Se você é criativo, tem um talento especial para desenhar, mas quer alinhar essas habilidades com a paixão pelas Ciências Sociais Aplicadas, o curso de Desenho Industrial pode ser uma excelente escolha para seu futuro profissional!

E para ajudá-lo a conhecer mais sobre essa área de formação, as disciplinas e todas as possibilidades que o mercado oferece, preparamos este conteúdo especial. E aí, pronto para descobrir mais sobre a carreira em Desenho Industrial? Então, continue a leitura e fique bem informado!

O que é Desenho Industrial?

Sabe o que um equipamento industrial, um móvel e aquele item que encontramos nas prateleiras das lojas podem ter em comum? Nós respondemos para você: antes de chegar ao mercado, ou mesmo à linha de produção, todas essas as opções passaram pela prancheta de um desenhista industrial.

Na prática, o Desenho Industrial é a área responsável por elaborar os projetos de novos produtos — ou melhorias para os já existentes — e indicar formas, medidas, proporções e escalas, além de sugerir o material utilizado nos processos de fabricação.

Para isso, o profissional da área deve utilizar conhecimentos de design, estética e funcionalidade para alinhar os objetivos da empresa às necessidades do público consumidor.

Como funciona o curso de Desenho Industrial?

Antes de apresentarmos algumas das principais disciplinas do curso de Desenho Industrial, é importante saber que, dependendo da faculdade escolhida, existem duas formações diferentes:

  • o bacharelado, com uma média de quatro anos de duração;
  • a formação em tecnologia, que pode durar de dois a três anos.

Independentemente da opção selecionada no momento da inscrição, é importante esclarecer que qualquer uma dessas formações pode garantir sua entrada no mundo profissional. Além disso, ambas oferecem conhecimentos relativos às áreas de Design de Produto, Arquitetura, Engenharia e Comunicação.

A seguir, você vai poder conferir uma listagem com algumas das matérias que podem ser oferecidas na grade curricular da faculdade de Desenho Industrial. Veja só:

  • Cálculo;
  • Geometria Plana e Espacial;
  • História da Arte e do Design;
  • Produção Industrial;
  • Desenvolvimento de Projetos;
  • Princípios e Sistemas Mecânicos;
  • Desenho Técnico e de Observação;
  • Análise de Materiais
  • Computação Gráfica;
  • Ergonomia do Produto.

Outra parte relevante do currículo acadêmico é a realização das aulas em laboratórios e oficinas. Além de promover a realização de projetos individuais e em grupo, essas atividades são de extrema importância ao estimularem a aplicação prática da teoria aprendida em sala.

A carreira do profissional de Desenho Industrial

Por reunir conhecimentos de diferentes áreas do mercado — tanto exatas quanto sociais —, a carreira do desenhista industrial é repleta de oportunidades de atuação.

Após a conclusão do curso superior, o profissional pode optar por dois segmentos diferentes: projeto de produto ou programação visual. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Projeto de produto

Com foco em desenvolvimento de protótipos, análise de materiais e elaboração de itens diversos, esse ramo do Desenho Industrial tem o objetivo de apresentar produtos que alinhem a estética e a usabilidade.

Dessa forma, o profissional pode atuar na indústria de móveis, de eletroeletrônicos, de equipamentos para indústrias ou mesmo na criação de itens para decoração de casas e escritórios.

Programação visual

Mais ligada às áreas de Publicidade, Marketing e Artes Visuais, este segmento é voltado, principalmente, à criação da identidade visual das empresas de modo geral.

Em seu dia a dia, o profissional pode desenvolver logotipos, participar da criação de materiais publicitários, trabalhar com design de embalagens ou na área de web design, que oferece boas oportunidades.

Independentemente da especialização escolhida, o desenhista industrial terá a possibilidade de atuar diretamente com especialistas de diferentes áreas, como designers, engenheiros mecânicos e engenheiros de materiais. Assim, é possível obter uma formação integrada e uma ampla gama de conhecimentos que vai além da sua formação superior.

Para descobrir qual dessas áreas está mais ligada às suas habilidades, o segredo é prestar bastante atenção às aulas, conversar com os colegas, professores ou profissionais que já atuam no mercado e podem ajudar tirando dúvidas ou com dicas relevantes.

O mercado de trabalho na área de Desenho Industrial

O mercado de trabalho para desenhistas industriais é bastante competitivo, mas, ao mesmo tempo, repleto de boas oportunidades. O segredo é exercitar a criatividade, dedicar-se aos projetos e manter a calma para lidar com os prazos e pressões típicos da rotina de trabalho.

Mesmo antes de conquistar o diploma, o futuro profissional pode buscar estágios e estabelecer os primeiros contatos com o dia a dia da profissão. E, uma vez formado, é possível encontrar vagas em empresas de diferentes segmentos, de pequeno, médio ou grande porte.

É importante ressaltar, porém, que muitas companhias acabam optando por agregar as funções de Desenho Industrial às atribuições de outros profissionais, restringindo o número de contratações de especialistas na área. Por isso, para se destacar na carreira, é essencial ficar de olho nas tendências e principais mudanças do mercado!

Além disso, existem outras iniciativas que podem ajudar os profissionais a enriquecer seus currículos e garantir melhores oportunidades no futuro:

  • investir em cursos de especialização, como mestrados, pós-graduações e MBAs;
  • aprimorar os conhecimentos em outros idiomas, principalmente o inglês;
  • desenvolver novos conhecimentos ligados à informática e novas tecnologias;
  • participar de eventos como congressos, feiras e workshops;
  • estabelecer um bom networking com outros profissionais da área.

Desenho industrial: salário

No Brasil, a média salarial de um desenhista industrial gira em torno de R$ 2 mil por mês. No entanto, esse índice pode apresentar variações consideráveis de acordo com o tempo de experiência, região do país e perfil da empresa empregadora.

Agora que você já está por dentro do curso e das possibilidades de crescimento da carreira de Desenho Industrial, já está pronto para fazer a sua escolha profissional? Então acesse o blog da Orientu, aproveite para conhecer mais sobre o universo das faculdades e confira algumas dicas que vão dar uma força extra à sua vida acadêmica!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também