Vários jovens gostam de se exercitar, praticar malhação, integrar clubes de ginástica e/ou fazer (e acompanhar) diferentes esportes. Caso pudessem, ficariam imersos nesse universo boa parte dos dias sem sequer perceberem as horas passarem!

Extensivo 2023

Porém, para muitos, é apenas na época do vestibular que eles se dão conta de que essa paixão pode se tornar também a profissão que vão exercer caso escolham uma graduação em Educação Física. No entanto, como é de se esperar, essa decisão também traz incertezas.

Afinal de contas, é preciso conhecer a fundo a área e o mercado de trabalho antes de segui-la como carreira, não é mesmo? Por essa razão, elaboramos um post com diversos detalhes do curso, das habilitações existentes (bacharelado e licenciatura) e das atividades que você pode exercer ao se formar. Acompanhe e saiba tudo!

O que é Educação Física?

A Educação Física é um campo de estudo dentro da saúde — assim como Medicina, Psicologia, Nutrição, Odontologia etc. — que se dedica ao aprendizado do funcionamento do corpo humano e à elaboração de métodos práticos que contribuam diretamente para o desenvolvimento físico e motor das pessoas.

Afinal, as práticas esportivas e os exercícios corporais não proporcionam apenas mais condicionamento, o alcance da hipertrofia e uma maior resistência. Elas vão muito além, pois impactam positivamente o funcionamento do organismo, o bem-estar e o humor, a reabilitação de pessoas com problemas motores e contribuem até mesmo para um envelhecimento mais sadio.

Educação Física: curso

O curso de Educação Física dura quatro anos, pode ser ofertado tanto em meio período (matutino, vespertino ou noturno) quanto em período integral — dependendo da instituição de ensino — e conta com dois a quatro estágios supervisionados obrigatórios.

Outra característica é a grade curricular, que traz muitos conteúdos relacionados à fisiologia e à motricidade do corpo humano, às práticas esportivas e aos processos avaliativos de desempenho físico. Veja, abaixo, algumas delas:

  • Medidas e Avaliação da Atividade Motora;
  • Treinamento Desportivo Avançado;
  • Ritmo e Dança; 
  • Aprendizagem Motora;
  • Bases Fisiológicas da Educação Física;
  • Nutrição Aplicada à Educação Física;
  • Ginástica Geral;
  • Biodinâmica do Corpo Humano.

Para completar, a graduação na área pode ser feita de três formas diferentes de acordo com a atuação profissional que o acadêmico deseja ter no futuro. A seguir, falamos melhor sobre elas e as diferenças que têm entre si.

Educação Física licenciatura

A licenciatura é uma formação voltada especificamente para quem quer trabalhar em colégios como professor de Educação Física de alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Por isso, além de estudar as disciplinas que citamos, você terá diversas matérias que abordam jogos, recreação e lazer para crianças e adolescentes, técnicas de didática e comunicação e prática de atividades e exercícios coletivos.

Educação Física bacharelado

O bacharelado em Educação Física, por outro lado, é uma formação multifacetada voltada para o exercício profissional fora dos colégios. Ao escolher esse tipo de graduação, você se aprofunda nas modalidades esportivas, nas práticas de desenvolvimento físico, nos métodos de treinamento funcional e nas análises de evolução físico-motora.

Ao se formar, você conta com diversas alternativas de atuação. É possível, por exemplo, trabalhar em academias, centros de ginástica, escolas de artes marciais, clubes esportivos (de futebol, vôlei, natação, basquete etc.), clínicas de reabilitação motora e outros. Isso sem falar na possibilidade de ser personal trainer ou preparador físico autônomo.

Dupla habilitação em Educação Física

Já aqueles que querem aproveitar as oportunidades profissionais que tanto um licenciado quanto um bacharelado têm podem fazer graduação com dupla habilitação, que já é disponibilizada por muitas instituições — podendo durar seis anos (caso seja meio período) ou quatro anos (caso seja com aulas em período integral).

Isto é, além de cursar as disciplinas presentes em ambas as formações, você frequenta aquelas específicas de cada formato. Com isso, ao se graduar, você terá a chance de trabalhar dentro e fora do ambiente escolar.

Eligis - teste vocacional e profissional

Educação Física: faculdades

Segundo dados de 2018 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia controlada pelo MEC, os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física são oferecidos presencialmente por universidades públicas (federais e estaduais em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. Entre elas, podemos citar:

  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade de Brasília;
  • Universidade de São Paulo;
  • Universidade de São Carlos;
  • Universidade Federal do Amazonas;
  • Universidade do Estado da Bahia;
  • Universidade do Estado de Mato grosso;
  • Universidade Federal da Paraíba.

Educação Física EAD

Caso você deseje fazer Educação Física a distância, saiba que tanto o bacharelado quanto a licenciatura são ofertados nessa modalidade de ensino em todo o país. Além disso, muitas faculdades particulares ainda disponibilizam o curso na opção semipresencial.

Nesse formato, as aulas teóricas são disponibilizadas e armazenadas em uma plataforma virtual de aprendizagem da instituição podendo ser assistidas no horário e no local de sua preferência. Já as aulas práticas e que requerem uso de equipamentos anatômicos ocorrem em laboratório, sendo agendadas periodicamente ao longo do mês.

Veja algumas instituições credenciadas pelo MEC que oferecem Educação Física a distância:

  • UniCesumar;
  • Estácio;
  • UninCor;
  • UFJF;
  • UNIPAR;
  • Sumaré.
mulheres educação física

Mercado de trabalho

Para concluir, vamos falar sobre o mercado de trabalho na área da Educação Física. Dessa forma, você já tem um vislumbre do que o espera ao iniciar a carreira. Veja!

Educação física: salário

Conforme relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o educador físico brasileiro ganha por volta de R$ 2.786,31 e trabalha, aproximadamente, 38,75 horas semanais. No entanto, vale ressaltar que essa média salarial não é válida para aqueles profissionais que optam por ser autônomos e atuarem exclusivamente como personal trainers ou preparadores físicos particulares de profissionais amadores e olímpicos.

Isso porque os rendimentos deles são calculados pela quantidade de clientes que têm e pelo preço cobrado a cada aula, avaliação física ou treino em série — valor este que varia de acordo com a especialização do educador e da experiência de mercado.

Empregabilidade

Ainda de acordo com a publicação do Ipea, o fluxo de saída de recém-formados em Educação Física é aproveitado quase que em sua totalidade pelo mercado. Tanto é que a cada 100 novos educadores físicos, 89,74% deles estão empregados formalmente. O órgão ainda destaca que essa área está entre as 22 carreiras que mais geram oportunidades de trabalho no país, ocupando a 11ª colocação.

Deu para perceber que a área de Educação Física conta com diversas possibilidades de atuação, permitindo que você tenha uma carreira dinâmica, com muitas oportunidades de crescimento e múltiplas chances de se especializar em diferentes segmentos, não é mesmo? Por isso, ao decidir se graduar na área, avalie com calma e de maneira reflexiva se você quer ter uma habilitação de bacharel, licenciado ou do tipo dupla.

E não se esqueça de realizar um realizar um teste vocacional para ajudá-lo a identificar quais são os seus objetivos de futuro e qual é o seu perfil profissional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também