O primeiro contato entre empresa e candidato é por meio do currículo, ou seja, é a partir das informações presentes nesse documento que um futuro empregador vai ter as primeiras impressões sobre o profissional. O perfil profissional é uma forma diferente de apresentar as informações que estão no resumo profissional, e isso pode ser feito de dois modos: como uma lista ou com um breve texto. Além disso, ele geralmente tem um tamanho bem menor do que o resumo.

Extensivo 2023

Criar um texto de apresentação pessoal pode parecer uma tarefa bem simples, uma vez que não há alguém que nos conheça melhor que nós mesmos. Contudo, você pode facilmente cair na armadilha dos clichês, passando uma imagem de desinteresse ou de pouca criatividade.

Pensando nisso, elaboramos este texto para falar sobre o assunto e explicar o que você pode e o que não pode inserir no seu perfil profissional para valorizar seu currículo. Continue acompanhando o texto e veja também exemplos para você se inspirar! Boa leitura!

O que é perfil profissional?

Trata-se de um resumo da sua carreira contendo as informações mais importantes a fim de chamar a atenção do profissional de Recursos Humanos (RH). Esse é um tópico que tem o objetivo de facilitar a vida do profissional que está fazendo a triagem de currículo.

Afinal de contas, ao analisá-lo, o recrutador vai poder identificar se o candidato tem o perfil que a empresa está buscando para uma determinada vaga.

No perfil profissional, é preciso fazer uma apresentação de toda a carreira, resumindo as competências, habilidades e experiências anteriores. É, sem dúvidas, o momento de mostrar para o recrutador que você é o candidato ideal.

Perfil profissional para currículo

O perfil profissional certamente é um dos campos que mais tendem a provocar dúvidas na hora de preencher um currículo. Afinal, o que é preciso inserir nesse espaço? O fato é que se trata de uma das partes mais essenciais do documento, já que tem como propósito deixar explícitas — e de modo bem resumido — as principais realizações, habilidades, competências e pontos fortes do candidato.

Resumindo, então, o texto precisa mostrar aos recrutadores por qual razão você é o candidato ideal para determinada vaga, apresentando os motivos convenientes para consolidar a contratação. Para isso, as informações descritas devem ser bem distribuídas, e você tem que citar seus principais destaques como profissional.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como fazer?

Para construir seu perfil profissional, procure fazer uma análise detalhada da sua carreira incluindo, de modo bem sucinto, sua formação acadêmica, promoções, conquistas, principais habilidades e se tem disponibilidade para viagens e mudanças.

Considere que as partes que sugerimos aqui não são obrigatórias para a construção de um perfil profissional. Há ainda casos em que os idiomas podem ser indispensáveis, por exemplo. Pode acontecer, ainda, de o profissional não ter tempo de experiência suficiente para ter conquistado uma posição de destaque. Por esse motivo, é importante adequar essas sugestões à sua realidade. Veja alguns exemplos a seguir!

Formação acadêmica atual

Deixe claro qual é sua formação acadêmica mais atual. Descreva se você está cursando um curso tecnólogo ou se fez uma pós-graduação, por exemplo. Lembre-se de que o ideal é não passar de um parágrafo. Confira um exemplo:

Conquistas realizadas em seu percurso profissional

Essa é a hora de incluir o que você agregou com seu trabalho durante toda a vida profissional. Você pode descrever em termos percentuais alguma mudança relevante que afetou a empresa como um todo. Um exemplo:

  • Reduzi em X% os gastos com a compra de produtos, aumentando o lucro real do negócio em Y%.

Além disso, você pode descrever uma conquista a partir de melhoria de performance. Veja um exemplo:

  • Participei da implantação do sistema “Z”, que reduziu muito o tempo de processamento da folha de pagamento.

Posições de destaque

Aqui você pode incluir os reconhecimentos conquistados, como prêmios e promoções. No caso de promoções, não deixe de falar sobre o tempo que levou para alcançá-la. Caso inclua suas melhores competências e habilidades, elas precisam servir para demonstrar a conquista da sua posição de destaque. Confira um bom exemplo:

  • Fui promovido a Y depois de um ano como X, por ter alavancado um time de Z funcionários.

Disponibilidade para viagens e mudanças

É fundamental ressaltar se tem interesse em mudar de cidade, estado ou até mesmo de país. Diversas vagas podem exigir que os candidatos se desloquem e tenham disponibilidade de horário para trabalhar em vários turnos diferentes,. Veja um exemplo:

  • Tenho disponibilidade para mudanças para qualquer lugar do país e também exterior.
aperto de mão perfil profissional

O que colocar no perfil profissional?

É importante ter em mente que um recrutador leva geralmente menos de um minuto para avaliar um currículo. Diante disso, seu texto de apresentação precisa ser bem objetivo e curto. Além do mais, precisa ter palavras-chave que remetam ao seu propósito e à área de interesse.

Esse é o momento de destacar suas melhores competências, habilidades e conhecimentos. Trouxemos algumas informações que você precisa destacar:

  • o que você sabe fazer e, principalmente, o que se destaca fazendo;
  • grau de conhecimento atual;
  • conquistas anteriores;
  • disponibilidade de viagens, horários e mudança. 

O que não colocar no perfil profissional?

Tão fundamental quanto saber o que precisa ser inserido em seu perfil profissional é saber também o que precisa ser evitado. Para que você não cometa erros, fique atento às dicas abaixo:

  • jamais minta, pois as informações falsas são descobertas facilmente pelos recrutadores e você pode perder a oportunidade de assumir o cargo, além, é claro, de prejudicar sua imagem profissional;
  • evite termos muito subjetivos e generalizados e os famosos clichês ao citar uma qualidade sua, tais como “sou uma pessoa comunicativa”; “tenho facilidade em me relacionar com as pessoas”; “profissional proativo e responsável” etc.
  • mantenha o foco. Nunca diga algo como “estou disponível para trabalhar em qualquer departamento da empresa”. De início, pode até parecer que você é um profissional bem disposto a trabalhar. Mas um avaliador pode acabar entendendo que você está desesperado e não sabe realmente o que deseja como profissional.

Exemplos 

Veja, a seguir, alguns exemplos de perfil profissional para inspirar você!

Técnico em Enfermagem

Com curso técnico concluído em 2014 pelo SENAI. Tenho 3 anos de experiência em assistência à saúde em dois grandes hospitais. Adquiri experiência vasta com pacientes em diferentes estados de saúde. Disponibilidade de horário e de mudança para todo o Brasil e para o exterior.

Médico Veterinário

Experiência de mais de 8 anos em hospital veterinário. Vivência em caprino cultura e em suinocultura. Pós-graduação em Avicultura de Corte e Postura. Fui responsável pela elaboração de um projeto social para atender a animais de rua, no qual mais de 5 mil animais foram atendidos. Disponibilidade de horário.

Engenheiro de Produção

Possui 15 anos de experiência na indústria automotiva, atuando em todos os processos de projetos e de engenharia. Tem pós-graduação em Engenharia Automotiva pela USP. Responsável pelo desenvolvimento de projeto de Auditoria da Qualidade em uma empresa com mais de 5 mil colaboradores, com o qual conquistou algumas premiações. Disponibilidade para mudança para todo o Brasil e para o exterior.

Exemplos de perfis profissionais em formato de lista

Confira alguns exemplos de perfil em formato de lista a seguir!

Jornalista

  • Graduação em Jornalismo há mais de 5 anos pela Unesp;
  • Pós-graduação em Jornalismo Esportivo pela Cruzeiro do Sul Virtual;
  • Produtora de vídeos jornalísticos, elaboração de conteúdo e roteiros para sites;
  • Responsável pelo time de comunicação social de várias assessorias de empresas privadas e públicas;
  • Ganhadora do prêmio “Jovens Jornalistas”;
  • Disponibilidade para mudanças e viagens para todo o Brasil e exterior.

Engenheiro Agrícola

  • Engenheiro Agrícola pela USP há 8 anos;
  • Mestrado em Engenharia Agrícola pela Unicamp;
  • Responsável pela elaboração de um projeto de inseminação artificial em bovinos, tendo conquistado um aumento na produção de 30%;
  • Gerenciei um time de estagiários do curso de Agronomia em São Paulo;
  • Disponibilidade de mudança e de horário.

Mestre de obras

  • Ensino médio concluído em 2012;
  • Curso de mestre de obras em 2014 pelo SENAI;
  • Vivência de 2 anos em organizar equipes de colaboradores;
  • Capacidade de gestão de materiais e de insumos;
  • Prioridade na segurança dos profissionais;
  • Disponibilidade de horário.

Bom, você aprendeu a elaborar um bom perfil profissional. Uma questão fundamental é ter em mente que sua apresentação vai ser o primeiro contato com o recrutador e a primeira impressão que ele terá sobre você. Então, procure manter suas informações atualizadas e acompanhe as tendências do mercado para conquistar seus objetivos profissionais com sucesso!

E ai, gostou do texto? Quer enriquecer ainda mais a sua formação acadêmica para deixar seu perfil profissional mais robusto? Então não perca tempo e descubra qual é o melhor curso para iniciar sua carreira!

Extensivo 2023
Você pode gostar também