Fazer um curso de Espanhol é a melhor opção para quem deseja dominar um dos idiomas mais falados no mundo. Ainda mais nós, brasileiros, que somos cercados de países que falam a língua, não podemos negar que essa é uma ótima ideia — sem falar das similaridades com o português.

Extensivo 2023

Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre esse curso. Ou seja, se você tem interesse no assunto, não deixe de conferir! Boa leitura!

Como é o curso de Espanhol?

Apesar de o estudo da língua ter uma base comum, principalmente para iniciantes, a realidade é que cada escola tem o seu método para ensinar espanhol. Isso é o que deve fazer toda a diferença na hora de atrair os estudantes, pois depende da motivação de cada um durante o aprendizado.

Em geral, a primeira etapa antes de começar os estudos é fazer um teste para avaliar o seu nível de conhecimento do idioma. Essa avaliação é feita por meio de uma prova escrita, oral ou personalizada.

Depois de entender o grau de domínio da pessoa, ela é encaixada em uma turma semelhante ou seguir com as aulas individuais. Em cursos presenciais ou a distância, isso é muito importante para disponibilizar os conteúdos adequados para cada aluno.

Então, as lições são iniciadas de forma gradual e seguindo a metodologia estabelecida por cada curso ou professor, até que o aluno consiga chegar ao nível fluente. Entre os pontos mais relevantes nessa trajetória, estão: aquisição de vocabulário, entendimento da gramática e treino da fala.

Curso de Espanhol online grátis

Quem acha que precisa gastar um bom dinheiro para aprender espanhol, saiba que não é verdade. Existem cursos gratuitos na internet, embora possamos adiantar que essas formações costumam ser mais genéricas e nem sempre atendem às necessidades individuais de cada estudante.

Mesmo assim, é uma boa oportunidade para ter contato com o idioma e evoluir um pouco no aprendizado. Confira alguns exemplos de sites onde é possível encontrar cursos de Espanhol grátis:

Outra alternativa é acompanhar canais do YouTube que disponibilizam esse tipo de conteúdo gratuitamente, seguindo um esquema de aulas sobre temas específicos. Alguns exemplos são: Spanish Sessions, Aula De, Tio Spanish e Educação Ativa Idiomas.

Curso de Espanhol pago

Se você puder investir financeiramente nas aulas, certamente vai encontrar mais opções de cursos de Espanhol. Há muitas escolas aqui no Brasil que ensinam o idioma, desde marcas nacionalmente famosas até pequenos negócios locais.

Os estudantes que preferem a praticidade do ensino online também não vão se decepcionar. Alguns cursos a distância oferecem aulas gratuitas para que o estudante conheça o método e avalie sua escolha antes de começar a pagar.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de Letras em Espanhol

Essa é outra opção, normalmente mais indicada para quem quer atuar na área e não somente aprender espanhol para outros fins. Os professores formados em Letras precisam escolher um idioma estrangeiro durante a faculdade como segunda habilitação — e a língua espanhola é um deles.

Nesse caso, o título conquistado ao final do curso de graduação garante que o profissional possa dar aulas, fazer traduções, revisar materiais, produzir conteúdos originais, entre outras atividades que demandam um alto nível de conhecimento.

Por conta disso, o estudo é mais intenso e leva cerca de 4 anos até a obtenção do diploma. Para ter certeza dessa oportunidade, é preciso pesquisar se a faculdade de Letras do seu interesse inclui o Espanhol como uma das possibilidades de formação.

Por que aprender espanhol?

curso de espanhol

Por último, vamos falar das principais razões para que você faça um curso de Espanhol e se dedique até adquirir a fluência no idioma. Aproveite para pensar sobre cada um dos tópicos a seguir!

Para viajar

Viagens internacionais estão entre os maiores desejos de milhares de pessoas. De fato, viajar e conhecer outras culturas é enriquecedor, além de garantir experiências memoráveis.

Para se ter uma ideia, mais de 20 países têm como língua oficial o espanhol, sendo que muitos deles estão ao nosso redor, aqui no Brasil. Logo, vale a pena conhecer ao menos um pouco do idioma para transitar entre esses lugares com facilidade.

Aliás, se você não domina tão bem o inglês, em diversos locais. é comum encontrar pessoas que falam espanhol — como nos EUA. Assim, a comunicação em qualquer lugar do mundo, às vezes, fica mais fácil, até pela proximidade com o português.

Para ter um diferencial no currículo

Outro bom motivo para investir no aprendizado é ganhar um diferencial a mais para o seu currículo e perfil profissional. Muitas empresas valorizam o domínio de uma segunda ou terceira língua, ainda que você não pretenda trabalhar fora do país.

Existem várias áreas que demandam esse tipo de conhecimento, e certamente o domínio do espanhol é capaz de abrir portas no mercado de trabalho, inclusive com a possibilidade de ter um salário melhor por conta disso.

Para consumir conteúdos estrangeiros

Essa é mais uma vantagem de conhecer bem uma língua: poder explorar uma infinidade de conteúdos, como livros, séries, filmes, músicas etc. É claro que muitos têm tradução, mas nada como não depender disso para consumir o que quiser, sem maiores dificuldades de compreensão.

Para fugir do “portunhol”

Saber falar espanhol é bem diferente do que ficar arriscando o famoso “portunhol”, que é como uma mistura de termos em português e espanhol. As diferenças são nítidas, e não dá para enganar, principalmente se você vai usar o idioma na vida profissional ou em ocasiões que demandam maior cuidado.

Enfim, se você nunca tinha pensado em fazer um curso de Espanhol, leve em conta todas essas considerações e aproveite a chance de dominar mais um idioma. Encontre a metodologia que melhor se encaixa na sua rotina e siga em frente com os estudos!

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog da Orientu, você encontra muitos conteúdos interessantes! Confira também um artigo especial para quem está pensando em planejar sua carreira profissional.

Extensivo 2023
Você pode gostar também