Escolher o curso superior a seguir pode ser desafiador. Afinal, podemos optar por uma graduação que não alcance nossas expectativas ou, ainda, não ofereça boas oportunidades no mercado de trabalho. Mas nem tudo está perdido! É possível conhecer a fundo cada curso para fazer uma escolha consciente e coerente com seus objetivos, por isso preparamos este conteúdo sobre a faculdade de Pedagogia para você.

O curso de Pedagogia já existe há muitos anos e agora vem ganhando um grande reconhecimento não só pelas escolas, como também pelas empresas e instituições privadas. Assim, quem opta por essa carreira abre um leque de possibilidades profissionais que podem se transformar em excelentes campos de trabalho.

Para saber mais sobre Pedagogia e como o curso é ministrado, continue lendo nosso artigo! Compartilhamos com você as principais informações sobre a faculdade.

O que é Pedagogia?

Para saber como funciona o curso de Pedagogia, precisamos compreender o que ela é, concorda? Como você já deve imaginar, essa faculdade faz parte das ciências humanas e tem como objeto de estudo a educação propriamente dita, isto é, os diferentes processos de ensino e aprendizagem, assim como o ser humano enquanto educando e educador.

Antes mesmo de ser ensinada nas faculdades, a Pedagogia esteve — e ainda está! — presente nos processos de ensino informal, como as formas de socialização que estabelecemos hoje. Então, com o passar do tempo e da consolidação das ciências humanas e sociais como profissão, a Pedagogia foi inserida nos currículos universitários.

Nos dias de hoje, essa área do conhecimento tem como objetivo principal o descobrimento de novos processos de aprendizagem, assim como o aprimoramento daqueles já consolidados. Isso ocorre por meio da reflexão, pesquisa científica e sistematização da produção de conhecimentos realizados dentro do ambiente acadêmico.

A partir dessa definição, não fica difícil compreender que o pedagogo tem a responsabilidade de garantir e aprimorar a qualidade da educação, não é mesmo? É por isso que o seu principal campo de atuação é nas escolas, mas também encontramos esses profissionais em empresas, hospitais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e em órgãos públicos.

Curso de Pedagogia

Agora que você já sabe o que é Pedagogia e seu grande objetivo, chegou a hora de conhecer o funcionamento do curso que forma profissionais aptos a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. A graduação, que tem duração média de quatro anos, ensina as bases dos processos de educação por meio da Sociologia, Filosofia, Psicologia e outras ciências humanas e sociais.

Assim, os alunos assimilam conteúdos sobre as melhores formas de ensino, bem como a maneira como os seres humanos aprendem a partir das diferentes fases do desenvolvimento, tanto infantil quanto adulto. Isso faz com que esses profissionais sejam muito requisitados em escolas e em empresas, para potencializar os processos administrativos locais.

Para aprofundar seus conhecimentos e exemplificar a grande rede de empregabilidade e diversidade de atuação, separamos duas áreas que vêm crescendo no país e demandam formação em Pedagogia. Confira!

Pedagogia hospitalar

O campo hospitalar demanda uma série de profissionais qualificados para atender aos pacientes da melhor forma possível, e a Pedagogia não fica de fora desse grande grupo multidisciplinar. Isso porque os pedagogos são excelentes colaboradores para elaborar ações recreativas e educacionais com crianças hospitalizadas, ou seja, que não têm a oportunidade de ir para as escolas regularmente.

Assim, os profissionais conseguem desenvolver as potencialidades das crianças e adolescentes a fim de auxiliar em sua aprendizagem. Para trabalhar na área, é necessário ter uma especialização em Pedagogia hospitalar, aprendendo sobre a literatura dentro desse ambiente, tanatologia e recreações terapêuticas.

Eligis - teste vocacional e profissional

Pedagogia empresarial

O trabalho do pedagogo nas empresas, ainda que inovador, é essencial para o bom andamento da organização. Nós explicamos: por serem profissionais que dominam as melhores técnicas de ensino e aprendizagem, além de conhecerem a fundo as diferentes fases do desenvolvimento, eles conseguem criar estratégias altamente funcionais para o crescimento empresarial.

Assim, quem conquista o diploma em Pedagogia consegue desenvolver e implementar projetos culturais e educacionais, por exemplo, auxiliando líderes e gestores nos diversos treinamentos e capacitações da empresa. Além disso, podem trabalhar como consultores e montar uma equipe com psicólogos e administradores para potencializar as estratégias do setor de Recursos Humanos.

Pedagogia: faculdade

No último tópico, abordamos brevemente como funciona o curso superior em Pedagogia, mas o que esperar durante os quatro anos de faculdade? Por ser uma graduação abrangente, é natural que os alunos encontrem diversos conteúdos e áreas de especialização ao longo dos semestres, podendo aprofundar seus conhecimentos naquele campo com o qual têm mais afinidade.

O fato é que a grade curricular é muito extensa e auxilia os futuros pedagogos a conhecerem a amplitude da profissão. Com o curso, você aprenderá sobre:

  • História da Educação;
  • Avaliação de Aprendizagem;
  • Didática;
  • Ensino de Artes, Ciências Naturais, Educação Física, História, Geografia, Língua Portuguesa, Física e Matemática;
  • Planejamento Escolar;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Filosofia da Educação;
  • Libras(Língua Brasileira de Sinais);
  • Educação e Economia Política;
  • Tecnologia e Novas Mídias;
  • Alfabetização e Letramento;
  • Gestão da Educação;
  • Organização da Educação Básica e Orientação Educacional;
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem;
  • Avaliação Institucional;
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional;
  • Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e Aprendizagem;
  • Teoria e Prática da Educação Profissional, Gestão Escolar e do Currículo.

Vale lembrar que os nomes das disciplinas podem variar de acordo com a instituição escolhida. Ainda, é um curso que apresenta uma grande carga de leitura para que todos os alunos conheçam as melhores técnicas e práticas de ensino.

Pedagogia a distância

Você já se perguntou sobre a existência de faculdades a distância (EAD)? Pois é, existem muitos cursos que permitem a realização total ou parcial pela internet, auxiliando os alunos que não conseguem deslocar-se facilmente até o campus ou, ainda, precisam trabalhar durante a semana. A Pedagogia faz parte desse catálogo de graduações EAD.

Assim como a presencial, a Pedagogia a distância oferece disciplinas relacionadas ao contexto educacional nacional e internacional, com uma excelente formação para seus alunos. No entanto, por ser um curso que envolve a relação direta com crianças e adolescentes, é necessário realizar o período de estágio obrigatório em uma instituição escolhida pela faculdade.

Mercado de trabalho

Ao longo deste artigo, apresentamos uma série de oportunidades que o mercado de trabalho oferece ao pedagogo, não é verdade? O fato é que o ambiente escolar é, ainda, o maior campo de atuação para esse profissional. Isso porque a obrigatoriedade da contratação de pedagogos pelas instituições de ensino ampliou as estratégias de trabalho dentro das escolas, favorecendo esses trabalhadores.

Para além das escolas, você também pode atuar em instituições privadas, desenvolver e produzir materiais didáticos e outros livros, assim como investir na área de coordenação pedagógica ou desenvolver projetos para ONGs e empresas privadas. Por fim, é possível seguir carreira acadêmica e criar novas pesquisas e propostas para o fortalecimento dessa ciência.

Estágio: Pedagogia

Você lembrar que comentamos sobre a necessidade de realizar um período de estágio obrigatório no ensino a distância? Pois é, independentemente da modalidade escolhida, o estágio é um passo obrigatório para quem quer se tornar pedagogo. Com essa experiência, os alunos conseguem colocar em prática o que está sendo estudado em aula e, ainda, contar com a ajuda dos professores para solucionar seus problemas no campo de atuação.

Ainda, você aprenderá e desenvolverá as principais habilidades que os pedagogos devem ter para se tornarem grandes profissionais, como:

  • flexibilidade para lidar com crianças e adolescentes;
  • gosto pelo estudo e atualização sobre as práticas de ensino e utilização de novas tecnologias;
  • respeito à diversidade e singularidade de cada aluno e professor;
  • habilidades sociais para trabalhar em grupos e liderar equipes;
  • sensibilidade e acolhimento para lidar com temas polêmicos, como o bullying.

Símbolo da Pedagogia 

Os símbolos são fundamentais para criar a identidade de um grupo — não é à toa que todos os cursos apresentam sua própria imagem. No caso do símbolo da Pedagogia, vemos o Caduceu de Hermes sobre a flor-de-lis na tonalidade verde, já que ele representa o equilíbrio moral e a conduta: o bastão demonstra o poder, enquanto que as serpentes expressam a sabedoria, as asas mostram a virtude, a cor dourada aponta a luz do saber e a flor representa a orientação.

A Pedagogia é um curso muito amplo e com diversas oportunidades para seus profissionais. Além de poder atuar nas escolas, o pedagogo consegue excelentes trabalhos em ambientes corporativos, não governamentais, públicos, hospitalares e editoriais. Lembre-se de conhecer bem a grade curricular, assim como a instituição de ensino escolhida para fazer uma excelente faculdade!

E então, acha que Pedagogia é o curso certo para você? Se ainda não sabe, aproveite para ler o nosso conteúdo com as melhores dicas para escolher a graduação perfeita!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também