CONTEÚDO DESTE POST Hide
O Marketing é uma das áreas mais importantes e promissoras do mercado de trabalho. Essa valorização acontece devido ao papel estratégico para as empresas, em relação ao aumento de vendas, à criação e entrega de valor aos clientes, à comunicação, inovação e tecnologia. Se você tem interesse no setor, otecnólogo em Marketing pode ser uma boa opção.
Os processos de segmentação de mercado, pesquisa e definição do posicionamento da marca, entre outras ações, são ferramentas muito importantes para destacar a empresa e promover vínculos fortes com os clientes. Todo esse trabalho é realizado pelo profissional de Marketing.
Neste artigo, você vai saber mais sobre as possibilidades do curso e entender se o tecnólogo em Marketing vale a pena. Confira!
Conteúdo deste post
Curso tecnólogo em Marketing
O curso de Marketing é uma das áreas de Gestão e Negócios que utiliza os conhecimentos das Ciências Humanas e Exatas para entender as necessidades do mercado e elaborar estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços.
Se você optar pela graduação tecnológica, vai estudar comportamento dos consumidores, estratégias de vendas, técnicas de negociação, posicionamento de marca e muito mais. O curso tem duração de 2 a 3 anos e busca oferecer uma formação mais prática, preparando os alunos para o mercado de trabalho. Entre as disciplinas estudadas, estão:
- Planejamento Estratégico;
- Matemática Financeira;
- Empreendedorismo;
- Web Marketing;
- Técnicas de Negociação;
- Gestão de Produtos e Marcas;
- Economia;
- Gestão de Pessoas;
- Pesquisa de Mercado.
O tecnólogo em Marketing visa formar profissionais capacitados para identificar os impactos do cenário e da cultura empresarial, definindo o diagnóstico das empresas de forma abrangente e visão econômica do mercado. O objetivo é traçar um planejamento estratégicopara a organização crescer.
O curso fornece as ferramentas necessárias para que os profissionais definam planos de posicionamento de produtos e serviços, bem como atuem no fluxograma de atividades organizacionais e no processo produtivo, estabelecendo as melhores práticas para a Gestão de Processos.
Tecnólogo em Marketing Digital
Marketing Digital é um segmento do Marketing utilizado para oferecer serviços e produtos por meio de tecnologias digitais. É muito usado para reconhecimento e promoção de marcas.
A diferença para o Marketing tradicional está na utilização de métodos de análise em tempo real. Além disso, o ramo digital permite elaborar estratégias com menos verba e direcionadas a públicos específicos, o que tende a aumentar os resultados.
O curso tecnólogo em Marketing Digital traz uma proposta moderna e inovadora, permitindo aos alunos dominar ferramentas e direcionamentos para que sejam capazes de formular, construir e elaborar planos estratégicos e campanhas de publicidade e marketing em ambiente digital.
Tecnólogo em Marketing EAD
Entre os diferenciais do curso a distância, está a flexibilidade. No tecnólogo em Marketing EAD, os alunos podem contar com aulas online e encontros presenciais, geralmente uma vez por semana. Além disso, a graduação conta com professores-tutores capacitados e materiais didáticos atualizados.
O diploma desse tipo de curso tem a mesma validade dos diplomas das graduações presenciais. Por ter a mesma comprovação de título, você não precisará ter receios quanto à aprovação do mercado de trabalho.
O tecnólogo em Marketing EAD tem a mesma grade curricular, e as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC) têm as mesmas exigências e os mesmos critérios aplicados nos cursos presenciais.
Esse tipo de graduação a distância é indicado para as pessoas que precisam trabalhar e estudar ou que desejam maior autonomia e flexibilidade durante seus estudos. Nessa modalidade de curso, os estudantes têm acesso a materiais, videoaulas e a uma plataforma virtual de aprendizagem.
Onde estudar?
Existem muitos fatores que devem ser analisados no momento de decidir em qual instituição de ensino estudar. Entre eles, estão:
- localização;
- grade curricular;
- período e modalidade do curso;
- qualidade do corpo docente;
- custo.
No entanto, existe um ponto inegociável: o reconhecimento da graduação pelo MEC.
O selo de qualidade do MEC é a única garantia de que o diploma é válido em todo o país. Com isso, você pode procurar emprego com um bom diferencial, entrar em uma pós-graduação para melhorar a carreira ou iniciar uma carreira pública de nível superior.
Entre as faculdades que oferecem o curso tecnólogo em Marketing, estão:
- Centro Educacional Anhanguera;
- Faculdade Pitágoras;
- Cruzeiro do Sul Virtual;
- Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Tecnólogo em Marketing: salário
O salário do tecnólogo em Marketingvaria de acordo com a experiência do profissional, a especialidade, o porte da empresa, o mercado de atuação, entre outros fatores.
Um analista de Marketing, por exemplo, ganha em média R$ 3.775,48 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Já o gerente de Marketing recebe em média R$ 7.875,88 pela mesma carga horária de trabalho.
Em geral, a remuneração é menor no início da carreira, mas você pode fazer cursos de especialização para melhorar sua vida profissional.
Mercado de trabalho
O profissional formado no curso tecnólogo em Marketing não encontra oportunidades apenas em agências de comunicação. Essa área conta com um mercado bastante amplo e cada vez mais profissionalizado, já que os profissionais de Marketing foram regulamentados.
Assim, o mercado de trabalho absorve bem quem se forma na área, e existem diversos campos para atuação. Além dos cargos de analista nas agências, é possível atuar como gestor, o que garante a possibilidade de trabalhar como coordenador de merchandising, supervisor e gerente de vendas.
Há grande busca especialmente em empresas de pequeno e médio porte, que buscam crescimento mais sólido e rápido, em áreas como comunicação integrada, varejo, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento.
Existe um importante crescimento no campo esportivo, por exemplo. Clubes que desejam reestruturar a atuação com os torcedores e sócios precisam do trabalho desse profissional, o que também valoriza de forma mais consistente no mercado suas marcas.
O trabalho do tecnólogo em Marketing se tornou indispensável para as empresas. Esse mercado é um dos que mais cresce no Brasil, além de ser dinâmico e ter espaço para diferentes perfis de profissionais, desde os com características mais analíticas até os mais criativos.
Gostou do conteúdo? Então, conheça agora tudo sobre a área de Gestão de Marketing!