Você gosta de explicar matérias e acha que leva jeito para dar aulas? Já pensou em se tornar um professor? Saiba que os cursos da área de Ciências Naturais capacitam o profissional para lecionar em diversas disciplinas da grade curricular de escolas de ensino fundamental e de ensino médio. Gostou da ideia?

Entre as várias graduações que preparam educadores, as de Ciências Naturais estão entre as mais interessantes, já que habilitam os profissionais em assuntos básicos, o que abre um leque grande de oportunidades de trabalho. 

Quer entender mais sobre com quais matérias um formado na área pode atuar e como se graduar? Então, continue a leitura!

O que são as Ciências Naturais? 

As Ciências Naturais são o conjunto de áreas que estudam as características gerais e fundamentais da natureza, ou seja, as leis e regras naturais que envolvem todos os processos do planeta.

Elas lidam exclusivamente com os fatores de ordem natural, sem considerar as alterações feitas pelo comportamento dos seres vivos

Por exemplo, o corpo humano é estudado pela biologia, que faz parte das Ciências Naturais. Já as ações sociais dos seres humanos, como as relações de trabalho e as festas, são foco do campo das Ciências Sociais.

Entre as disciplinas que compõem as Ciências Naturais, podemos destacar as seguintes: Biologia, Física, Química e Matemática. Isso lhe interessou? No próximo tópico, você fica por dentro de tudo o que precisa saber para cursar essa graduação!

Ciências Naturais: faculdades

O curso de Ciências Naturais dura, em média, 4 anos (8 semestres). O graduado é habilitado em grau de licenciatura, que possibilita lecionar em matérias de Ciências e Meio Ambiente na educação básica, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

Quem tem acesso fácil ao campus de uma instituição de ensino superior pode optar pelo curso na modalidade presencial. Geralmente, as faculdades dão opções dos turnos da manhã ou da noite.

Um dos cuidados a se tomar é verificar se o curso e a faculdade são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), pois, caso contrário, o diploma não terá validade, impedindo o profissional de atuar.

Se frequentar aulas presenciais todos os dias é mais complicado dentro da sua rotina, o estudante pode optar pela modalidade de ensino a distância (EAD). Nela, o aluno estuda em casa, ou de onde estiver, assistindo a videoaulas, e deve ir até o campus apenas para fazer avaliações e trabalhos.

O diploma tem a mesma validade do ensino presencial e obedece à mesma regra: o curso e a instituição de ensino superior também devem ter reconhecimento do MEC.

Vale lembrar que, para se graduar, o aluno deve fazer o estágio obrigatório. Então, é importante considerar esse fator na hora de conciliar com outros compromissos durante o dia, como trabalho.

No estágio, o estudante terá a oportunidade de lecionar em turmas de ensino fundamental e médio. Assim, já pode se familiarizar com a sua futura profissão e adquirir experiência.

Eligis - teste vocacional e profissional

Grade curricular

Durante os 8 períodos em que o aluno cursa Ciências Naturais, ele estuda matérias nas áreas de Física, Biologia, Química e Matemática. Entre outras tantas disciplinas, também estão na grade curricular: 

  • Biodiversidade;
  • Meio Ambiente;
  • Geociências;
  • Educação Ambiental;
  • Filosofia das Ciências Naturais;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Fenômenos Naturais;
  • Agentes Exógenos do Relevo;
  • Prática de Ensino de Ciências;
  • Relação Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Ciências Naturais e suas Tecnologias: Encceja

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma avaliação aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que visa certificar os ensinos fundamental e médio para quem não frequentou regularmente a escola.

É preciso ter, pelo menos, 15 anos para obter o certificado de ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio. Na prova do Encceja, são cobradas as disciplinas dentro de Ciências Naturais e suas Tecnologias, como Biologia, Química e Física. São 30 questões objetivas sobre as matérias.

Mercado de trabalho

professora de ciencias naturais

O mercado de trabalho para profissionais de Ciências Naturais está em crescente demanda. Isso, porque, no país, há sempre a necessidade de professores de todas as disciplinas. Sendo assim, há a possibilidade de atuar em escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio.

Como o licenciado em Ciências Naturais tem uma formação mais generalista, já que pode lecionar Química, Física, Biologia, Matemática, Ciências e Meio Ambiente, ele encontra um mercado de trabalho com bastantes vagas de emprego.

Além de dar aulas, ele pode trabalhar em outras oportunidades dentro da educação. Divulgação científica e produção de material didático — escrevendo e revisando livros — são alguns exemplos. Outros campos de atuação são ONGs, museus e centros de ciências.

Profissões da área 

Para quem quer seguir a graduação em Ciências Naturais, claro, é preciso gostar das disciplinas da área. Outra aptidão necessária é ter boa comunicação para transmitir os conhecimentos com objetividade e clareza, no caso de optar pela carreira acadêmica.

Agora, se você gosta de Ciências Naturais, mas não quer lecionar ou, até mesmo, cursar essa graduação, saiba que existem outras tantas profissões que englobam essa área da ciência. Veja algumas delas:

As Ciências Naturais estudam tudo o que engloba a natureza nos aspectos que não incluem a interferência social dos seres humanos. O curso capacita os profissionais a dar aulas para ensino médio e fundamental e atuar em outras áreas da educação.

Mesmo quem gosta dessa disciplina, mas não pretende cursar a graduação pode escolher por diversas outras opções de curso que têm o mesmo objeto de estudo em questão: a natureza e suas vertentes.

Você ainda está em dúvida sobre qual curso fazer? Então, aproveite que está por aqui e veja de que maneira o teste vocacional pode ser útil nessa decisão!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também