Seja qual for o ramo de trabalho, todo setor que almeja contar com bons profissionais obrigatoriamente precisa buscar formas de capacitação à altura.

Nesse contexto, é interessante destacarmos algumas opções de qualificação profissional as quais visam elevar a qualidade da mão de obra ofertada. Estamos falando da formação continuada. Mas você já sabe, de fato, o que é formação continuada?

Muito popular na área da educação, engana-se quem acha que os cursos de formação continuada são restritos apenas para os professores. Isso porque atualmente há diversas opções de treinamento e capacitação profissional desse tipo nas mais variadas áreas do mercado de trabalho.

Sendo assim, confira abaixo tudo sobre formação continuada, onde fazer, como funciona e muito mais!

O que é formação continuada?

É muito comum o estudante planejar a seguinte linha de raciocínio: passar no vestibular, fazer um curso de graduação e posteriormente ingressar/focar no mercado de trabalho, almejando cada vez mais melhores empregos.

Contudo, muitos esquecem que, mesmo após a formação na graduação, é comum profissionais buscarem melhores colocações no mercado de trabalho por meio de treinamentos e cursos direcionados, denominados de formação continuada.

Em outras palavras, formação continuada nada mais é do que uma capacitação de curta duração, voltada exclusivamente para o aperfeiçoamento das diretrizes práticas da profissão, seja ela qual for.

Outra questão importante acerca da formação continuada é o seu intuito de atualizar os profissionais acerca das novas demandas do mercado de trabalho.

Com isso, são cursos que apresentam boa taxa de empregabilidade e são muito bem vistos por empresas e instituições de ensino.

Como funciona? 

Disponibilizada de forma gratuita e em todas as regiões do Brasil, a formação continuada integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego — Pronatec, e suas vagas são prioritárias para os brasileiros de baixa renda e os que são amparados por algum tipo de programa social.

Entretanto, a formação continuada não é exclusividade do Pronatec, isso porque há uma série de instituições de ensino (tanto universidades públicas quanto privadas) que oferecem esse tipo de capacitação. Desse modo, para quem tem condições financeiras, existe a possibilidade de pagar para fazer um curso de formação continuada.

Elaborados sob várias diretrizes, há opções de capacitação que exigem os mais variados graus de escolaridade, contemplando assim desde as pessoas que concluíram apenas o ensino fundamental até os que já tiveram a oportunidade de finalizar uma graduação.

Duração

Como se trata de várias áreas e vários níveis escolares, a duração desses cursos pode ser de 40 horas (para atividades técnicas mais simples) até 300 horas (como atividades de educação).

Eligis - teste vocacional e profissional

Formato das aulas

O formato das aulas pode ser presencial ou a distância, isso dependa da instituição de ensino e das características do curso.

Para exemplificar, geralmente as capacitações que envolvem áreas industriais (como mecânica de automóveis e construção civil) são ofertadas em aulas presenciais, até porque é preciso nesse contexto demonstrações práticas em laboratórios.

Já na formação continuada de professores, por exemplo, é muito comum as aulas serem inteiramente a distância, por meio de plataformas digitais.

Cursos de formação continuada

Por contemplar várias áreas do mercado de trabalho, a oferta de cursos de formação continuada é muito ampla, com mais de 500 possibilidades de capacitação profissional.

Envolvendo setores como hotelaria, serviço social, informática, tecnologia e educação, esses cursos são organizados/distribuídos pelo Pronatec em 12 grandes áreas:

  • Ambiente e Saúde;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.
formação tecnologia

Onde fazer?

Para quem deseja ingressar em uma formação continuada, é preciso ficar atento ao site das instituições de ensino que oferecem esses cursos, pois é lá que o edital é disponibilizado.

Oferecem formação continuada as seguintes instituições:

  • institutos federais de educação (conhecidos como CEFETs e IFETs);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial — Senac;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — Senai;
  • universidades públicas;
  • universidades privadas.

Formação continuada para professor

Como já mencionado acima, a formação continuada para professores é o curso mais comum e mais procurado nessa modalidade de capacitação. Isso porque a área da educação é um dos setores que mais demandam atualização, até porque constantemente precisam ser debatidas as formas de ensino que são praticadas no país.

Em vista disso, muitos professores (principalmente os que lecionam no ensino médio e no fundamental) buscam se manter atualizados por meio da formação continuada. Nessas ocasiões, o profissional visa essencialmente a readequação das técnicas pedagógicas, as quais sempre sofrem modificações conforme há avanço tecnológico e mudanças no perfil da sociedade.

Exemplificando, atualmente grande parte das escolas no Brasil tem em sua grade curricular atividades de educação que envolvem plataformas digitais. Há 20 anos, esse modelo de ensino era simplesmente inimaginável, já que o acesso à internet era bem menos popular.

Nos cursos de formação continuada, os professores aprendem a alinhar tecnologias digitais atuais com práticas pedagógicas de ensino.

Formação continuada: educação infantil 

Quanto mais capacitado/atualizado é um educador infantil, mais fácil as habilidades de uma criança podem ser trabalhadas e exploradas. É nessa perspectiva que a formação continuada voltada para a educação infantil atua.

Por isso, é fundamental que os professores que lecionam para crianças procurem sempre se manter atualizados, pois, dessa forma a qualidade da educação nas escolas será melhor e o profissional sem dúvidas também será mais valorizado pelo mercado de trabalho.

Portanto, agora que você já sabe o que é formação continuada, como ela funcionae onde procurar para fazer uma, fica mais simples de perceber que esse tipo de capacitação é bastante acessível para a população brasileira, principalmente por ser ofertado muitas vezes gratuitamente.

Vale relembrar ainda a relevância desse treinamento na área da educação, o que ajuda a manter o professor atualizado no quesito pedagógico.

O conteúdo explicando o que é formação continuada foi válido para você? Então veja agora dicas sobre perfil profissional e inserção no mercado de trabalho!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também