O curso de Psicologia é, sem dúvida, um dos mais procurados pelos estudantes que desejam ser aprovados no vestibular para uma vaga na área de humanas. Contendo várias especializações e ramos de atuação, vale destacar um segmento dessa área que poucos conhecem — e que está diretamente relacionado com o Direito: a Psicologia Jurídica.

Extensivo 2023

Sendo assim, com o intuito de esclarecer mais sobre o que é Psicologia Jurídica, bem como descrever a situação atual do mercado de trabalho, preparamos um conteúdo abordando os principais pontos acerca dessa área. Acompanhe!

O que é Psicologia Jurídica?

Psicologia Jurídica é a ciência que tem como objetivo estudar os diversos fenômenos psicológicos que têm potencial para alterar a conduta legal de um indivíduo, a ponto de conduzi-lo a cometer infrações criminais. O profissional desse ramo atua em conjunto com advogados e outros trabalhadores da área penal, como juízes, delegados e promotores.

O papel do psicólogo jurídico

São várias as funções do psicólogo jurídico. Podemos destacar:

  • contribuição em processos judiciais a partir da realização de laudos psicológicos, essenciais para a resolução de vários casos criminais;
  • assessorar advogados e outros profissionais da área penal a partir da explicação de estudos comportamentais psicológicos;
  • identificar, justificar e atestar desvios de conduta que podem ter sido causados a partir de fenômenos psicológicos;
  • realizar laudos e relatórios que detalhem a saúde mental de um criminoso, possibilitando entender melhor os motivos que levaram esse indivíduo a infringir a lei.

Importância do psicólogo jurídico

Por se tratar de uma ciência que abrange estudos acerca da conduta humana de um infrator (levando em conta a sanidade mental e personalidade), o psicólogo jurídico é extremamente importante para a conclusão/resolução de vários casos penais.

Isso, porque, muitas vezes, o laudo psicológico de um criminoso realizado por esse profissional pode mudar por completo o rumo de um julgamento.

Exemplificando: um infrator que cometeu homicídio e que venha a ser atestado por um psicólogo jurídico como detentor de um distúrbio mental poderá cumprir a sua pena em um hospital psiquiátrico, em vez de uma penitenciária, caso o juiz esteja de acordo.

Como é o curso de Psicologia?

Como mencionamos acima, para ser um psicólogo jurídico, é preciso ingressar, antes de tudo, em uma faculdade de Psicologia e, posteriormente, buscar especialização no ramo jurídico.

Perfil do aluno

Para quem busca essa formação, é fundamental gostar de leitura e matérias que relacionam História, Sociologia, Filosofia e um pouco de Biologia (para entender o funcionamento do cérebro humano).

Onde estudar

São várias as universidades no Brasil que oferecem o curso de Psicologia. Veja algumas abaixo:

  • Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ;
  • Universidade de São Paulo — USP;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC/SP;
  • Centro Educacional Anhanguera — Anhanguera;
  • Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC;
  • Universidade Federal da Bahia — UFBA.

Formas de ingresso

Para aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública, a principal forma de entrada é a realização do Enem e a posterior candidatura no Sisu.

Já para os que preferem estudar em umafaculdade particular, além do Enem (caso a instituição aceite), o principal meio é a realização do vestibular tradicional, organizado por cada universidade.

Psicologia Jurídica brasileira

Levando em conta que o Brasil, infelizmente, é um país que anualmente alcança elevados números de crimes (principalmente de homicídios e violência contra a mulher), a Psicologia Jurídica é um ramo que tende a crescer cada vez mais no país.

Desse modo, considerando que o atual volume de casos judiciais relacionados a crimes é alto — e lembrando que esse cenário está longe de ser resolvido —, a Psicologia Jurídica no Brasil é um ramo que necessita de muitos profissionais, oferecendo várias oportunidades de emprego.

Áreas de atuação na Psicologia Jurídica

Já em relação às áreas de atuação, a Psicologia Jurídica é composta principalmente por:

Psicologia Criminal

Como o próprio nome sugere, tem como objetivo auxiliar advogados, juízes e promotores na resolução de crimes, identificando possíveis relações entre o estado mental do infrator e o crime.

psicologia criminal

Psicologia Judiciária

Profissional que, basicamente, cuida da saúde mental de todos os indivíduos que compõem fóruns, cartórios e tribunais.

Psicologia Carcerária

Psicólogo que acompanha o estado mental dos detentos (e de seus familiares), traçando estratégias juntamente de outras políticas de Estado que visam à reabilitação social do indivíduo.

Psicologia Civil

Atua em processos judiciais que relacionam pessoas e seus respectivos bens materiais, principalmente quando há casos de disputa de herança e divórcio.

Pós-graduação em Psicologia Jurídica

Há instituições de ensino que oferecem o curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica. Com isso, além dos 5 anos de graduação em psicologia, o profissional que deseje se especializar na área jurídica precisa estudar mais 18 ou 24 meses, dependendo da universidade, para ter o diploma de pós-graduado na área.

Entre essas universidades, podemos destacar:

  • Pontifícia Universidade de Minas Gerais — PUC/MG;
  • Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul — PUC/RS;
  • Universidade de São Paulo — USP.

Mercado de trabalho

Como já mencionamos, essa área tende a crescer no Brasil, dado que nosso país sofre com os elevados números de processos criminais. Com isso, surgem cada vez mais oportunidades para os psicólogos jurídicos, podendo eles atuar como:

  • servidores públicos, trabalhando em penitenciárias, fóruns, tribunais e delegacias;
  • autônomos, prestando serviços particulares para a emissão de laudos psicológicos e outros documentos que atestam a sanidade mental;
  • colaboradores em empresas privadas de advocacia.
Eligis - teste vocacional e profissional

Quanto ganha um psicólogo jurídico 

Em relação à remuneração, esse profissional, ao iniciar a carreira, recebe cerca de R$ 2.000,00. Contudo, esse valor aumenta conforme os anos de experiência e as características do posto de trabalho, podendo alcançar até R$ 6.000,00.

Agora que você já sabe o que faz um profissional da Psicologia Jurídica, fica mais fácil entender o quão importante essa área é para a sociedade, principalmente quando se trata de resolução de crimes e cuidados da saúde mental dos colaboradores da área jurídica. 

Vale relembrar, ainda, que quem deseja ingressar nessa profissão precisará de bons conhecimentos em história, sociologia e filosofia.

Ainda não sabe qual curso fazer? Então, leia 5 dicas para ajudar na escolha do curso e veja o que é preciso considerar na hora dessa decisão.

Extensivo 2023
Você pode gostar também