A rotina corrida do dia a dia e as cobranças cada vez mais intensas do mercado de trabalho têm influenciado na saúde dos seres humanos. Assim, muita gente tem sofrido problemas de estresse, insônia, dores na coluna, entre outros. Essas situações que podem ser amenizadas por meio da massoterapia.

Extensivo 2023

Quem faz esse curso técnico atua justamente em diversas terapias que contribuem com a qualidade de vida das pessoas. Ou seja, é uma profissão importantíssima e com um ótimo mercado. Quer conhecer mais sobre ela? Então continue lendo!

O que é massoterapia?

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, massoterapia é um termo que corresponde às várias técnicas terapêuticas direcionadas à massagem.

Assim, é uma prática que visa ao combate de inúmeros males do corpo por meio dos toques em regiões que apresentam deficiências, como coluna, costas, braços, pernas etc.

Além do caráter de alívio das dores, as massagens também previnem doenças, principalmente as que atingem músculos e ossos.

Há, ainda, o aspecto estético da prática, pois a pele fica mais saudável e revigorante, sem falar no auxílio mental, como no combate ao estresse.

Dessa maneira, a massoterapia é uma atividade de extrema importância para a qualidade de vida dos cidadãos, sendo fundamental na realidade corrida e recheada de desafios.

Curso de Massoterapia

O curso de Massoterapia é uma formação técnica que pode ser concluída em até dois anos. Isto é, trata-se de uma boa oportunidade para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Ao longo das aulas, o aluno aprende as técnicas Orientais e Ocidentais de massagem, podendo exercer a profissão em clínicas, SPAs, resorts, clubes esportivos, assim como autônomo.

Outro ponto favorável é que as mensalidades são acessíveis, podendo ser parceladas ao longo dos 24 meses, com aulas práticas e teóricas, geralmente em um período do dia.

Grade curricular

Com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para transformar os estudantes em bons massagistas, a grade curricular da Massoterapia contempla disciplinas teóricas e práticas, apresentando as principais técnicas terapêuticas.

Em algumas instituições de ensino, também são apresentadas noções de empreendedorismo, com o objetivo de auxiliar os alunos a abrirem o próprio negócio, como uma clínica de massagens. Veja algumas matérias obrigatórias:

  • Cosmetologia;
  • Terapias Naturais;
  • Técnicas de Massoterapia Ocidental e Oriental;
  • Drenagem Linfática;
  • Técnicas Profissionais em Massoterapia; 
  • Aromaterapia e Cromoterapia;
  • Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Biossegurança e Segurança no Trabalho;
  • Massagem Terapêuticas.

Curso técnico em Massoterapia

De um modo geral, o curso técnico em Massoterapia é indicado para jovens que queiram obter uma fonte de renda por meio de uma atividade que cresce a cada dia.

Afinal, o ramo de estética, saúde e beleza é um que vem tendo um crescimento considerável na sociedade brasileira.

Ao se formar na área de massagens, o estudante estará apto a atuar em prol da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas, tendo um amplo leque de oportunidades.

Entre as aplicações das massagens, podemos citar o combate ao estresse, o alívio de dores e tensões, o relaxamento muscular, a melhora da flexibilidade, a redução da celulite e gordura localizada, a melhora da circulação sanguínea, entre outros aspectos positivos.

Ao longo das aulas, o estudante terá contato com diversos tipos de massagens.

Eligis - teste vocacional e profissional

Massagem terapêutica

Sendo a mais tradicional forma de massagem, a terapêutica atua principalmente como forma preventiva, além de ser muito útil no tratamento de dores tensões musculares.

Nas aulas, o aluno aprende conceitos e também pratica os movimentos em sessões ao longo do curso ou atendendo a comunidade.

Massagem relaxante

Essa técnica é, também, muito utilizada na prevenção e no combate de dores e contusões.

Além disso, é indicada no tratamento contra a insônia e o estresse. Ou seja, é um tipo de massagem muito procurado pelos pacientes.

Estética

Nesse aprendizado, o aluno que fizer o curso de Massoterapia terá contato com técnicas de massagem, tanto na face quanto no corpo, sempre com o auxílio de cosméticos.

Trata-se de um setor que necessita de uma parceria com o paciente, tendo em vista que hábitos saudáveis também devem ser priorizados.

massoterapia

Drenagem linfática

As aulas auxiliam no procedimento, que tem como objetivo eliminar os excessos de líquidos, ativando a circulação sanguínea.

A drenagem linfática ajuda, ainda, a desintoxicar o organismo, combatendo a celulite e o inchaço corporal.

Onde estudar Massoterapia?

Os cursos técnicos em Massoterapia estão disponíveis em inúmeras instituições de ensino Brasil afora.

Há aulas presenciais e também a distância, com ensinamentos por meio de vídeos.

No entanto, como o aprendizado necessita de prática para ser aprimorado, a dica é você sempre realizar os exercícios, seja em um familiar, seja em um amigo. Veja algumas opções:

  • Senac São Paulo (há polos em várias cidades no interior);
  • Colégio Brasileiro de Acupuntura, RJ;
  • Universidade Paulista — Unip;
  • Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino, Curitiba.

Perfil do profissional

Quem quer atuar como massoterapeuta deve ter um perfil profissional humanizado. Ou seja, o bom relacionamento interpessoal é imprescindível. Afinal, o atendimento será diretamente com o paciente.

Como as pessoas geralmente apresentam problemas de saúde, é preciso saber ouvir, ter boa comunicação e sensibilidade para cuidar. Empatia também é fundamental.

A transmissão de boas energias faz-se extremamente necessária, tão quanto o domínio das técnicas de massagem, tanto Orientais quanto Ocidentais.

Além disso, é muito importante ter força nas mãos e conhecimento da anatomia humana, assim como das causas de vários problemas que atingem as articulações e os músculos.

Como é o mercado de trabalho?

Sabendo-se que as pessoas estão cada vez mais tensas e com diversos problemas psicossomáticos, quem faz Massoterapia tem um amplo mercado para ser explorado.

Há oportunidades em vários locais, inclusive dentro das empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores.

Outro aspecto importante é que o profissional pode seguir carreira como autônomo, mantendo uma boa carteira de clientes ou, até mesmo, montando a própria clínica.

Além dos locais já citados, o profissional poderá atuar em hospitais e clínicas. O mercado está aberto e totalmente propício à prática.

Afinal, as pessoas estão preocupadas com o bem-estar e investem para melhorar a saúde. Portanto, quem faz Massoterapia consegue uma rápida colocação, gerando renda e crescimento profissional.

Você gostou dessa profissão ou ainda está na dúvida de qual curso fazer? Aproveite e faça o nosso teste vocacional, contribuindo com a sua escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também