Você gosta de observar e estudar o comportamento e o desenvolvimento humano e tudo o que envolve a sociedade? Curte entender sobre ciência política e como ela influencia nossa vida? Então o curso de Ciências Sociais pode ser para você!

Sabemos que o ser humano e a sua convivência em grupo é algo bem complexo. Por isso, esse curso gera tanto fascínio sobre as pessoas, pois visa compreender e encontrar soluções para os mais diversos problemas enfrentados pela sociedade. A contribuição do sociólogo é incrível, e nós falamos mais sobre isso neste post. Se ficou interessado em saber mais, continue a leitura e confira!

O que é Ciências Sociais?

Ciências Sociais é um ramo do estudo que engloba todos nós. Isso porque ela nos estuda como sociedade, nos analisa e propõe soluções para os problemas que enfrentamos e enfrentaremos. Ela é essencial para os dias atuais porque procura a compreensão das causas e efeitos do que ocorre no mundo.

O mais interessante é que essa ciência é composta por outras: Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas e outras, o que a torna tão rica. O profissional formado em Ciências Sociais analisa os hábitos dos mais diversos grupos sociais, incluindo características religiosas, organizacionais, econômicas, familiares e institucionais.

Ciências Sociais aplicadas

Talvez você não perceba, mas as Ciências Sociais estão por todo lugar. O estudo dos fenômenos da sociedade, como migração, movimentos políticos e conflitos sociais, são fundamentais e utilizados por diversas situações no nosso dia a dia.

Campanhas políticas, planos de desenvolvimento, projetos de urbanização, projeções sociais, entre tantas outras circunstâncias, são desenvolvidas com ajuda essencial das Ciências Sociais. Resumindo: se abrange o indivíduo e a sociedade, essa ciência está presente.

Eligis - teste vocacional e profissional

Ciências sociais ou Sociologia?

O bacharel em Ciências Sociais pode ser chamado de cientista social ou sociólogo. Sim, para ser sociólogo não precisa necessariamente cursar a graduação em Sociologia. Você pode fazer Ciências Sociais e escolher a habilitação em Sociologia.

A diferença entre os dois cursos é que o de Sociologia é mais focado nos assuntos que cercam a área dando ênfase ao comportamento humano e as estruturas da sociedade. Já a graduação em Ciências Sociais é mais ampla, tendo matérias que discutem outros assuntos tão importantes quanto, como a Antropologia e as Ciências Políticas.

Curso de Ciências Sociais

Se você quer cursar Ciências Sociais, saiba que a duração do curso é de 8 semestres, ou seja, 4 anos. A dedicação também deve ser grande e a leitura é algo rotineiro na vida do estudante e do profissional da área. Outro ponto importante é ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo sobre as questões sociais, políticas e culturais.

Entre as matérias obrigatórias na grade curricular do curso estão História, Psicologia, Metodologia, Filosofia, Economia, além das que envolvem os outros campos das ciências de que já falamos. Na parte prática, as aulas ensinam pesquisa de campo abordando coleta, análise e interpretação de dados.

Além do bacharelado, há também a habilitação em licenciatura, o que permite o profissional dar aulas em escolas. Para isso é preciso cursar as disciplinas de Didática Geral e de Psicologia da Educação. O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios tanto na licenciatura quanto no bacharelado.

Faculdades

Para escolher uma das melhores faculdades de Ciências sociais, é preciso levar em conta algumas considerações. Além de uma boa infraestrutura em salas de aula e professores capacitados, é fundamental que o curso seja reconhecido e aprovado pelo MEC (Ministério da Educação).

Somente assim você garante que seu diploma terá validade. Caso contrário, se o curso não tiver esse reconhecimento, todo o esforço durante os 4 anos de estudos será em vão, já que não poderá trabalhar na área.

Ciências Sociais USP

A USP (Universidade de São Paulo) é uma das quatro instituições de ensino superior mantidas pelo governo do Estado de São Paulo. Ela oferece o curso de Ciências Sociais no campus da capital. O aluno pode escolher entre o bacharelado nos turnos vespertino ou noturno e a licenciatura em tempo integral.

Ciências Sociais Unip 

A Unip (Universidade Paulista) é uma instituição de ensino superior privada que oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação. Ela não oferece o curso de Ciências Sociais, porém oferta o de Sociologia na modalidade de ensino a distância.

Ciências Sociais EAD 

Para quem não tem muito tempo ou acesso fácil a uma instituição para cursar a graduação presencial, a modalidade de ensino a distância pode ser a solução. Nela, o aluno não precisa se deslocar diariamente em horários fixos para estudar, pode fazer as aulas online de onde estiver conectado à internet.

O aluno só deverá se dirigir aos polos para fazer as avaliações e as disciplinas práticas, o que já ajuda bastante quem não pode estar todos os dias dentro de sala. Quanto ao diploma de Ciências Sociais EAD, não se preocupe. Ele tem a mesma validade do presencial, desde que seja emitido por uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os sociólogos e cientistas sociais é bem amplo e com diversas oportunidades. Diversas áreas contratam esses profissionais para realizar análises e pesquisas, sobretudo no ramo da educação.

Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais, partidos políticos, instituições de pesquisa e até mesmo o Governo Federal precisam dos bacharéis para os mais diversos cargos que acercam os conhecimentos das Ciências Sociais. Para os licenciados, há a possibilidade de ministrar aulas de Sociologia no ensino médio.

Ciências Sociais: salário

Como em qualquer profissão, o salário de um cientista social pode variar de acordo com a localização, o porte da empresa e a experiência do candidato. Em geral, um recém-formado pode ganhar 1.600 reais. Conforme a experiência, esse valor pode aumentar para 3.500 a 7.000 mil reais em um escalão intermediário, podendo chegar aos 10.000 no auge da carreira.

O curso de Ciências Sociais é uma ótima oportunidade para quem se interessa por tudo o que é ligado ao ser humano e seu comportamento em sociedade. Quem gosta de ler, pesquisar e observar sobre o assunto é um excelente candidato a essa graduação.

Ainda não sabe qual é a profissão que faz seus olhos brilharem? Fazer um teste vocacional pode ajudar. Confira o guia completo de como funciona e tire suas dúvidas!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também