Você conhece as novas profissões que estão em alta para o futuro? Bom, todas elas têm um fator em comum: a grande revolução tecnológica que vivemos hoje. Se você está no momento de decidir por uma profissão, provavelmente está passando por muitas indecisões e já notou como alguns empregos tradicionais podem mudar em alguns anos.

Extensivo 2023

Entender quais são as profissões recentes e as do futuro é fundamental para você se preparar para as mudanças constantes pelas quais o mundo está passando. O mercado de trabalho está em uma expansão contínua e a demanda por profissionais qualificados está crescendo no mesmo ritmo da economia.

Carreiras ligadas à saúde, inovação, sustentabilidade, marketing e tecnologia são indicadas como as profissões do futuro. Despertei seu interesse? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando o texto e confira! Boa leitura!

Profissões recentes e essenciais

Veja, a seguir, quais são as principais profissões recentes e essenciais!

Analista de Search Engine Optimization (SEO)

O Analista de SEO visa criar e otimizar sites conforme os fundamentos de SEO. Esse é um profissional que tem como principal objetivo explorar recursos e criar estratégias para que a página web tenha um grande volume de visualizações.

Não há uma formação específica para esse profissional, que normalmente é representado por profissionais formados em cursos relacionados com o campo da TI (Tecnologia da Informação) e marketing.

Gerontologia

Essa é uma ciência que estuda o envelhecimento das pessoas, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. O profissional, então, planeja, elabora e organiza projetos que têm como objetivo principal o bem-estar psicológico, físico e social do idoso.

Gestor de Mídias Sociais

Uma das profissões mais recentes no campo da comunicação é Gestão de Mídias Sociais.

As empresas brasileiras usam pelo menos um tipo de rede social para divulgar seu trabalho, e isso evidencia a importância desse profissional. A formação está ligada aos cursos de Jornalismo, Marketing, Publicidade e Relações Públicas.

Gestor de Marketing para e-commerce

Essa é uma carreira que tem como finalidade planejar estratégias, colocar em prática e desenvolver ações e acompanhar seus resultados que se relacionam ao comércio eletrônico.

Trata-se de uma profissão não tão nova, mas que está, cada vez mais, ganhando relevância com a necessidade de mais segurança nas transações comerciais virtuais.

Novas profissões do futuro

Conheça as novas profissões para os próximos anos!

Detetive de Dados

Esse é um profissional que investiga mistérios do Big Data, portanto, questiona o que os dados estão contando e quais segredos eles contêm. Um Detetive de Dados precisa saber sobre finanças, data science e matemática, mas não é necessário ser um cientista de dados. Os conhecimentos legais são uma vantagem.

Conselheiro de Compromisso de Saúde

Um profissional que trabalha de forma remota para oferecer conselhos de saúde e bem-estar e coaching individual para usuários de pulseiras inteligentes, que fazem o monitoramento de suas atividades e de seus sinais físicos.

Ter experiência com educação física ou nutrição e credenciais (que podem ser obtidas em cursos on-line) em modalidades esportivas como Yoga ou CrossFit. Além disso, também é necessário saber lidar com ambientes culturalmente diversos.

Professor on-line

professor online profissões do futuro

Os professores on-line são uma grande tendência das profissões do futuro. O ensino a distância (EAD) tende a se expandir significativamente nos próximos anos, e os docentes começaram a visualizar o modelo de sala de aula virtual que permite um alcance bem maior de alunos. 

Essa é uma aposta contundente para escalar os ganhos das pessoas que vivem para transmitir conhecimento. É por isso que o mercado de criação de cursos virtuais está cada vez mais disseminado e especializado.

Técnico de Saúde Assistida por Inteligência Artificial

Esse é um profissional que faz exames, realiza diagnósticos e administra tratamentos que são apropriados para pacientes, com o auxílio da tecnologia e dos médicos acessíveis de forma remota.

É preciso ter formação em enfermagem ou em cursos similares e ter experiência na área de saúde, além da capacidade de trabalhar com ferramentas digital e sob pressão e habilidades interpessoais.

Quais as novas profissões no Brasil?

Veja, a seguir, algumas das novas profissões específicas aqui em nosso país!

Técnico em Telemedicina

Esse profissional deve atuar nas áreas mais remotas do país, permitindo o acesso dos pacientes a tratamentos e a diagnósticos, mesmo quando estão distantes das equipes médicas. É uma profissão voltada a Analistas de Sistemas, Engenheiros da Computação e profissionais da saúde.

Advogado Tributário

É o profissional que atua com carga tributária e questões de legislação. Tem uma função cada vez mais estratégica nas empresas, especialmente no Brasil. A formação recomendada para ser um Advogado Tributário é Direito, Economia, com especialização em Direito Tributário e Ciências Contábeis.

Engenheiro com foco em Agronegócio

Existem várias formações de Engenharia que trabalham focadas na pecuária e na produção agrícola. Entre as principais estão: Agronomia, Florestal, Aquicultura, Pesca e Agrimensura.

Esses profissionais serão bastante demandados nos próximos anosgraças à modernização e expansão do setor do agronegócio no país. Serão úteis para ajudar a aumentar a produção e também garantir a preservação dos solos, rios e florestas.

Profissional de Logística

Esse profissional é considerado uma figura estratégica dentro de uma organização, e responde pela inteligência processual e operacional de uma empresa, cuidando de itens como armazenamento, transporte, distribuição, compras e entrega de mercadorias.

A exigência por menor custo e maior produtividade deve aumentar ainda mais o mercado para os profissionais de logística.

Por que novas profissões estão surgindo?

O surgimento de novas profissões sempre aconteceu em toda a história da humanidade, acompanhando a complexidade das civilizações e o avanço na tecnologia.

Eligis - teste vocacional e profissional

Há muitos motivos que resultam o surgimento de profissões no mercado, mas em todos os casos existe um fator em comum: as funções são procuradas, valorizadas ou reconhecidas por uma considerável quantidade de empresas ou pessoas.

Por exemplo, um administrador pode criar uma nova posição em seu negócio, com um job description totalmente inovador. Entretanto, ela somente será considerada como nova profissão caso seja difundida em outros empreendimentos, criando assim um padrão.

O que não quer dizer que todas as profissões novas são de massa, uma vez que esse fenômeno pode ser visto em nichos de mercado. Geralmente, as novas profissões são desenvolvidas para atender a uma necessidade crescente da população, seja de forma direta, seja com a mediação de grandes corporações.

Empregabilidade e novas tecnologias 

Há alguns anos, falava-se bastante sobre as novas tecnologias e sobre como o mundo teria mudanças drásticas por volta do ano de 2020. Apareceram várias previsões bem curiosas sobre como a vida de toda a sociedade seria afetada com todas as alterações e acontecimentos que estariam por vir.

O fato é que já passamos por uma revolução tecnológica que existia apenas em histórias de ficção científica. Se a Geração X estava em busca de aquisição de bens e de estabilidade, os Millennials estão buscando experiências, que não estão relacionadas necessariamente aos bens de consumo.

Quanto à Geração Z, ela nasceu na era digital, por isso, os jovens são bem mais agitados, podendo fazer várias coisas ao mesmo tempo. E é exatamente por isso que representam o futuro da tecnologia do mercado de trabalho, uma vez que eles estão sempre buscando por tendências deste tipo.

Cada vez mais, a população tem usado aplicativos de transporte particular e preferindo alugar um imóvel para morar, deixando de lado a compra do próprio bem.

A lógica do mercado de trabalho sempre vai estar totalmente alinhada à medida que a tecnologia se desenvolve, que a ciência inova, e que novas demandas surgem no mundo.

Por isso, tem se falado tanto sobre as empresas de inovação que se adaptam à demanda social. Empresas como Uber e Airbnb não foram criadas a partir de um palpite de sorte. Pois bem, é exatamente baseado nessa análise de demanda do mercado que a sociedade pode caminhar para as próximas previsões de profissões, e que serão extremamente requisitadas no futuro.

Bom, agora que você sabe quais são as recentes e novas profissões do futuro, é o momento de se preparar. Procure analisar como a classe escolhida está se reinventando e como poderá continuar prestando serviços a médio e longo prazo.

Dessa forma, você já vai saber o que fazer quando estiver na graduação desejada. Se você achar que a área que deseja seguir não oferecerá mais muito espaço, considere a possibilidade de escolher outra.

Gostou do texto? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então para ajudar na sua escolha, você pode ler também sobre as profissões mais bem pagas!

Extensivo 2023
Você pode gostar também