Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus alterou consideravelmente as tradicionais relações comerciais e econômicas de todos os países. Tais mudanças impactaram em vários setores da indústria e, principalmente, no sistema educacional, que passou a receber muitos estudantes interessados nos cursos alinhados com as atuais profissões em alta.

Em vista disso, com o intuito de detalhar as áreas que hoje estão com muita demanda no mercado de trabalho, bem como aquelas que tendem a ser as profissões em alta no futuro, preparamos um conteúdo abordando tudo sobre os trabalhos e as carreiras mais promissoras.

Acompanhe e tenha uma boa leitura!

Profissões em alta em 2020

Primeiramente, é importante esclarecermos que o critério utilizado para classificar uma profissão como em alta é a sua elevada procura pelas empresas, indústrias e população em geral. Isso faz com com que o número de profissionais da área alcancem bons números de empregabilidade e retorno financeiro.

Dessa forma, em um aspecto global, as seguintes profissões despontam como líderes em mão de obra procurada.

Engenheiro de cibersegurança

As transações econômicas via plataformas digitais e em outras redes conectadas à internet cresceram consideravelmente em todo o mundo, essencialmente em 2020. Fato fez com que várias companhias fossem obrigadas a digitalizar seus processos devido à pandemia do coronavírus.

Por esse motivo, a demanda por profissionais que são especialistas em elaborar sistemas digitais menos suscetíveis a golpes cibernéticos está em alta.

Vale lembrar-se, ainda, de que o engenheiro de cibersegurança não se limita a planejar a proteção da empresa quanto a golpes financeiros, mas de tudo que se relaciona à internet, envolvendo a segurança contra vazamento de dados sigilosos e informações estratégicas.

Investidor day trade

Com a pandemia de Covid-19, várias pessoas perderam o emprego no mundo e foram forçadas a encontrar novos meios para a obtenção de dinheiro. Nesse contexto, pesquisas recentes mostram que uma profissão que vem crescendo em todos os países é a de investidor day trade.

Profissional que basicamente visa comprar ações baratas e posteriormente vendê-las por um preço maior, o investidor day trade tem o seu campo de trabalho fortalecido com o aumento da liquidez de dinheiro que circula nas bolsas de valores. Ou seja, é um ramo que está sendo muito beneficiado com esta pandemia.

Profissões em alta no Brasil

Focando agora no mercado brasileiro, as profissões em alta no Brasil são as seguintes.

Gestor de mídias sociais

O Brasil é um dos países que atualmente mais têm usuários ativos nas redes sociais (principalmente no Instagram e Facebook), e tal fator é decisivo para impulsionar uma profissão que surgiu há poucos anos: o gestor de mídias sociais.

Área responsável por controlar publicações, produzir conteúdos, promover campanhas de marketing e de cuidar da credibilidade digital de uma empresa ou, até mesmo, de uma pessoa famosa, o gestor de mídias sociais encontra no Brasil, hoje, uma enorme demanda, que evidencia essa área como sendo uma tendência no país.

instagram gestão de mídias sociais

Headhunter especialista na área de TI

A expressão em inglês headhunter tem a sua tradução como sendo um caçador de talentos, isto é, uma pessoa que se especializa em encontrar profissionais classificados como acima da média.

Dessa forma, como a área de Tecnologia da Informação também foi extremamente beneficiada com o aumento da digitalização das empresas no Brasil, fica cada vez mais difícil encontrar bons profissionais de TI desempregados. Por esse motivo, o headhunter especialista nessa área está bem valorizado no país.

Profissões em alta no futuro

Analisando agora os possíveis cenários para o futuro da sociedade e as suas respectivas relações econômicas e comerciais, as profissões que apontam como promissoras para o futuro são as que seguem.

Streamer

Profissão que ainda é pouco conhecida no Brasil, o streamer é a pessoa que realiza e organiza transmissões de conteúdos via plataformas digitais (como o Youtube e Twitch).

O interessante dessa área é que ela apresenta uma enorme variedade de conteúdos que podem ser transmitidos e atraem a atenção de muitos usuários, com destaque para os jogos digitais.

Eligis - teste vocacional e profissional

Gestor ambiental

Felizmente, as questões ambientais e acerca da sustentabilidade em geral do planeta são assuntos que a sociedade vem debatendo cada vez mais.

Tal movimento, além de reduzir os impactos ambientais no mundo, promove todas as profissões que se relacionam com a preservação do meio ambiente, como é o caso do gestor ambiental.

Profissões que estão em alta na crise

Considerando o cenário atual em que vivemos, isto é, com os efeitos econômicos e sociais da pandemia de coronavírus, as profissões que estão em alta na crise são as relacionadas a seguir.

Médicos/cientistas biológicos

A demanda por médicos e cientistas biológicos cresceu exponencialmente em todo o mundo no ano de 2020. Muitas pessoas interpretaram essa alta na demanda como sendo algo temporário. Contudo, já podemos afirmar com propriedade que essa área permanecerá em evidência, no mínimo, até a criação da vacina contra a Covid-19.

Logista digital

Mesmo passando por uma severa crise econômica, o setor lojista digital em geral (com ênfase nas áreas de eletrônicos, alimentos e cosméticos) cresceu absurdamente durante a pandemia.

Isso porque grande parte do comércio foi forçada a oferecer seus serviços de forma online, o que acabou aumentando a demanda de profissionais especialistas em organizar processos logísticos em plataformas e mídias digitais.

Portanto, após a leitura deste post, podemos concluir que grande parte das profissões em alta relaciona-se com a internet e os sistemas digitalizados. Para os estudantes que desejam ingressar nessas áreas, é essencial gostar muito de tecnologia e inovações, já que é um ramo bem dinâmico e flexível.

Este post, destacando as profissões mais valorizadas atualmente, foi interessante para você? Então leia agora sobre uma importante dica na hora de definir qual será o seu curso de graduação!

Você pode gostar também