar gargalhadas fora de contexto, levantar a voz com o colega ou fazer movimentos bruscos, como arrastar uma cadeira ou bater a porta.

A forma como você fala e como seu corpo age demonstram muito mais do que palavras, e podem passar uma impressão errada.

Pontualidade

Lembra-se de como era ruim chegar atrasado à escola? E entregar trabalho fora do prazo? Lidar com a pontualidade perpassa a vida social, pois o tempo de cada um é valioso.

Atente-se ao horário de chegada e saída e procure não se atrasar ou sair antes do prazo estipulado. Mantenha, também, a seriedade na entrega de tarefas dentro do prazo e se programe para dar conta de tudo o que lhe for solicitado.

Atenção, ainda, aos horários de intervalo. A hora de almoço e as pausas para café ou idas ao banheiro não devem se estender!

Uso do celular

Essa é uma das regras de etiqueta social mais recentes. Como carregamos nossos smartphones conosco o tempo todo, é fácil perdermos a concentração e ficarmos ligados a um problema em casa ou às notificações das redes sociais, por exemplo.

O celular deve ser usado apenas para fins de trabalho, se o cargo que você estiver ocupando o exigir. Caso contrário, deixe o aparelho guardadinho juntamente aos seus pertences pessoais e só faça uso dele nos intervalos.

A importância da etiqueta profissional para sua carreira

Seja em uma entrevista de emprego, seja no início das suas atividades de estágio, adotar uma postura séria no desempenho das atividades é um passo em direção à carreira de sucesso. Ater-se à ética profissional é outra dica que não pode ficar de fora.

Lembre-se, no entanto, que você não deve ser um robô no trabalho. Mostrar vulnerabilidade é humano, mas não se deve usar o ambiente do trabalho para resolver questões pessoais.

Tenha em mente a necessidade de se preocupar com a postura que você vai adotar na sua vida e na sua profissão. Seja em um curso de etiqueta profissional, seja se instruindo por conta própria, esse tema é fundamental em qualquer ambiente de trabalho.

Agora que você entendeu o que é etiqueta profissional, busque aplicar as regras da boa conduta no exercício da sua profissão e, é claro, na vida pessoal. Temos, ainda, dicas para obter sucesso profissional.

Saiba também como um teste vocacional pode ajudar você a escolher a profissão mais adequada!

Extensivo 2023
Você pode gostar também