Quando se pensa em Gestão Comercial, é comum interpretar esse termo como uma atividade exercida por administradores e/ou contadores, não é mesmo? Porém, a verdade é que esse é um campo de atuação próprio considerado indispensável dentro do meio corporativo pelo conjunto de atividades que concentra.

Ficou surpreso com essa informação? Pois fique sossegado! Neste post, você vai aprender mais sobre essa carreira e entender os passos necessários para se graduar nela. Acompanhe!

O que é Gestão Comercial?

A Gestão Comercial é um segmento que prepara os profissionais para atuarem de maneira estratégica, empreendedora e sistêmica no ambiente comercial dos negócios. Afinal, independentemente dos setores produtivos existentes no mercado, todos eles realizam práticas comerciais, como:

  • transações financeiras;
  • aberturas de linhas de crédito;
  • aquisições de materiais;
  • ações de engajamento com clientes;
  • investimentos e representações legais para abertura e expansão das praças de ordem interna e externa.

Logo, é indispensável que haja uma administração tática para coordenar, organizar e alinhar esses processos com os objetivos da organização. É justamente aí que entra o gestor comercial sendo responsável por gerir de perto os projetos de inovação tecnológica, marketing, vendas, logística, finanças, pesquisas de mercado e demais atividades.

Curso de Gestão Comercial

Após esclarecer o que é Gestão Comercial, vamos falar sobre como é o curso na área? Abaixo, você confere diferentes detalhes sobre essa formação. Veja!

Duração do curso

O curso de Gestão Comercial dura somente quatro semestres (2 anos). Isso acontece porque estamos falando de uma graduação tecnológica com foco objetivo na qualificação profissional de pessoas que vão atuar com o controle, a governança e a segurança de informações críticas para toda e qualquer empresa.

Grade curricular

A grade curricular da graduação em Gestão Comercial reúne matérias que abordam as funções do gestor comercial e apresentam a realidade corporativa para os estudantes. Abaixo, você confere algumas delas:

  • Técnica de Negociação;
  • Gerenciamento de Vendas;
  • Sistemas de Informação Comercial;
  • Canais de Distribuição;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Controle de Resultados;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Gerenciamento Logístico;
  • Gerenciamento de Organizacional.

Estágio

Embora muitos cursos tecnólogos contem com estágio supervisionado, esse não é o caso de Gestão Comercial. No lugar dele, o que muitas instituições de ensino têm adotado é o projeto integrador em que há uma discussão crítica e reflexiva sobre os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas e projetos de atividades extracurriculares em organizações privadas e públicas.

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Onde estudar?

“Por se tratar de um curso tecnólogo, ele deve ser oferecido apenas em faculdades particulares”, você pode estar pensando. Afinal de contas, muita gente associa esse tipo de graduação às instituições privadas.

Porém, isso é um erro que não deve ser cometido, certo? É preciso lembrar que os ambientes de ensino público também contam com essa formação.

Além disso, ao falarmos em ensino público, lembre-se de que ele não se restringe às universidades federais e estaduais. Há também os institutos federais (IF) presentes em todos os estados mais o Distrito Federal.

Neles, há a graduação em Gestão Comercial. Ou seja, você pode se inscrever nos vestibulares realizados por eles — que, geralmente, ocorrem duas vezes ao ano — ou pelo Sisu e ingressar sem arcar com custo de mensalidade. Maravilha, né?

Por outro lado, se você prefere realizá-lo em uma faculdade particular, sem problemas! Há várias delas que disponibilizam essa formação e ainda contam com incentivos para a matrícula de novatos, como bolsas, financiamentos, parcelamentos , auxílios estudantis e descontos. Abaixo, você pode chegar alguns exemplos:

  • Centro Universitário UniFanor;
  • Faculdade Anhanguera;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Universidade de Uberaba;
  • Universidade Tiradentes;
  • Faculdade Fundação Getúlio Vargas;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul;
  • Centro Universitário Estácio de Sá.

Gestão Comercial EAD e semipresencial

Caso você decida se graduar em uma instituição privada, saiba que poderá optar por dois tipos de formação: a Gestão Comercial EAD e a Gestão Comercial semipresencial.

No primeiro caso, as aulas e as atividades universitárias são disponibilizadas virtualmente, enquanto no segundo caso parte delas segue esse padrão e outra parte ocorre com a interação presencial semanal/quinzenal entre professores e alunos.

Portanto, se você tiver interesse nessas modalidades de ensino, é interessante pesquisar sobre a estrutura do polo de educação da instituição, conversar com acadêmicos que estão vivenciando essa experiência e se informar sobre as pontuações dadas pelo Ministério da Educação ao centro universitário nos últimos anos, especialmente estes três:

  • Conceito Preliminar de Cursos;
  • Índice Geral de Cursos;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Mercado de trabalho

carregando notebook gestão comercial

Quem se forma em Gestão Comercial pode atuar em companhias de diferentes setores do mercado, como o atacado, o varejo, o de prestação de serviços, o econômico, o industrial, o de eficiência energética, o de construção civil, o educacional etc.

Isso é possível porque ele é preparado desde o início do curso para assumir o controle administrativo parcial ou integral de negócios nessas áreas, garantindo não só o correto funcionamento interno dos empreendimentos, mas também as relações comerciais, as oportunidades de parcerias estratégias, o atendimento ao cliente e por aí vai.

Gestão Comercial: salário

Os ganhos do gestor comercial também são um ponto que aguça (e muito) a curiosidade de quem se interessa pela área. Por isso, não podemos deixar de abordar esse assunto para mostrar as projeções salariais do mercado, não é mesmo?

Portanto, saiba que, segundo levantamento do site Vagas, um profissional do ramo tem um vencimento mensal líquido em torno de R$ 4.837,00. Porém, é importante ter em mente que esse é um panorama geral, não uma faixa definitiva de valores.

Isso porque o seu salário será diretamente influenciado pelo porte da organização que você gerencia, o escopo de atividades sob sua tutela e o nível de transações internacionais realizadas.

Logo, quem atua em empresas de grande porte e com foco em um clientela mista (nacional e internacional), por exemplo, tende a ter um retorno financeiro muito superior à média apontada pelo portal.

E então, gostou de saber mais sobre o ramo de Gestão Comercial? Não deixe de pesquisar mais detalhes sobre a área e se inteirar sobre as projeções para essa carreira no mercado brasileiro. Assim, você se antecipa quanto à escolha do seu futuro profissional e já pode começar a pensar em alternativas de pós-graduação.

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