“Loucura, loucura, loucura!”, diria um famoso apresentador de TV se tivesse que cursar Comunicação Social para exercer sua profissão. Comunicadores são pessoas que trabalham com rádio, televisão, publicidade, jornalismo e muito mais! Tudo no mundo, se você pensar bem, envolve comunicação.

Essa formação, portanto, diz respeito a preparar pessoas para atuarem não só em veículos de comunicação, do rádio à internet, passando pelas mídias impressas, mas em empresas, definindo a forma como elas se comunicam com o público.

Quer saber mais sobre essa grande área da Comunicação Social, quais são as melhores universidades e onde atuar depois de formado? Continue a leitura!

O que é Comunicação Social?

O nome Comunicação Social, na verdade, refere-se a vários cursos. Nas Ciências Sociais Aplicadas há cursos como Direito e Arquitetura, mas a área de Comunicação também está integrada. Ela se subdivide em:

  • Teoria da Comunicação;
  • Jornalismo e Editoração;
  • Rádio e Televisão;
  • Relações Públicas e Propaganda;
  • Comunicação Visual.

Nessas subcategorias o estudante pode se confundir na hora de escolher o curso. Algumas faculdades, como a UFRJ, optam por uma denominação única, com habilitação escolhida após o ingresso no curso. Outras, porém, já especificam a divisão na hora de ofertar as vagas. Nesses casos, o candidato escolhe entre Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e outros cursos.

O que eles têm em comum é o objeto de estudo: a comunicação em massa (mídia), com os mais variados objetivos (anunciar, informar, comunicar etc.).

Comunicação Social: curso

O curso de Comunicação Social pode ser encontrado com esse nome ou em uma de suas especificações. Pode ser que você ainda não saiba se quer ser editor de livros ou cinegrafista, tudo bem. Por isso, as faculdades oferecem um ciclo básico para se ter uma ideia da grandeza da área e de sua importância para a sociedade.

Geralmente são 4 anos de faculdade, com várias aulas em laboratório: fotografia, edição, audiovisual e outras. O curso é bastante prático

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Comunicação Social: faculdades

Onde você pode estudar Comunicação Social? Em praticamente todos os estados brasileiros. São mais de 1000 instituições que oferecem as diversas habilitações de Comunicação Social, e deve ter uma pertinho de você!

Separamos as melhores faculdades públicas reconhecidas e avaliadas pelo MEC com nota 5. Veja:

  • Universidade de Brasília (UnB) – Audiovisual;
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Universidade Federal do Ceará (UFCE) – Jornalismo;
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Publicidade e Propaganda;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Relações Públicas;
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Relações Públicas;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) – Jornalismo.

Também temos uma lista de faculdades particulares que têm Comunicação Social:

  • Faculdades Integradas São Pedro (FAESA), em Vitória (ES);
  • Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia (MG);
  • Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), em São Paulo (SP);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – Comunicação Digital, em São Leopoldo (RS);
  • Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON), em Porto Velho (RO);
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), no Rio de Janeiro (RJ);
  • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), em São Paulo (SP);
  • Universidade FUMEC, em Belo Horizonte (MG).

Comunicação Social UFRJ 

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ é referência na área. Ela oferece laboratórios dos mais variados: Iluminação para Cinema, Web-séries, Design Gráfico e Comunicação Digital em Rede são alguns deles. Só por aí já dá para ver que lá a formação é de excelência.

Existem as disciplinas do Ciclo Básico, comuns a todos os alunos de Comunicação Social e de Jornalismo: no mínimo 15 matérias nessa fase. Depois, o estudante faz apenas as específicas da habilitação escolhida:

  • Publicidade e Propaganda;
  • Produção Editorial;
  • Rádio e TV.

Veja as matérias obrigatórias do Ciclo Básico:

  • Antropologia e Comunicação;
  • Comunicação e Artes;
  • Comunicação e Filosofia;
  • Comunicação e Realidade Brasileira;
  • Comunicação e Economia;
  • Comunicação, Psicologia e Cognição 1;
  • Comunicação e Marketing;
  • Fotografia;
  • História da Comunicação;
  • Língua Portuguesa 1 e 2;
  • Linguagem Audiovisual 1 e 2;
  • Linguagem Gráfica;
  • Teoria da Comunicação 1, 2 e 3;
  • Sistemas de Informação.

Habilitação em Publicidade e Propaganda:

  • Direção Arte em PP;
  • Marketing para PP;
  • Pesquisa de Mercado e Opinião Pública;
  • Redação Publicitária 1;
  • Comportamento do Consumidor e Segmentação;
  • Mídia;
  • Planejamento de Campanhas;
  • Criação de Mídias Contemporâneas;
  • Criação Publicitária;
  • História da Propaganda;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Gestão Organizacional para Comunicação.

Habilitação em Produção Editorial:

  • Editoração;
  • Processos Gráficos;
  • Redação Técnica 1, 2 e 3;
  • Cálculo Custos de Matérias-primas;
  • Edição de Livros;
  • Marketing e Produção Editorial;
  • Expressão em Linguagens Digitais;
  • Layout Editorial;
  • Direito Autoral em Produção.

Habilitação em Rádio e TV:

  • Cinegrafia;
  • Edição de Trilha Sonora;
  • Produção Radiofônica;
  • Roteiro e Redação de Audiovisual;
  • Tecnologia da Produção;
  • Gravação e Mixagem de Áudio;
  • Produção de Audiovisual;
  • Computação Gráfica para Vídeo;
  • Direção de Audiovisual;
  • Edição de Imagem e Som;
  • Direção de Atuação.

Na UFRJ, alunos de todas as habilitações da ECO também devem cursar Legislação e Ética em Comunicação, além de participar de um Projeto Experimental na área escolhida, equivalente a um TCC.

Comunicação Social EaD 

O MEC hoje não tem reconhecido nenhum curso de Comunicação Social a distância, então tenha muito cuidado ao fazer a matrícula, pois essa é uma área atrativa e, no fim do curso, seu diploma pode não chegar.

Há opções para EaD em cursos de áreas afins, tecnólogos ou cursos livres, como:

  • Comunicação Institucional;
  • Artes Visuais;
  • Comunicação Empresarial;
  • Criação de Conteúdo
  • Marketing.

Também é possível encontrar cursos de pós-graduação EaD nas habilitações da área. Essa é uma forma de se especializar e se destacar na profissão escolhida.

Áreas de atuação

Como apontamos na introdução, as áreas de atuação do comunicador social são muitas. Por isso, destacamos algumas das possibilidades:

  • planejamento e execução de bens de informação (editoria e produção);
  • editoria de texto, áudio e imagem;
  • crítica de produtos culturais;
  • planejamento e desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • mídia gráfica, eletrônica e audiovisual;
  • pesquisa de mercado/comportamento do consumidor.

Mercado de trabalho 

Assim como as áreas de atuação são muitas, as ofertas de trabalho no mercado também são. Editoração, jornalismo e publicidade, por exemplo, estão em alta. Acredite: não é porque as mídias de papel estão mais escassas que as tarefas relacionadas a essas áreas perdem mercado, pelo contrário. Com o avanço da internet, ampliaram-se as formas de trabalhar com Comunicação Social — veja o caso do renascimento do rádio com os novos podcasts!

Comunicação Social: salário

Mercado aquecido = salários em alta. Há muita demanda para profissionais competentes, dispostos a acompanhar as novas tecnologias e a aprender. É claro que os ganhos são menores para quem acaba de sair da faculdade, mas à medida que vai fazendo nome no mercado e demonstrando profissionalismo, o profissional tende a ganhar mais.

Como são muitas frentes de atuação, vamos falar a média de algumas profissões, combinado?

  • Jornalista: R$ 3.181,00 (Glassdoor).
  • Produtor de vídeo: R$ 2.036,00 (Vagas).
  • Editor de vídeo: R$ 2.125,00 (Vagas).
  • Fotojornalista: R$ 3.459, 61, em empresa grande, nível pleno (TrabalhaBrasil).
  • Publicitário master: R$ 5.450,31, em empresa grande (TrabalhaBrasil).

Quem gostou do post faz barulho! A Comunicação Social é uma área bem ampla, quase igual a um programa de auditório: tem lugar para todo mundo! Tanto faz se você gosta de gravar vídeos na frente ou atrás das câmeras, se prefere escrever ou dirigir: a comunicação é muito ampla! O que importa é se comunicar! Se você está em dúvida sobre qual segmento é mais a sua cara, faça um teste vocacional e descubra!

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