Viajar pelos céus e conhecer o mundo é o sonho de muita gente. Também é o seu? E se dissermos que dá para fazer isso e ainda ganhar dinheiro? Não é nenhuma promessa milagrosa! Basta ser um profissional de aviação. Quer saber, afinal, quanto ganha um piloto de avião?

Extensivo 2023

Essa profissão é muito admirada. Não é à toa que é uma das escolhidas pelas crianças como resposta para a famosa pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Entretanto, admiração não é o suficiente para escolher a carreira e ter sucesso nela.

Obviamente, aptidão e afinidade são os itens mais importantes, mas o valor da remuneração também deve ser considerado. Está pensando em pilotar por aí, mas não sabe se esse é um trabalho valorizado financeiramente? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quanto ganha um piloto de avião? 

Segundo dados do Anuários Brasileiro de Recursos Humanos de 2018, no Brasil, a remuneração média para o piloto de avião é de R$ 16.470.

Além disso, segundo informações do Instituto Brasileiro de Aviação, 66% dos pilotos recebem 11 mil reais, mais ou menos, e 5% ganham menos de mil reais. Geralmente, quem ganha valores mais baixos são os que trabalham em aviões particulares.

Contudo, como toda profissão, o salário varia muito de acordo com a região, o país, o ramo de atividade e a experiência do profissional. No caso do piloto de avião, o cargo ocupado também é decisivo na hora de estabelecer um valor para a remuneração.

Aliás, as companhias aéreas também são uma variável, pois algumas pagam mais e outras pagam menos. O piso salarial de um comandante gira em torno de 4 mil reais, e o de copiloto é de 3,5 mil reais, mas é interessante dizer que o salário médio no Brasil está acima desses valores.

Uma curiosidade é que o piloto de avião é o profissional que ganha melhor entre aqueles do ramo da aviação, como o engenheiro aeronáutico e os comissários de bordo. Só aí já dá para perceber que o faturamento é muito bom. A maioria dos pilotos de avião recebe valores extras, que ajudam a engordar o salário.

Quais são esses extras? Adicional noturno, periculosidade, horas de reserva, diárias e adicionais para voos em domingos e feriados, bem como as horas de voo.

pilotos de avião

Quanto ganha um piloto de avião comercial?

Antes de falar quanto ganha um piloto comercial, é preciso saber mais sobre o ramo de atuação. Esse profissional é aquele que pilota os aviões das companhias áreas e de grandes empresas. O salário dele pode variar entre 12 mil e 18 mil reais nas empresas brasileiras. Para o copiloto, a remuneração é de 8 mil reais, podendo chegar a 15 mil.

Como dissemos, o que faz o faturamento de um piloto de avião ser mais alto são os bônus, as gratificações e os benefícios oferecidos pelos empregadores. Como são muitos, o salário-base ganha valores bem consideráveis. Veja alguns deles:

  • planos de saúde e odontológico;
  • auxílio para creche;
  • seguro de vida;
  • vale-transporte;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • previdência privada.

Quanto ganha um piloto de avião internacional?

Se um piloto de avião no Brasil já ganha bem, imagine um de carreira internacional? Pilotar pelo mundo é um dos maiores desejos dos profissionais, sendo um cargo muito cobiçado entre eles. A remuneração está entre as maiores de todo o setor aeronáutico, girando em torno de 25 mil a 28 mil reais mensais.

Algumas companhias aéreas de outros países podem oferecer salários de até 100 mil reais. Já pensou? Esse valor é bem alto porque falta tripulação qualificada para o cargo, então a maneira de atrair bons profissionais é por meio de pagamentos mais volumosos.

Quanto ganha um piloto de avião nos Estados Unidos? 

Muitos profissionais das mais diversas áreas têm vontade de atuar nos Estados Unidos. Nesse país, a remuneração costuma ser alta, independentemente do tipo de serviço. Na aviação isso também acontece, e os ganhos de um piloto de avião nos EUA podem variar de 200 mil a 300 mil dólares por ano!

O mercado lá tem bastante demanda, pois os profissionais locais não são suficientes para ocupar todas as vagas. Além de ter um ótimo faturamento, essa é uma oportunidade incrível de crescimento na carreira, pois o acesso às tecnologias mais avançadas é facilitado.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como é a carreira do piloto de avião?

Primeiramente, é preciso se formar em um curso de piloto. É essencial que a escola seja reconhecida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Além disso, a carreira exige vários cursos para que o profissional esteja pronto para a atuação no mercado.

O requisito mínimo para ingressar no curso é ter 18 anos ou mais e ter se formado no Ensino Médio. Assim como na habilitação de carro, há disciplinas teóricas e práticas. As do segundo tipo só podem ser iniciadas depois que o estudante passar nas avaliações teóricas.

A carreira de piloto de avião é cheia de oportunidades de atuação, não apenas as que falamos neste post. Dá para ser piloto particular, de táxi aéreo, de aviões agrícolas, de aviões de paraquedistas e de aviões executivos. Inclusive, é possível ser instrutor de voo — isso tudo na parte civil.

Há ainda muitas possibilidades de atuação na área militar: pilotar caças, aviões presidenciais e outras aeronaves civis, aviões de tropas e de bombardeios. Para quem quer ser piloto de linhas aéreas de grandes empresas, as exigências são:

  • ter 21 anos ou mais;
  • ter licença de piloto;
  • ter cumprido o mínimo de 1.500 horas de voo;
  • no caso de carreira internacional, ainda é preciso incluir um segundo idioma, preferencialmente o inglês.

Saber quanto ganha um piloto de avião abriu os seus olhos para mais essa oportunidade de carreira? Saiba também que a profissão oferece muitas possibilidades de atuação no mundo inteiro, com ganhos bem expressivos. Vale lembrar que é preciso ter muita dedicação e disciplina para se capacitar e se encaixar nas exigências do mercado de trabalho. Todo esforço vale a pena para ganhar os céus por aí.

Já sabe qual profissão você vai chamar de sua? Ainda está em dúvida sobre qual é a sua vocação? Então aproveite que está por aqui e saiba o que é o teste vocacional e como ele pode ajudar você nessa escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também