Há muitos estudantes que, após concluírem a graduação, desejam aprofundar os conhecimentos ainda mais em sua área e ingressam em um curso de pós-graduação.

Seja para ampliar o leque de oportunidades na hora de entrar para o mercado de trabalho, seja para começar uma carreira acadêmica, os cursos de pós-graduação agregam muito valor ao currículo de um estudante, como é o caso do curso de Gestão de Projetos.

Com foco em disciplinas de Gerenciamento e outras relacionadas com Administração, vale destacar inicialmente que o curso de Gestão de Projetos pode ser realizado por estudantes de diversas áreas, desde formados em Jornalismo, até engenheiros mecânicos.

Contudo, poucas pessoas sabem o que é Gestão de Projetos, o que é estudado nessa pós-graduação e qual é a realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de explicar tudo isso, preparamos este post!

O que é Gestão de Projetos?

Gestão de Projetos é a área que estuda o gerenciamento, análise e otimização das diversas etapas de um projeto de trabalho. Desde a fase inicial de um projeto (levantamento de custos, estudo de viabilidade e formas de captação de recursos) até sua finalização (entrega do produto/serviço), são técnicas que um gestor de projetos aprende a realizar durante esse curso.

Curso de Gestão de Projetos

A grande maioria das versões desse curso é encontrada nas instituições de ensino na modalidade pós-graduação ou MBA. Em outras palavras, só é possível se formar nesse ramo quem já finalizou algum tipo de graduação.

Vale lembrar ainda que existem alguns cursos (Gestão de Processos, Gestão de Negócios, Administração, Gestão Financeira e Processos Gerenciais) que oferecem disciplinas bem parecidas com as que são estudadas em Gestão de Projetos, porém, são formações diferentes e que visam a um outro campo de trabalho.

Neste contexto, em relação ao curso Gestão de Projetos, a grade curricular é distribuída de forma a moldar o estudante para as seguintes competências e habilidades:

  • identificar as fases de um projeto de trabalho;
  • otimizar processos industriais com base na aplicação de metodologias empresariais;
  • gerenciar pessoas e grandes grupos de colaboradores, visando manter a harmonia no ambiente de trabalho;
  • realizar cronogramas para a conclusão das etapas de produção;
  • fazer levantamento de custos e potencial retorno financeiro, garantindo assim que a empresa sempre adote projetos viáveis financeiramente.

Gestão de Projetos: faculdades

Entre as várias universidades que oferecem esse curso de pós-graduação, podemos destacar:

Gestão de Projetos: USP

O MBA Gestão de Projetos USP é um curso oferecido pela Universidade de São Paulo voltado especificamente para a área do desenvolvimento de projetos em Arquitetura e Urbanismo.

Elaborado para ser concluído em 18 meses, o estudante nesse curso tem a vantagem de se formar a distância, já que praticamente todas as aulas e provas podem ser acessadas de forma online.

Eligis - teste vocacional e profissional

Gestão de Projetos: EAD

Além da modalidade presencial, outro ponto que merece ser lembrado acerca da formação em Gestão de Projetos é a possibilidade do profissional concluir seus estudos de forma online, ou seja, estudar Gestão de Projetos à distância.

Para aqueles que moram longe das universidades que oferecem esse curso de forma presencial, matricular-se em Gestão de Projetos EAD pode ser uma ótima alternativa. Com isso, você poderá acompanhar as aulas e o avanço do curso a partir de qualquer aparelho eletrônico que tenha acesso à internet.

Entretanto, é importante frisar que, mesmo se tratando de uma formação a distância, há uma pequena carga horária desse curso que exige encontros presenciais (cerca de 10%), tanto para a realização de provas quanto para atividades práticas de gerenciamento humano.

Pós-graduação

Como já mencionamos, o curso de Gestão de Projetos é voltado para os alunos de pós-graduação, podendo ser concluído em uma média de 2 a 4 semestres (1 ano ou 2, dependendo da instituição de ensino).

Já em relação às universidades, o aluno tem a opção de estudar tanto em uma instituição pública quanto na rede privada. Além disso, ao se formar, o estudante recebe um diploma de pós-graduado, qualificando-o ainda mais para o mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

O profissional em Gestão de Projetos pode atuar em diversas áreas industriais, e, até mesmo em empresas de educação. Isso porque basta uma empresa ter uma cadeia de produção sequencial para ser suficiente a contratação de um gestor de projetos.

Exemplificando, o profissional dessa área pode atuar em:

  • obras de grande porte, onde é necessário o gerenciamento simultâneo de diversos processos de produção;
  • indústria automobilística, trabalhando no desenvolvimento de novos projetos de um veículo;
  • universidades e instituições de ensino particulares, realizando o gerenciamento dos cursos e viabilizando a criação de novas graduações;
  • escritórios de Arquitetura, fazendo a gestão de projetos em andamento e trabalhando na captação de novos empreendimentos;
  • empresas de Marketing, desenvolvendo produtos e trabalhos compatíveis com as características de cada cliente.

Gestão de Projetos: salário

salário gestão de projetos

Já em relação à remuneração, a média salarial desse profissional costuma ser mais alta em relação às outras áreas, isso porque, além de ser uma formação de pós-graduação, grande parte dos empregos dessa área é destinada para líderes e gestores de equipes.

Para termos uma noção, um gestor de projetos pode receber em média R$ 8.000,00 e, dependendo de sua experiência e perfil profissionais, esse salário pode ser ainda maior.

Sendo assim, após a leitura desse post percebemos que o curso de Gestão de Projetos é uma área bastante fértil no Brasil, principalmente ao redor das grandes metrópoles, já que nessa parte há uma grande concentração de empresas. Cabe relembrar ao estudante ainda que a iniciativa privada não é o único caminho para quem se forma nessa área, já que há várias oportunidades de emprego em cargos públicos para esse ramo.

O conteúdo explicando o curso Gestão de Projetos foi interessante para você? Então leia também, em mais um de nossos posts, tudo sobre o curso de Gestão Pública

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também