Seja para entender as dinâmicas do estado ou a organização entre as pessoas, as ciências políticas analisam a condução da sociedade com um olhar crítico, formando opiniões e auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Extensivo 2023

Como a política faz parte da vida de todos nós, trata-se de uma formação humana e com viés antropológico, filosófico e sociológico. Para você entender melhor sobre o assunto, elaboramos este post com informações relevantes. Confira!

O que é ciência política?

A ciência política pode ser entendida como uma área das ciências sociais, que se baseia na sociologia, filosofia, antropologia, psicologia social e economia, para compreender a formação política de uma nação e suas respectivas consequências.

Dessa maneira, cabe a ela analisar a condução política de um país, uma cidade ou um estado, influenciando no desenvolvimento de teorias que se aplicam na estrutura do poder. O foco é sempre a convivência pacífica entre as pessoas, assim como a criação de regras que auxiliem no seu bem-estar.

De uma forma geral, as ciências políticas estudam tudo o que está incutido nas estruturas do poder, tendo um papel preponderante na condução das instituições sociais, do sistema jurídico e também de ONGs, igrejas, partidos políticos e, também, nos fatores econômicos.

Assim, podemos afirmar que as ciências políticas fazem análises intelectuais e teóricas de tudo o que interfere nas ações do homem e das instituições que o representam, sempre com um olhar coletivo.

Na prática, os cientistas sociais elaboram teses e ainda participam de debates nos meios de comunicação, analisando os fatos, indo desde a eleição presidencial até o impeachment de determinado político.

A história das ciências políticas

A organização social existe desde a Antiguidade Clássica, período em que o ser humano criou mecanismos de poder para analisar e organizar o sistema político.

Por isso, as ciências políticas se originam com Platão e Aristóteles, com forte contribuição atribuída a Nicolau Maquiavel, autor do clássico “O Príncipe”.

No entanto, houve inúmeros autores que contribuíram com a formação das teorias políticas, cada um destinando determinada colaboração em diferentes períodos da história.

Podemos citar, ainda, Jean Bodin, Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu, Voltaire, entre muitos outros.

Mas o atual modelo de estudo teve uma forte influência após a segunda metade do século XIX, principalmente em razão do surgimento das ciências sociais.

Dentro desse contexto, o filósofo francês Augusto Comte, juntamente com o economista alemão Karl Marx e o filósofo e sociólogo Émile Durkheim, se aprofundou nos estudos. Abriram espaço para o surgimento da ciência política, termo atribuído ao historiador norte-americano Herbert Baxter Adams, em 1880.

Já no Brasil, desenvolve-se após a segunda metade do século XX, quando surgiram as primeiras análises da estrutura política e também da sociedade, como as elaboradas por Darcy Ribeiro.

ciencias politicas

O curso de Ciências Políticas

O curso de Ciências Políticas é uma graduação em nível de bacharelado na área de Humanas, com duração de quatro anos.

A formação é bem teórica e contempla disciplinas com forte influência da sociologia e antropologia. Veja algumas matérias obrigatórias:

  • Direito;
  • Políticas Públicas;
  • Política Externa;
  • Filosofia;
  • História;
  • Língua Portuguesa;
  • Ciências Sociais;
  • Economia;
  • entre outras.

Ciências Políticas: universidades

Geralmente, o curso de Ciências Políticas é oferecido como uma habilitação para quem faz Ciências Sociais, mas já é destinado como uma formação única, sendo recente no Brasil.

Por conseguinte, é possível você prestar o vestibular com foco em se tornar um cientista político. Veja algumas universidades que têm o curso no nível superior:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul;
  • Universidade de Brasília;
  • Universidade Federal de Minas Gerais.
Eligis - teste vocacional e profissional

Ciências Políticas: USP

Sendo a principal e mais conceituada instituição de ensino do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP)conta com um departamento específico de Ciências Políticas.

Nele, são ofertados cursos de pós-graduação para quem se forma em Ciências Sociais ou em outras graduações em Humanas.

Apesar de não existir uma graduação de Ciências Políticas na USP, é possível cursar uma pós-graduação com esse viés, sendo uma excelente maneira de aperfeiçoamento profissional.

Ciências Políticas: EAD

Para quem quer estudar no conforto de casa ou em qualquer local que tenha acesso à internet, tem a possibilidade de optar pelo curso de Ciências Políticas EAD.

Trata-se de um modelo com horários flexíveis e com uma rotina que se adapta a diferentes estilos de vida. Veja algumas das instituições que oferecem essa modalidade de ensino a distância:

O que faz um cientista político?

Um cientista político pode atuar em órgãos públicos no auxílio à gestão, prestando consultoria a partidos políticos, ministrando aulas, em pesquisas ou sendo comentarista em veículos de comunicação.

Por isso, quem quer seguir nessa área precisa ter um perfil profissional analítico, com olhar crítico e profundo conhecimento histórico, tanto da realidade brasileira quanto da mundial.

Afinal, o cientista político analisa os fatos de hoje e também os que ficaram marcados na história, ou seja, é preciso sempre se atualizar nos estudos.

Em campanhas políticas, que acontecem de dois em dois anos no Brasil, o cientista político elabora pesquisas e analisa as tendências de votos, destinando uma avaliação importantíssima para auxiliar nos planos de governo.

Mercado de trabalho

Sabendo-se que a política interfere na economia como um todo, esse profissional tem espaço em prefeituras, câmaras, empresas, escolas, partidos políticos, Assembleias Legislativas e, também, no governo federal.

Muitos cientistas políticos atuam como assessores políticos ou prestando consultorias que auxiliam nas tomadas de decisões.

O mercado é aberto ainda na área de pesquisas, principalmente para quem cursa Mestrado ou Doutorado.

Cientistas políticos podem criar um canal no Youtube, explicando e analisando os fatos, engajando o público.

Além disso, há espaço como comentaristas em meios de comunicação de massa, como rádio, TV ou jornal impresso, ou seja, trata-se de um mercado amplo.

Outro campo aberto é na área do magistério, podendo atuar como professor de Sociologia em escolas públicas ou privadas.

Como você viu, as ciências políticas podem ser uma excelente área em busca do sucesso profissional.

Mesmo lendo até aqui, ainda continua na dúvida sobre qual curso seguir? Então aproveite e faça, agora mesmo, o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também