Você é criativo, se interessa pela história e evolução da arte ao longo do tempo, está constantemente conectado e não dispensa uma chance de criar algo com as próprias mãos? Pois saiba que há uma carreira que se encaixa (e muito!) com esse perfil: o ramo do Design. Afinal, os profissionais da área são os responsáveis por planejar e produzir inúmeros apetrechos que estão a nossa volta, como peças de vestuário, objetos decorativos, móveis, interfaces de páginas na internet, panfletos, outdoors, cartazes etc.

Extensivo 2023

Ficou intrigado em saber mais a respeito dessa profissão e de como é a formação necessária para trabalhar como designer? Então, acompanhe nosso post e descubra tudo!

O que é Design?

Design é uma área bem ampla e com infinitas possibilidades de atuação. De uma forma geral, pode-se dizer que ele está por trás da concepção estética e do desenvolvimento físico de diversos materiais e serviços online que usamos no dia a dia, tal qual mencionamos anteriormente. Entretanto, o trabalho do profissional vai além de somente fazer embalagens, rótulos, pacotes e modelos de produtos — independentemente de qual for a finalidade deles.

O Design também é o ramo que analisa a forma como o cliente final usará cada item, e, a partir de pesquisas e testes, propõe soluções criativas e inovadoras para otimizar nossa relação com eles, e assim estimular o consumo de forma contínua.

Curso de Design

Quando falamos sobre graduações, o curso de Design é, sem dúvidas, um caso curioso e bem particular. Isso porque, na grande maioria das vezes, você encontrará essa opção de formação como uma das únicas em algumas instituições de ensino. Nesse caso, tem a duração de oito semestres e oferece uma visão ampla sobre a aplicação do Design na criação dos mais variados produtos, desde itens gráficos até peças de mobiliário.

Isso sem falar, é claro, naquelas disciplinas que são parte crucial da grade curricular, pois expandem a sua percepção visual, aumentam o seu conhecimento sobre estética, imergindo em teorias das cores, formas e utilidades, e ensinam sobre o papel do Marketing na produção e no pós-venda de mercadorias, como é caso das seguintes matérias:

  • Materiais e Processos;
  • História da Arte;
  • Marketing Aplicado ao Design;
  • Cor, Percepção e Tendências;
  • Antropologia Visual;
  • Ergonomia.

Ou seja, há um conhecimento abrangente da profissão, algo que é característico dos bacharelados. No entanto, em muitas outras faculdades, é oferecido não somente esse curso, mas também uma gama de graduações voltadas para os segmentos específicos do Design — que geralmente são abordados, mas não aprofundados na formação que mencionamos há pouco.

Alguns deles se mantêm como bacharelados, mesmo com o projeto pedagógico mais direcionado para uma área de atuação, enquanto outros são ofertados como cursos tecnológicos, justamente por trazerem uma carga horária reduzida e conteúdos preparatórios para atividades específicas do mercado. A seguir, você confere alguns exemplos. Veja!

Eligis - teste vocacional e profissional

Design Gráfico

O curso de Design Gráfico pode ser encontrado em ambos os formatos: bacharelado e tecnológico. No primeiro, ele dura quatro anos, e no segundo, por sua vez, três. O foco dessa graduação é o desenvolvimento profissional do acadêmico que, uma vez no mercado, trabalhará com a produção e a manipulação de peças (com fins publicitários, políticos, religioso etc.) para os meios offline e online. 

Design de Interiores

Já o Design de Interiores é um curso tecnológico com duração média de três anos, disponibilizado para quem deseja atuar com a composição de ambientes internos de residências e espaços comerciais. Para tanto, o profissional aprenderá conceitos específicos sobre decoração, além de conteúdos voltados para a elaboração de projetos de móveis e peças ornamentais.

Design de Moda

O Design de Moda, por outro lado, também pode ser uma graduação do tipo bacharelado ou do tipo tecnólogo. Na primeira opção, tem a duração de quatro anos. Já na segunda, dois anos. Nesse curso, o aluno aprende sobre o desenvolvimento de técnicas visuais que personalizam marcas e ajudam na concepção de roupas e outros itens de vestuário com conceito e qualidade.

Design Web

Devido ao fato de a área do Design contar com múltiplas formações, como os exemplos citados, muitos vestibulandos acabam se confundido e acreditando que o curso de Design Web também se trata de uma graduação. Porém, fica o aviso: ele não é um curso de nível superior que concede, após alguns semestres, um diploma de bacharel ou tecnólogo. Na verdade, trata-se apenas de um curso técnico.

Isto é, ele dura entre 50 e 200 horas e pode ser realizado em instituições educacionais (como é o caso do Senac). É um bom elemento para agregar valor ao currículo e mostrar que, além da formação em Design, você busca ampliar suas competências nesse segmento que está em expansão e com crescente visibilidade.

Faculdade de Design

Você pode estar se perguntando: onde fazer faculdade de Design? Pois saiba que muitas universidades públicas têm essa formação, como é o caso da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Campina Grande.

Agora, se você tem interesse em cursar alguma das outras habilitações em Design, você pode encontrá-las em instituições particulares, como a Faculdade Anhaguera e o Centro Universitário Sumaré.

Mercado de trabalho

De acordo com o levantamento do portal Vagas, o salário médio de um designer é de R$ 2.536,00. Entretanto, um profissional no topo da carreira e com um histórico de premiações e experiências em instituições e/ou com projeto autônomos pode alcançar até R$ 3.823,00.

Vale lembrar que ele pode atuar nos mais diferentes negócios, como agências de publicidade, editoras, gráficas, centros de assessoria, produtoras independentes e até mesmo em departamentos internos de autarquias e órgãos públicos. Há também aqueles que optam pela docência e se tornam professores em instituições de Ensino Superior.

Como exposto, o Design está presente em qualquer lugar, não apenas na rua, mas também dentro do seu lar. Não é à toa que o ramo está em alta, com um mercado bem diversificado e com boas oportunidades para o designer crescer profissionalmente. Portanto, é preciso ter proatividade para se destacar e alcançar uma boa colocação!

Curtiu o artigo? Pois aproveite que o assunto é formação acadêmica e veja como ter uma segunda formação em Letras, Filosofia ou Engenharia da Computação pode ser muito útil para o avanço da sua carreira!

Extensivo 2023
Você pode gostar também