Neste artigo, vamos apresentar tudo o que é preciso saber sobre teste vocacional. Você provavelmente já ouviu falar nessa ferramenta, que ajuda inúmeras pessoas a se desenvolverem no campo profissional. Aqui, vamos explicar alguns pontos principais sobre o teste, tirando suas dúvidas sobre seus fins e objetivos.

Extensivo 2023

Você encontrará informações sobre o profissional que pode aplicar o teste vocacional, os motivos de podermos confiar nos resultados apresentados e o funcionamento geral da técnica. Quem sabe esta não é o estímulo que você precisava para decidir qual curso fazer?

Fique atento e vamos lá!

O que é teste vocacional?

O teste vocacional é uma etapa do processo de orientação profissional e tem como objetivo ajudar uma pessoa a descobrir qual a carreira que mais combina com o seu perfil. Vamos entender melhor como isso é feito? ✍️

Bom, o teste de vocação é aplicado geralmente em formato de um questionário que engloba questões sobre sua personalidade, habilidades, aptidões, propósito, expectativas, entre outras.

Após finalizar todas as questões o teste trará as principais áreas que mais se encaixam no seu perfil profissional em ordem de compatibilidade, sempre levando em consideração as respostas fornecidas.

Caso a opção seja realizar o teste através de sessões com um profissional de orientação vocacional, em que o entrevistador usará recursos como diferentes testes de aptidão e personalidade, durará cerca de 50 minutos.

No entanto, se a escolha for realizar o teste vocacional online e gratuito, pode durar menos de 30 minutos.

O teste vocacional, além de ajudar jovens que acabaram de se formar no ensino médio, também pode ser muito útil para pessoas já ativas no mercado de trabalho, porém insatisfeitas com a atual profissão. Sendo assim, atingindo um público muito maior.

Profissionais ligados as áreas como Pedagogia ou Psicologia também oferecem esse tipo de serviço, que pode ser feito tanto presencial quanto virtualmente.

Como garantir bons resultados com o teste vocacional?

Existe uma ampla disponibilidade de testes na internet, em revistas ou mídias do tipo. Portanto, não perca tempo fazendo um teste qualquer. Dê preferência a portais que ofereçam qualidade em seu conteúdo e que se apresentem como fontes de informações confiáveis.

Outra maneira viável de garantir bons resultados é fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o resultado obtido no teste. Existem muitos conteúdos disponíveis sobre o assunto na internet que podem ajudar a ter mais evidências do que foi diagnosticado pelo teste vocacional.

Aqui no blog da Orientu você pode consumir diversos conteúdos gratuitamente sobre o assunto!

Com essas informações em mãos, você ainda pode fazer outras ações para trazer mais segurança na escolha da profissão. Entre elas, é recomendado que pesquise a fundo sobre os cursos e modalidades que surgiram como resultado do teste de vocação.

As páginas das próprias universidades e institutos de ensino é uma boa dica para obter mais informações, que também costumam ter descrições detalhadas sobre suas modalidades.

Uma outra questão também muito importante para que o resultado do teste vocacional seja confiável, além de escolher uma boa plataforma, é responder as perguntas com o máximo de sinceridade possível, assim as opções no final do teste serão ainda mais próximas do seu perfil.

O resultado é definitivo?

O teste vocacional é feito com um recorte de um momento em sua trajetória, sem ter o juízo de valor de uma atribuição definitiva. Ele dará indicações sobre as ocupações que mais combinam com seu perfil a partir do contexto apresentado.

Não se trata de um diagnóstico definitivo, pois estamos falando de algo muito complexo: as aptidões de um indivíduo.

O retorno dado pelo profissional também não será apenas de uma profissão como resposta. Os resultados de um teste vocacional para faculdade costumam vir com algumas opções possíveis, sendo representados normalmente em um gráfico 📈 de porcentagem sobre a influência observada.

Para entender melhor, é só pensar no caso de uma pessoa que faz o teste em momentos diferentes da vida, certamente os resultados diferirão, pois as pessoas mudam e adquirem outras aptidões e interesses ao longo do tempo.

Ainda assim, você não é obrigado(a) a escolher as profissões indicadas pelo teste. O indivíduo que escolhe esse serviço não está amarrado aos dados recebidos, podendo inclusive contrariar o resultado, escolher uma área de atuação completamente diferente e ainda sim satisfazer-se na vida profissional.

O teste funciona como um indicativo de suas aptidões, mas não encerra as possibilidades de atuação.

Por que fazer um teste vocacional?

Escolher uma área de interesse não é uma tarefa simples, principalmente para os jovens que acabaram de sair do ensino médio. Nesse momentos muitas incertezas surgem, a ansiedade aparece e isso pode atrapalhar na decisão de carreira.

Sendo assim, o teste vocacional pode auxiliar muito nesse momento. Veja aqui alguns dos motivos que levam alguém a fazer um teste vocacional profissional:

  • dificuldades em se decidir sobre qual curso de graduação escolher;
  • nos casos de dúvidas por uma área ou de outra, o teste dará dados para fazer uma escolha mais acertada;
  • insatisfação com o que está sendo estudado atualmente, é uma forma de evitar o conformismo e dificuldade de planejar mudanças. tão comum na vida dos profissionais;
  • caso não conheça muito o estado atual do mercado e os direcionamentos possíveis para as profissões já conhecidas, pode ser uma chance de se apropriar desses conhecimentos com a ajuda do teste;
  • ele é altamente indicado para quem se angustia por não conseguir fazer uma escolha adequada sobre seu trabalho, situação que pode gerar problemas para a vida do estudante;
  • confirmar uma escolha pessoal ou impressões a respeito de determinada carreira profissional;
  • serve como um estímulo para quem não vê perspectiva alguma no mercado de trabalho e nas profissões conhecidas, que sente que não exista um nicho com a sua cara;

Um teste vocacional é uma chance rara de olhar para si mesmo de uma maneira objetiva, levando você a conhecer mais sobre seus potenciais, habilidades etc.

Infográfico-O-que-é-teste-vocacional

Quem pode fazer um teste de vocação?

De maneira geral, qualquer pessoa interessada pode fazer um teste vocacional. Ele é mais indicado para quem esteja pelo menos no ensino médio ou acima disso, pois já está prestes a escolher um rumo para sua carreira.

Ao mesmo tempo, ele também é indicado para quem já tem alguma formação 🎓 , mas se sente perdido ou insatisfeito com o contexto atual de trabalho ou estudo.

Quando observamos as transformações do mercado de trabalho nos últimos tempos, é possível dizer de uma abertura cada vez maior sobre as diferentes possibilidades de atuação.

Antigamente, as profissões eram passadas de pais para filhos ou então havia poucas opções disponíveis para escolher um trabalho. Não havia necessidade de pensar sobre os caminhos a escolher na carreira, pois eles eram muito mais demarcados.

Atualmente, com o avanço das universidades e multiplicação das demandas, existe um oceano de escolhas possíveis para decidir . Ao mesmo tempo, as mudanças tecnológicas e econômicas acontecem em tal velocidade que fica difícil até mesmo acompanhar quais são as profissões em que você pode trabalhar e o caminho para chegar lá.

Sendo assim, o teste vocacional surge como um instrumento importante no sentido de alinhar as possibilidades com as expectativas e aptidões de cada indivíduo 😉. Muitos dos que se submetem ao teste chegam a indicações de ocupações que sequer sabiam existir.

É uma maneira interessante de conhecer quais são os trabalhos que têm demanda na sociedade e que, ao mesmo tempo, combinam com você.

Como funciona um teste vocacional?

Depende do caminho escolhido pelo estudante. Na internet, existem versões online do teste vocacional, que podem ser tanto gratuitas quanto pagas. Para os testes de vocação gratuitos, o que costuma-se exigir é que você faça um cadastro no portal em questão para poder ter acesso à área de teste vocacional.

Nesses modelos de teste, você responderá algumas perguntas, que podem ou não ter um tempo de duração e, a partir de suas respostas, o próprio site dará o resultado sobre suas aptidões.

Seja qual for a opção escolhida entre essas, lembre-se de levar a sério a realização do teste. Escolha um momento do dia em que esteja se sentindo bem e disposto, preferencialmente em um ambiente silencioso.

Ainda assim, recomenda-se que você responda à avaliação sem muitas pausas ou dividindo o processo em etapas. Para que você tenha resultados mais confiáveis, é bom prestar atenção a cada uma das perguntas e respondê-las honestamente.

O objetivo do teste de vocação, na verdade, é descobrir seus pontos fortes e a desenvolver e, a partir disso, buscar um caminho mais fácil e prazeroso no mundo do trabalho,

Já no caso dos testes presenciais, ele se baseia em uma ou mais conversas entre o profissional e o entrevistado, normalmente complementadas com recursos como questionários ou testes e inventários de personalidade.

Qual o objetivo do teste?

O principal objetivo do teste vocacional é inferir quais profissões mais combinam com suas aptidões, de maneira objetiva. Isso ajudará a decidir seu futuro, tanto do ponto de vista da formação educacional quanto na carreira em si.

Outro ponto importante é a questão do tempo para o estudante. Todos sabem que um curso de graduação dura em média quatro anos. Muitos alunos acabam se mantendo em cursos que não são muito satisfatórios para si mesmos 😕 e o fazem por diversas razões, como para agradar a pais e responsáveis.

Nesses casos, um teste vocacional pode ser de grande ajuda., pois ele representa um ponto de vista externo e profissional que pode ancorar uma decisão muito mais acertada para o jovem.

Como essa resposta virá de um ponto de vista científico e com dados, fica muito mais difícil de argumentar que o melhor caminho para os filhos é ser médico ou advogado, assim como os pais e os avós, por exemplo.

Sendo assim, um teste vocacional pode realmente fazer toda a diferença na experiência profissional do indivíduo. Podem ser economizados anos de frustração e arrependimentos futuros, principalmente quando há muitas dúvidas por parte do estudante sobre qual curso escolher.

O teste poderá dizer se você tem aptidões ou não para cursar aquilo que está pensando em fazer, facilitando essa difícil escolha e dando mais segurança para o estudante entrar no ensino superior.

Vantagens de fazer um teste vocacional

Neste tópico, listaremos algumas vantagens obtidas ao fazer um teste vocacional. Existe um proveito muito maior do que receber uma lista das profissões que combinam com você, sendo uma chance de se conhecer melhor a partir de um olhar externo e profissional. Aqui vão elas:

  • oportunidade de conhecer suas aptidões gerais e específicas, além das afinidades ou possíveis dificuldades no campo do trabalho;
  • revela o funcionamento sobre outros aspectos de sua personalidade que influenciam no ambiente de trabalho: como lidar com os afetos, modos de sociabilidade e interação interpessoal, atenção etc.;
  • ajuda a decidir onde investir seu processo de qualificação, qual curso de graduação escolher, especializações ou cursos de formação livre;
  • mapeia seus pontos fracos, o que pode ajudar a deixar de investir em ocupações que podem ser difíceis de serem seguidas;
  • caso esteja em dúvida entre muitas profissões, vai te ajudar a diminuir o escopo de suas possibilidades, dessa forma fica mais fácil de fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto;
  • te dá uma chance de conhecer melhor o estado do mercado de trabalho e quais são as profissões que estão se destacando para sua área de interesse;
  • através de perguntas indiretas sobre suas experiências presentes e passadas você obterá direcionamentos importantes sobre quais passos tomar para o futuro;
  • pode te ajudar a sair de um momento de crise e incertezas, apontando para características e potenciais acerca de si, dos quais muitos vezes o próprio estudante não se dá conta.

Teste vocacional X Teste de Aptidão

Existe uma diferença importante entre teste vocacional, teste de aptidão e orientação profissional. É possível que sejam utilizados como parte de um mesmo processo, sendo realizados por um mesmo profissional.

Quando falamos em teste vocacional, estamos nos referindo ao instrumento propriamente dito de investigação, normalmente feito a partir de um ou mais questionários.

Já no teste de aptidão, o foco está em identificar as habilidades presentes ou latentes em determinado indivíduo, que podem favorecer sua entrada em determinadas áreas do mercado de trabalho.

Funciona como um teste de personalidade, que levantará, a partir de um inventário de perguntas, pontos distribuídos em categorias como: trabalho com números, capacidades afetivas e inter-pessoais, proatividade, habilidade com informática etc.

Já a orientação profissional refere-se a um processo de aconselhamento psicológico, mais próximo da prática terapêutica comum. Nesse outro formato, o psicólogo investigará, do ponto de vista qualitativo, a partir de algumas sessões com o cliente, quais são as aptidões que mais se adéquam às suas potencialidades.

A orientação ocorre em um tom de conversa e pode produzir informações mais aprofundadas sobre a personalidade do cliente.

Mesmo no caso da simples aplicação de um teste vocacional, o profissional responsável o fará a partir de um olhar analítico e contextual.

Não se trata apenas de entregar um questionário para o estudante responder e depois conferir os resultados, se fosse assim era possível que a pessoa o fizesse sozinha. Além da aplicação em si, deve haver uma leitura e entendimento daquelas informações a partir do diálogo e da compreensão sobre quem é o cliente que está sendo atendido.

Com a leitura, você pôde perceber um pouco da história, do significado e a importância de um instrumento como o teste vocacional. A experiência de passar por uma avaliação como essa pode ser verdadeiramente transformadora na trajetória profissional de um indivíduo, portanto é evidente que ele tem uma utilidade, sem oferecer riscos ou problemas.

Dicas para realizar o seu teste vocacional

estudante fazendo teste vocacional

Como vimos até aqui, a realização do teste vocacional é muito importante para auxiliar em uma das principais tomadas de decisão da vida: qual carreira seguir.

Por esse motivo, trouxemos também algumas dicas valiosas para que o seu teste de vocação seja feito da melhor maneira possível, veja só:

  • Escolha um local silencioso para responder ao teste; 🙉
  • Evite distrações como redes sociais, televisão e conversas durante o teste; 📴
  • Responda as perguntas com calma, para isso, reserve alguns minutos do seu dia para se dedicar exclusivamente a isso; ✍️
  • Não omita informações sobre você, especialmente aquelas que você não gosta muito;
  • Responda as questões com honestidade para que o resultado seja certeiro.

Como funciona o teste vocacional da Orientu?

Você sabia que você pode realizar o seu teste vocacional grátis com a Orientu? Pois é! O nosso aplicativo possibilita uma experiência única e agradável para que você tenha uma primeira ideia dos cursos que mais combinam com o seu perfil. Para isso você vai precisar responder quatro perguntas, que são:

Quais atividades você gostaria que fizesse parte do seu trabalho?

Quais as suas matérias preferidas e que gostaria de continuar estudando na faculdade?

Quais as matérias você NÃO quer continuar estudando?

Quais as habilidades que você já possui?

Essas perguntas que compõem o nosso teste vocacional é chamada de Atividade de Compatibilidade com os Cursos (ACC), e é isso irá te ajudar nos quatro pilares que acreditamos serem essenciais para a escolha do seu curso e faculdade: autoconhecimento, descoberta, conhecimento e discernimento.

Além disso, após responder todas as perguntas e ter o resultado dos cursos mais compatíveis com o seu perfil, você poderá saber mais informações sobre cada curso clicando em “ver mais sobre este curso”. Demais, né? 💜

Faça agora o seu teste vocacional grátis

Depois de responder todas as perguntas da ACC, você terá uma lista de cursos que são compatíveis com o seu perfil profissional, podendo salvá-los para que você possa consultar quando quiser.

O teste vocacional da Orientu possui uma abordagem que une as melhores práticas de orientação profissional com a tecnologia. Para ter uma ideia, a nossa metodologia já ajudou mais de 1 milhão de pessoas em suas decisões profissionais, através de uma experiência única e que torna esse momento tão difícil em algo muito mais simples, prático e efetivo.

Agora que você já sabe o que é um teste vocacional, é hora de fazer o seu teste baixando o App totalmente grátis da Orientu! Com ele você encontra os cursos que mais se aproximam do seu perfil e torna essa etapa mais simples e certeira! 💜

Disponível para Android e IOS!

google play
apple store

Extensivo 2023
Você pode gostar também