Você gosta de viagens e do clima típico de hotel? Então, os cursos de Hotelaria e Turismo podem ser para você! Já pensou em trabalhar na área e ter oportunidades incríveis de unir o útil ao agradável? É uma oferta tentadora.

Extensivo 2023

O turismo tem um mercado bem amplo no Brasil, já que somos agraciados com belas paisagens naturais e uma cultura muito rica, que encanta o mundo todo. Portanto, ingressar nessa área pode ser uma boa ideia. 

Isso interessa a você? Então, continue a leitura, pois, neste post, mostramos tudo o que é preciso saber sobre essas graduações. Vamos lá?

Cursos de Hotelaria e Turismo

Você sabia que os cursos de Hotelaria e de Turismo são distintos? Pois é! É muito comum a confusão de achar que Hotelaria e Turismo são uma coisa só. Isso, porque as matérias são semelhantes, e os setores se complementam. Entretanto, cada curso forma profissionais com atribuições bem diferentes. Veja.

Hotelaria

O profissional de Hotelaria é responsável por tudo que se refere à direção de hospedagens. Ele coordena os serviços oferecidos aos hóspedes, como acomodação, alimentação e lazer, fazendo a contratação, supervisão e orientação de equipes, administrando a infraestrutura, certificando as instalações, comprando produtos etc.

Uma de suas possíveis atuações é em projetos de novos empreendimentos hoteleiros, já que tem conhecimentos sobre o assunto. A parte de comunicação e marketing também pode ser de sua responsabilidade.

Turismo

o profissional de Turismo atua com pesquisa, planejamento e organização de tudo o que é ligado a viagens, e isso pode ser no setor público ou privado. Ele tem conhecimentos para promover a melhor experiência para os turistas que vão visitar a região em que trabalha, o que ajuda a impulsionar o interesse pelo local.

Ele também pode elaborar e gerenciar os pacotes de viagem que são vendidos em agências.

Faculdade de Hotelaria e Turismo

Gostou da ideia de fazer carreira em Hotelaria e Turismo? Saiba que existem muitas instituições de ensino superior que oferecem esses cursos, que podem ser nas modalidades bacharelado ou tecnológico. A seguir, você confere um pouco mais sobre cada um.

Hotelaria

O bacharelado em Hotelaria dura, em média, 4 anos (8 semestres). Entre as matérias teóricas e práticas, estão as gerais, como contabilidade, economia e filosofia, e as específicas, como gastronomia e governança.

Geralmente, as aulas práticas são dadas em laboratórios e hotéis-escola. Tanto o estágio quanto o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) são obrigatórios.

Já o tecnológico, que dura 2 anos, tem disciplinas mais objetivas e específicas, sendo muitas delas práticas. Os temas abordados cercam administração e coordenação de hotéis e serviços hoteleiros, como recepção, organização e promoção de eventos.

Em sala de aula, as matérias são voltadas para marketing, legislação turística e análise financeira, por exemplo.

Turismo

mapa turismo

O curso superior em Turismo pode ser nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológico. Os dois primeiros têm duração de 4 anos, sendo que o bacharelado tem uma abordagem mais ampla de conhecimentos e habilidades em diversas áreas complementares, como administração, geografia e economia.

Já a licenciatura também oferece as disciplinas principais, mas somadas a matérias sobre pedagogia e prática de ensino, que visam formar docentes nessa área.

Por fim, o tecnológico, que dura aproximadamente 2 anos, é voltado para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Suas disciplinas são mais específicas para a profissão.

Hotelaria e Turismo EAD

Tanto o curso de Hotelaria quanto o de Turismo podem ser encontrados na modalidade a distância. Ela é ideal para quem não tem acesso ao campus da instituição ou não tem disponibilidade de horário fixo, por exemplo.

Nesse tipo de ensino, o aluno assiste às aulas on-line e deve ir até o polo da faculdade para fazer as avaliações e trabalhos em horários marcados.

O diploma de EAD tem a mesma validade do presencial, desde que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). É muito importante verificar essa certificação antes de entrar em uma faculdade, independentemente da modalidade. Só assim você garante que poderá atuar na profissão.

Mercado de trabalho

Hotelaria e Turismo compõem um dos setores econômicos mais importantes. No Brasil, isso não é diferente. Por conta dos megaeventos que aconteceram aqui, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, turistas de todo o globo tiveram ainda mais vontade de conhecer nosso país.

Para receber essas pessoas, o investimento em um turismo de alta qualidade foi intenso, fazendo com que o mercado se expandisse e precisasse de profissionais qualificados.

Até hoje, temos reflexos positivos dessa época, com uma hotelaria de maior requinte. Dessa maneira, o nicho oferece muitas oportunidades para os profissionais da área.

Além disso, com a valorização do dólar em relação ao real, as viagens internas ficaram mais aquecidas, estimulando o turismo nacional. Tudo isso ajudou a aumentar o mercado para quem se forma em Turismo e Hotelaria.

Salário: Turismo e Hotelaria

A média salarial de qualquer carreira varia muito por conta de diversos fatores, como região, cargo, porte da empresa e experiência. No entanto, é possível ter uma base de quanto ganham os profissionais do ramo.

Na Hotelaria, os salários podem chegar a R$6 mil; enquanto, no turismo, a média é de R$3 mil mensais.

Áreas de atuação

As áreas de atuação dos profissionais de Hotelaria e Turismo são muitas. A seguir, reunimos algumas delas, para você ter uma ideia.

Eligis - teste vocacional e profissional

Hotelaria

  • Administração de hotéis, flats, condomínios, resorts etc.;
  • concierge;
  • eventos e negócios;
  • gastronomia;
  • planejamento de novos empreendimentos;
  • hotelaria hospitalar;
  • recursos humanos.

Turismo

  • Redes de hotelaria;
  • aeroportos;
  • agências de turismo;
  • parques temáticos;
  • órgãos públicos, como ministérios e secretarias;
  • universidades.

Perfil do profissional

O perfil dos profissionais de Turismo e Hotelaria é bem característico. Proatividade, disciplina e boa comunicação são fundamentais. Além disso, ser dinâmico, ter espírito empreendedor, saber administrar conflitos e lidar com públicos diversificados são diferenciais.

Outro ponto importante nesse mercado é o domínio de outros idiomas. Se a intenção é receber turistas de todo o mundo, é preciso ter interesse em conhecer outras línguas. Isso aumenta as oportunidades de trabalho.

Os cursos de Hotelaria e Turismo são ótimas opções para quem gosta do meio. Eles formam profissionais capacitados para atuar em todos os setores relacionados ao turismo. Como o mercado é forte no Brasil, a área oferece muitas oportunidades para uma carreira de sucesso!

Já sabe qual curso fazer ou ainda está em dúvida? Aproveite que está por aqui e veja como o teste vocacional pode ajudar nessa escolha!

Extensivo 2023
Você pode gostar também