A entrada para o mercado de trabalho pode ser antecipada por meio dos cursos técnicos que mais empregam no Brasil. A formação é profissionalizante e qualifica os jovens adequadamente.

Extensivo 2023

Se você está interessado em mergulhar nessa realidade, vamos mostrar dicas incríveis ao longo deste post, inclusive abordando os tipos de cursos mais procurados. Confira!

Qual é a importância do curso técnico?

Além de ser concluído em um tempo bem menor em comparação à faculdade e, ainda, com um custo reduzido, o curso técnico oferece uma formação totalmente voltada ao mercado de trabalho.

Dessa maneira, os alunos já saem com o currículo pronto para conquistarem um emprego, gerando renda e sendo a porta de entrada para uma profissão.

Assim, muita gente faz um curso técnico e utiliza o dinheiro arrecadado com o trabalho para custear uma futura faculdade, melhorando a qualificação e as oportunidades.

Como a área de cursos técnicos é bem abrangente, há opções para estudantes de diferentes perfis. Ou seja, certamente você conseguirá encontrar um ramo de atividade que esteja sintonizado com os seus ideais de vida.

Trata-se de um diferencial. Afinal, quem chega à universidade após ter concluído um curso técnico tem mais experiência e conhecimentos que serão fundamentais na qualificação superior.

Além disso, é uma forma de o estudante fazer uma autoavaliação sobre determinada profissão, aspecto que ajuda imensamente na escolha do curso superior. Isso quer dizer que as chances de iniciar uma faculdade e concluí-la aumentam consideravelmente.

Afinal, o aluno terá mais certeza sobre o que realmente quer, pois a vivência na teoria e na prática ajudará na busca por uma escolha definitiva.

Quais cursos técnicos mais empregam?

Os cursos técnicos que mais empregam variam de época para época, pois são reflexo do mercado de trabalho.

Na segunda década do século XXI, estão em alta as formações sintonizadas com a tecnologia da informação, a saúde, o meio ambiente, a comunicação, o marketing, a beleza, o comércio, a logística, a eletrônica e a mecânica.

Para você conhecer o que se aprende em alguns deles, fizemos uma seleção especial, com o objetivo de ajudá-lo nessa escolha. Vamos a eles!

Eligis - teste vocacional e profissional

Técnico em enfermagem

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros abriu um vasto mercado para quem faz o curso técnico de enfermagem. Com as pessoas vivendo mais, o profissional é imprescindível para auxiliar no dia a dia.

As aulas abrangem desde anatomia até disciplinas mais práticas, como ensinamentos voltados à reanimação ou a como fazer curativos, entre outras inúmeras disciplinas.

Quem se forma nessa área pode escolher vários locais para trabalhar. A atuação é ampla, passando por hospitais, clínicas particulares, home care, laboratórios de análises etc.

Inclusive, o técnico em enfermagem pode fazer uma faculdade na área, podendo chegar ao posto de chefe de equipe, com salários bem atrativos.

Técnico em informática

A revolução digital fez com que todas as profissões necessitassem de computadores para dar conta das demandas diárias. Assim, o técnico de informática tem trabalho de sobra.

Ao concluir esse curso técnico, o aluno terá conhecimentos para destinar manutenções nos micros desde hardware até software. Atua, ainda, com redes, servidores, impressoras e todo o universo dos computadores.

O crescimento do home office também abriu um excelente mercado de trabalho para o técnico de informática, ou seja, é um dos cursos técnicos que mais empregam na atualidade.

Técnico em estética

curso técnico estética

Sabendo-se que o setor da beleza é um dos que mais cresce no país, o técnico em estética obtém uma formação que abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Após a conclusão do curso, é possível atuar em clínicas, salões de beleza e espaços diferenciados voltados não só à beleza como ao bem-estar,

Além disso, muitos alunos se tornam empreendedores e abrem os próprios negócios, conquistando clientes e credibilidade. As aulas abrangem desde ensinamentos da área, como limpeza facial, indo, até mesmo, a conceitos de gestão.

Técnico em meio ambiente

A legislação ambiental criou várias exigências que as empresas precisam cumprir desde a inserção de filtros até o replantio de árvores.

A elaboração de projetos sempre precisa desenvolver práticas na área, o que faz o segmento crescer a cada dia, principalmente em razão da necessidade da preservação dos recursos naturais, que são finitos e essenciais à vida.

Por isso, o técnico de meio ambiente pode trabalhar em muitas áreas, de indústrias a postos de combustíveis, passando por propriedades rurais e serviço público.

Técnico em marketing

As empresas estão cada vez com mais presença na internet, engajando o público e vendendo seus produtos.

O técnico em marketing vai atuar em campanhas nas redes sociais, na análise dos resultados por meio das métricas e também em divulgação em espaços físicos.

É uma formação técnica totalmente atual e com inúmeras vagas, inclusive com a possibilidade de home office.

Técnico em logística

A otimização do tempo e o aumento da produtividade são requisitos valorizadíssimos pelas empresas. Diante disso, o técnico em logística tem um papel estratégico.

É esse profissional que vai ajudar no cumprimento dos prazos nas entregas e, também, na organização interna dos colaboradores.

Técnico em desenvolvimento de aplicativos

Com mais celulares e smartphones do que habitantes, o Brasil é um excelente mercado para profissionais que desenvolvem aplicativos, assim como gamers.

Portanto, o técnico da área pode obter várias oportunidades de trabalho com rendimentos atrativos, sendo um dos cursos técnicos que mais empregam no país.

Outros cursos técnicos que têm ótima empregabilidade são os de edificações e administração.

Onde fazer um curso técnico?

Além dos cursos citados, existem muitos outros que estão em alta no mercado de trabalho.

No momento de escolhê-los, observe qual é o seu perfil, faça uma autoanálise e pesquise sobre a instituição de ensino. Avalie o valor das mensalidades e, também, a carga horária.

Para você se inspirar, selecionamos algumas instituições que oferecem diversos cursos técnicos. Veja!

  • Instituições do sistema S (Senac, Senai e Senat);
  • Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (Etec);
  • Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET);
  • Colégios técnicos industriais vinculados à Unesp;
  • Colégios técnicos municipais e estaduais.

Como você pôde perceber, há vários locais para estudar, inclusive gratuitos. Ou seja, se você quer destacar-se no mercado de trabalho antes de fazer uma faculdade, vale a pena escolher os cursos técnicos que mais empregam, valorizando sempre as suas aptidões e atividades que dão prazer.

E aí, gostou de seguir esse caminho ou ainda continua na dúvida? Aproveite e entenda melhor sobre o que é teste vocacional para obter uma escolha certeira!

Extensivo 2023
Você pode gostar também