Nos últimos anos, várias graduações surgiram com a proposta de modernizar a formação dos jovens e prepará-los para atuar em novos e importantes segmentos do mercado, como é o caso do curso de Gestão da Qualidade.

Extensivo 2023

Mesmo sendo uma área tão indispensável para os mais diferentes setores comerciais e produtivos do país, essa função é desconhecida por muitos vestibulandos, em especial pela falta de conteúdos que abordem a formação e a carreira de um gestor (ou gerente) de qualidade.

Pensando nisso, preparamos este post especial, que vai abordar esses dois assuntos e ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o ramo. Preparado? Então, vamos lá!

O que é Gestão da Qualidade e qual a importância dela?

Gestão da Qualidade é um segmento profissional que, por muito tempo, foi associado à Administração e incorporado por ela dentro do mercado. Na verdade, porém, trata-se de uma área separada e com objetivos específicos.

Os profissionais que atuam nela são os responsáveis por acompanhar os processos envolvendo linhas de produção, ofertas de serviço, rotina de trabalhadores, realização de projetos e ações ambientais nas corporações — como indústrias, transportadoras, empreiteiras, comércio, varejo e órgãos públicos.

Esse monitoramento é feito não só para que elas se mantenham dentro das previsões de despesas e dos prazos de entrega do produto final, mas, também, para que:

  • estejam em conformidade com as leis de proteção ambiental;
  • cumpram políticas de sustentabilidade divulgadas na mídia e em materiais publicitários e/ou que tenham sido acordadas com parceiros comerciais;
  • evitem questões legais por conta de produtos e/ou serviços oferecidos com falhas, defeitos, problemas técnicos ou produção irregular;
  • garantam a aprovação junto às organizações de certificação de qualidade (como ISO, HACCP, ECOCERT e NBR).

Tudo isso mostra a importância da Gestão da Qualidade e coloca a área como um fator crucial para que as companhias tenham uma maior organização, capacidade de autoanálise e compromisso com a melhoria do funcionamento interno.

Isso as levará a um amplo crescimento, solidificando sua imagem, alcançando metas e estipulando objetivos de longo prazo para se tornar um negócio mais lucrativo.

Sistema de Gestão da Qualidade

Ao ser contratado para uma empresa, o profissional da área assume a gestão estratégica da qualidade dos processos e ações internos. Isso significa que, para atingir os objetivos que mostramos há pouco, ele deverá adotar métodos industriais ou corporativos de trabalho, os quais formarão um sistema de gestão de qualidade.

Esse sistema padronizará, nas matrizes e filiais da corporação, os procedimentos, regras e soluções para as demandas e metas que ela tem. Tudo a fim de garantir uma produção uniforme, eficaz e de bom desempenho.

o que é gestão da qualidade

Curso de Gestão da Qualidade

Há pouco, falamos sobre o que é a área de Gestão da Qualidade e os setores do mercado em que ela se encontra. Agora, vamos abordar como é a formação para quem deseja seguir essa carreira. Fique atento!

Tem interesse em ser um gestor de qualidade? Então, o primeiro passo é fazer um curso de Gestão da Qualidade. Ele dura entre um e dois anos, dependendo da instituição de ensino, e tem disciplinas como:

  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Projetos;
  • Ferramentas da Qualidade;
  • Mapeamento de Processos;
  • Integração de Sistemas de Gestão.

Vale mencionar que essa graduação é do tipo tecnológico. Ou seja, ela é uma qualificação acadêmica que o prepara para trabalhar com atividades específicas de determinadas organizações.

É por esse motivo que o seu campo de atuação é mais delimitado, quando comparado ao de uma graduação do tipo bacharelado, por exemplo — que é mais ampla, capacitando o aluno para diferentes segmentos de atuação.

Segundo dados do Ministério da Educação, há 93 instituições de ensino que oferecem esse curso no Brasil, sendo que, desse resultado, 89 são faculdades particulares. Ou seja, elas dominam a oferta.

Pós-graduação

Recebeu seu diploma de tecnólogo? Pois você já poderá dar o próximo na sua formação: fazer uma pós-graduação em Gestão da Qualidade.

Isso é essencial para quem deseja alavancar a carreira, ocupando cargos de comando nessa área, sendo responsáveis por mais atribuições e lidando diretamente com as organizações nacionais e internacionais que avaliam e concedem certificados de qualidade às empresas.

Ah, e se você não sabe, dá para cursar dois tipos de pós: a especialização e o MBA. O primeiro desenvolve as suas competências em uma atividade particular do ramo (projetos, recursos, pessoas, serviços, questões ambientais etc.).

Já o segundo o aprofunda nos sistemas de gestão e na coordenação deles dentro das companhias, seja em pequena, seja em larga escala.

Eligis - teste vocacional e profissional

Gestão da Qualidade EAD

“Já entendi como é a formação na área. Porém, é possível cursar Gestão da Qualidade EAD?”. É natural que você esteja se perguntando isso. Afinal, cada vez mais, os jovens têm buscado por cursos a distância, pois eles são dinâmicos, permitem uma maior flexibilidade de tempo e encaixam com facilidade na rotina de trabalho e pessoal.

Não é à toa que o Censo EAD 2018, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância, apontou que já existem 2.358.934 estudantes brasileiros nesse formato.

Por isso, saiba que a resposta é “sim”. E o melhor: dá para estudar remotamente tanto na graduação quanto na pós-graduação, pois muitas faculdades oferecem ambas as opções para quem deseja ter um currículo mais completo e competitivo.

Mercado de trabalho

No primeiro tópico, você viu que o tecnólogo em Gestão da Qualidade pode atuar em uma boa diversidades de companhias, mesmo que elas tenham nichos de mercado bem diferentes entre si, indo desde a fabricação de comida orgânica até órgãos vinculados aos governos municipal, estadual e federal.

Devido à fácil empregabilidade e à baixa disponibilidade de profissionais com formação superior na área, quem escolhe esse segmento pode esperar uma boa faixa salarial.

Para se ter ideia, os dados do portal Vagas apontam que o gestor de qualidade ganha, em média, R$ 6.947,00, embora os rendimentos deles possam ultrapassar os R$ 11.000,00 em muitas empresas.

Como mostrado, a Gestão da Qualidade envolve atividades específicas e aprofundadas para aumentar a produtividade da empresa, aperfeiçoar o produto/serviço final e evitar falhas internas, custos extras e problemas ambientais. 

Justamente por isso, essa função é cada vez mais crucial para as indústrias e corporações. Portanto, vale a pena conhecer mais sobre a formação e investir nela como futura carreira.

E já que estamos falando sobre gestão, aproveite para conhecer outros cursos voltados para esse mesmo objetivo, como os de Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Pessoas e Gestão de Empresas!

Extensivo 2023
Você pode gostar também