Não é preciso fazer muito esforço para constatar a presença da Meteorologia na nossa rotina. Basta assistir ao jornal na TV, acessar a internet, conferir um aplicativo no celular ou ouvir um programa de rádio para ficar por dentro de como está o clima e quais as previsões para os próximos dias. É algo tão comum e corriqueiro, que se tornou, praticamente, automático.

Extensivo 2023

Porém, você já pensou em quem são os profissionais responsáveis por fornecer essas informações, qual formação eles tiveram para chegar aonde estão e na importância desse trabalho para a nossa sociedade? 

Foi pensando nesses questionamentos que preparamos o post de post de hoje. Acompanhe e saiba mais sobre os segredos e curiosidades dessa área!

O que é Meteorologia?

A Meteorologia é um ramo milenar que surgiu da necessidade do homem de entender, acompanhar e, principalmente, prever as mudanças climáticas (o que engloba as temperaturas, a umidade, a radiação solar, a direção dos ventos e o índice de chuvas). Afinal de contas, elas têm um impacto direto na agropecuária, que é a base do desenvolvimento das sociedades ocidental e oriental.

Mas não acaba aí, uma vez que essas alterações no clima também são capazes de afetar os centros urbanos, criando problemas na infraestrutura e nos sistemas de tratamento e abastecimento de água e esgoto das cidades, como alagamentos, enxurradas, inundações, vias congestionadas, geração de entulhos e até mesmo crises hídricas.

Ou seja, é uma área de suma importância nos dias atuais e que nos ajuda não só a compreender melhor os fenômenos naturais, mas também a nos prevenir quanto à ocorrência deles e ao eventual surgimento de catástrofes ambientais.

Curso de Meteorologia

O curso de Meteorologia existe exclusivamente no formato de bacharelado, uma vez que é voltado para as necessidades do mercado. Além disso, ele conta apenas com aulas presenciais, devido à necessidade de vivências práticas e conduzidas em laboratório com instrumentos de medição atmosférica.

Ao todo, ele dura quatro anos e conta com, pelo menos, um estágio obrigatório na grade curricular, que pode ser realizado a partir do quinto semestre. Fora isso, os alunos também realizam atividades complementares que têm como foco o desenvolvimento de habilidades e competências — tanto dentro do campus das universidades, quanto fora deles.

Disciplinas do curso de Meteorologia

As disciplinas desse curso são focadas no estudo, análise e monitoração do clima, atmosfera e espaços terrestres. Além disso, elas envolvem muitos conteúdos ligados a Física e Matemática, que são essenciais para transformar todos esses dados e essas informações em números cada vez mais precisos. Abaixo, você confere algumas das matérias que compõem a grade curricular da graduação em Meteorologia. Veja:

  • Elementos de Cartografia;
  • Elementos de Astronomia;
  • Processo Radioativos;
  • Estatística Aplicada à Meteorologia;
  • Análise e Previsão do Tempo;
  • Termodinâmica da Atmosfera;
  • Sensoriamento Remoto;
  • Poluição e Química da Atmosfera;
  • Oceanografia Física;
  • Física Básica Experimental;
  • Meteorologia com Radar.
Eligis - teste vocacional e profissional

Áreas da Meteorologia

Ao seguir a carreira em Meteorologia, você pode se envolver com um segmento específico de atuação. Por exemplo, o estudo de anomalias em fenômenos da natureza, a análise comparativa do clima regional e em escala global, o monitoramento atmosférico realizado por equipamentos em órbita, a identificação de problemas no ar, na terra e nos mares e a pesquisa do estado dos recursos energéticos e do avanço dos impactos ambientais.

Meteorologia: faculdades

“Já sei como é o curso de Meteorologia. Porém, em quais faculdades essa graduação é ofertada?”, você deve estar se perguntando. Por isso, saiba que, de acordo com publicação oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente 13 instituições de ensino o disponibilizaram em 2018 — e todas elas são públicas.

Entre elas, estão a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Santa Maria. 

Outro ponto destacado nesse material é que, no mesmo ano, entraram 1.271 novos alunos nessa graduação, enquanto 117 se formaram. Ou seja, é um número ainda bastante reduzido, quando se leva em conta as dimensões do Brasil e a demanda do mercado por profissionais qualificados no meio.

Mercado de trabalho

O meteorologista atua, acima de tudo, em fundações e instituições públicas de monitoramento e previsão do tempo fornecendo boletins diários para a sociedade, os meios de comunicação e o mercado em geral. 

No entanto, há aqueles que trabalham em centros de pesquisa climática, realizando investigações, levantamentos e pareceres técnicos sobre alterações nos recursos naturais disponíveis no mundo e nas incidências de situações meteorológicas (como secas e períodos prolongados de chuva).

Meteorologia: salário

Conformedados levantados e divulgados pelo portal Salário, o meteorologista brasileiro trabalha cerca de 39 horas semanais e ganha, em média, R$ 5.188,98 por mês. Já no auge da carreira, como um profissional sênior — isto é, com seis anos de experiência no mercado —, ele alcança vencimentos no valor de R$ 8.689,50.

A carreira do profissional

Com o movimento crescente da preocupação ambiental no século XXI e a necessidade do avanço industrial, agropecuário, comercial, portuário e de transporte no país, a carreira do meteorologista conta com um cenário bastante promissor, principalmente para quem deseja atuar com a iniciativa pública.

Isso, porque cada vez mais haverá incentivos do governo à área, movidos, principalmente, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — órgão ao qual a categoria está sujeita. Isso significa não só a abertura de novos institutos meteorológicos, mas, acima de tudo, a modernização deles e a contratação de mais profissionais do ramo.

Ao longo do post, você viu como a Meteorologia desempenha um papel importante ao longo da história e é uma formação séria, que o prepara para dominar assuntos físicos, climáticos e geológicos. 

Por isso, se lhe interessa se graduar na área, pesquise mais informações sobre ela, converse com estudantes do curso e participe de eventos acadêmicos que abordem a profissão e as possibilidades de mercado.

Curtiu o post e quer saber mais detalhes sobre outras graduações? Então, veja nossos artigos completos sobre Logística, Engenharia Elétrica, Gestão Ambiental e Comércio Exterior!

Extensivo 2023
Você pode gostar também