Formação que atrai a atenção de muitos profissionais, engana-se quem acha que a pós-graduação em administração é procurada apenas por estudantes que fizeram a graduação em Administração. Isso porque essa pós (como veremos a seguir) pode ser útil para várias outras carreiras, principalmente as das áreas gerenciais.

Extensivo 2023

Procurada em sua grande maioria por pessoas que desejam ingressar mais qualificadas no mercado de trabalho, a pós-graduação em administração é oferecida em várias universidades do Brasil. Contudo, as suas especializações podem variar bastante conforme as trajetórias de pesquisa escolhidas pelos estudantes.

Afinal, você já sabe o que é pós-graduação em administração, onde estudar e possibilidades de carreira? Acompanhe e conheça!

Pós-graduação em Administração

Essa formação basicamente oferece aos profissionais a oportunidade de aprimorarem os seus conhecimentos em setores como logística, finanças, marketing e gerenciamento humano.

Com isso, já podemos perceber de cara que esse curso é bem abrangente e permite ao estudante obter uma ótima bagagem acerca da gestão empresarial.

Especializações em Administração 

Durante a graduação em administração, é possível que o aluno escolha qual será a sua especialização, ou seja, a parte da administração que ele tem mais afinidade e deseja aprofundar seu aprendizado.

Dentre essas possibilidades de especializações em administração, podemos destacar as seguintes.

Economia

Indicada para os profissionais que desejam atuar principalmente na tomada de decisão no mercado financeiro, os quais vão gerenciar e participar das estratégias de negócios que envolvem cifras e patrimônios em geral de empresas.

Contabilidade

A contabilidade é sugerida para aqueles que gostam da parte técnica financeira, mesclando, assim, conceitos de matemática financeira com os fiscais.

Marketing

Já a especialização em marketing é aconselhada para os administradores que têm boas habilidades de comunicação e que gostam de trabalhar com campanhas de publicidade, propagandas e tudo aquilo que envolve a difusão/divulgação do nome e da credibilidade da empresa diante do mercado e dos clientes.

Recursos Humanos

O setor de recursos humanos é voltado para os profissionais que se interessam por temas relacionados com a gestão de pessoas e de equipes e pelo modo como isso pode afetar na produtividade de uma empresa/instituição.

Eligis - teste vocacional e profissional

Pós-graduação em administração pública

Destacamos que grande parte dos estudantes que ingressam em um curso de pós-graduação em administração tem como objetivo principal melhorar a sua qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho.

Entretanto, há uma parcela que opta pela trajetória na carreira pública, focando na realização de concursos públicos (nível municipal, estadual e até federal), para se tornar servidor da parte administrativa.

Para esse perfil de profissional, é extremamente importante fazer uma pós-graduação em administração pública, onde ele aprenderá basicamente como funciona a máquina pública, desde a sua organização política até a execução de modelos financeiros.

Escolha de uma pós-graduação em Administração

A escolha dessa formação passa impreterivelmente pela definição do tipo de especialização que o estudante deseja ingressar. Com isso, é fundamental saber em detalhes o que cada especialização trabalha e quais as possibilidades de carreira que ela oferece.

Controladoria e finanças corporativas

Essa área lida, em geral, com estudos sobre otimização de recursos e estratégias contábeis que as empresas tomam, visando a alcançar uma gestão de finanças eficiente. Vale ressaltar que essa formação exige bons conhecimentos em matemática financeira e gestão tributária.

Inteligência de mercado

É talvez a especialização que é mais valorizada pelo mercado de trabalho. Isso porque ela é capaz de formar profissionais que realizam a leitura de cenários econômicos e tomam decisões estratégicas conforme os recursos da empresa.

Além disso, outro fato que ajuda a explicar a valorização dessa especialização é que essa área está presente em praticamente todos os negócios possíveis, já que não existe empresa que não precisa preocupar-se com o mercado concorrente, o momento certo para tomada de decisão de investimento e outros assuntos dessa ordem.

Comércio exterior e logística

Como o próprio nome sugere, essa especialização é aplicada à gestão administrativa de empresas e instituições que atuam e têm parceiros econômicos fora do país.

As possibilidades de trabalho para esse tipo de profissional são excelentes em empresas multinacionais e negócios em geral, que lidam com importação e exportação de produtos e serviços.

Vale frisar que é imprescindível o domínio de outras idiomas para o pós-graduado nessa modalidade, com destaques para as línguas inglesa e espanhola.

administradora pós graduação

Melhores Instituições 

Existem muitas faculdades no Brasil que ofertam essa pós-graduação, dentre as melhores podemos citar:

  • Fundação Getulio Vargas — FGV;
  • Universidade IBMEC — IBMEC;
  • Universidade de São Paulo — USP;
  • Fundação João Pinheiro — FJP.

Mercado de trabalho 

Sobre o mercado de trabalho, para os profissionais que desejam ingressar na iniciativa privada, as oportunidades podem aparecer em:

  • empresas que atuam no mercado financeiro;
  • indústria do comércio e logística;
  • negócios especializados em consultorias administrativas;
  • multinacionais.

Já para aqueles que optaram pela especialização na administração pública, as possibilidades de trabalho englobam:

  • aprovação em algum concurso público;
  • cargos comissionados em secretarias e ministérios.

Carreira do profissional 

Seja qual for a trajetória escolhida (pública ou privada), a carreira de um pós-graduado em Administração é muito promissora, tanto no quesito número de oportunidades disponíveis no mercado, quanto pelas possibilidades de remuneração.

Para aqueles que investem na iniciativa privada, é comum, após alguns anos de experiência, abrir o seu próprio negócio, passando a oferecer serviços especializados em consultorias administrativas. Já para os que vão para o setor público, a tendência é procurar subir de cargo conforme é o plano de carreira oferecido pelo concurso.

Portanto, após a leitura deste post, fica mais simples do estudante saber se tem ou não o perfil profissional exigido para o curso de pós-graduação em Administração. Cabe frisar ainda que essa formação, como explicamos anteriormente, tem várias especializações, as quais é essencial saber do que se tratam antes de decidir qual fazer.

Agora que você já sabe como é o curso de pós-graduação em administração, veja também as outras possibilidades de carreira como a Administração Financeira!

Extensivo 2023
Você pode gostar também