O Marketing é uma das áreas mais importantes e promissoras do mercado de trabalho. Essa valorização acontece devido ao papel estratégico para as empresas, em relação ao aumento de vendas, à criação e entrega de valor aos clientes, à comunicação, inovação e tecnologia. Se você tem interesse no setor, otecnólogo em Marketing pode ser uma boa opção.

Extensivo 2023

Os processos de segmentação de mercado, pesquisa e definição do posicionamento da marca, entre outras ações, são ferramentas muito importantes para destacar a empresa e promover vínculos fortes com os clientes. Todo esse trabalho é realizado pelo profissional de Marketing.

Neste artigo, você vai saber mais sobre as possibilidades do curso e entender se o tecnólogo em Marketing vale a pena. Confira!

Curso tecnólogo em Marketing

O curso de Marketing é uma das áreas de Gestão e Negócios que utiliza os conhecimentos das Ciências Humanas e Exatas para entender as necessidades do mercado e elaborar estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços.

Se você optar pela graduação tecnológica, vai estudar comportamento dos consumidores, estratégias de vendas, técnicas de negociação, posicionamento de marca e muito mais. O curso tem duração de 2 a 3 anos e busca oferecer uma formação mais prática, preparando os alunos para o mercado de trabalho. Entre as disciplinas estudadas, estão:

  • Planejamento Estratégico;
  • Matemática Financeira;
  • Empreendedorismo;
  • Web Marketing;
  • Técnicas de Negociação;
  • Gestão de Produtos e Marcas;
  • Economia;
  • Gestão de Pessoas;
  • Pesquisa de Mercado.

O tecnólogo em Marketing visa formar profissionais capacitados para identificar os impactos do cenário e da cultura empresarial, definindo o diagnóstico das empresas de forma abrangente e visão econômica do mercado. O objetivo é traçar um planejamento estratégicopara a organização crescer.

O curso fornece as ferramentas necessárias para que os profissionais definam planos de posicionamento de produtos e serviços, bem como atuem no fluxograma de atividades organizacionais e no processo produtivo, estabelecendo as melhores práticas para a Gestão de Processos.

Eligis - teste vocacional e profissional

Tecnólogo em Marketing Digital

Marketing Digital é um segmento do Marketing utilizado para oferecer serviços e produtos por meio de tecnologias digitais. É muito usado para reconhecimento e promoção de marcas.

A diferença para o Marketing tradicional está na utilização de métodos de análise em tempo real. Além disso, o ramo digital permite elaborar estratégias com menos verba e direcionadas a públicos específicos, o que tende a aumentar os resultados.

O curso tecnólogo em Marketing Digital traz uma proposta moderna e inovadora, permitindo aos alunos dominar ferramentas e direcionamentos para que sejam capazes de formular, construir e elaborar planos estratégicos e campanhas de publicidade e marketing em ambiente digital.

Tecnólogo em Marketing EAD

Entre os diferenciais do curso a distância, está a flexibilidade. No tecnólogo em Marketing EAD, os alunos podem contar com aulas online e encontros presenciais, geralmente uma vez por semana. Além disso, a graduação conta com professores-tutores capacitados e materiais didáticos atualizados.

O diploma desse tipo de curso tem a mesma validade dos diplomas das graduações presenciais. Por ter a mesma comprovação de título, você não precisará ter receios quanto à aprovação do mercado de trabalho.

O tecnólogo em Marketing EAD tem a mesma grade curricular, e as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC) têm as mesmas exigências e os mesmos critérios aplicados nos cursos presenciais.

Esse tipo de graduação a distância é indicado para as pessoas que precisam trabalhar e estudar ou que desejam maior autonomia e flexibilidade durante seus estudos. Nessa modalidade de curso, os estudantes têm acesso a materiais, videoaulas e a uma plataforma virtual de aprendizagem.

Onde estudar?

Existem muitos fatores que devem ser analisados no momento de decidir em qual instituição de ensino estudar. Entre eles, estão:

  • localização;
  • grade curricular;
  • período e modalidade do curso;
  • qualidade do corpo docente;
  • custo.

No entanto, existe um ponto inegociável: o reconhecimento da graduação pelo MEC.

O selo de qualidade do MEC é a única garantia de que o diploma é válido em todo o país. Com isso, você pode procurar emprego com um bom diferencial, entrar em uma pós-graduação para melhorar a carreira ou iniciar uma carreira pública de nível superior.

Entre as faculdades que oferecem o curso tecnólogo em Marketing, estão:

Tecnólogo em Marketing: salário

O salário do tecnólogo em Marketingvaria de acordo com a experiência do profissional, a especialidade, o porte da empresa, o mercado de atuação, entre outros fatores.

Um analista de Marketing, por exemplo, ganha em média R$ 3.775,48 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Já o gerente de Marketing recebe em média R$ 7.875,88 pela mesma carga horária de trabalho.

Em geral, a remuneração é menor no início da carreira, mas você pode fazer cursos de especialização para melhorar sua vida profissional.

tecnólogo em marketing

Mercado de trabalho

O profissional formado no curso tecnólogo em Marketing não encontra oportunidades apenas em agências de comunicação. Essa área conta com um mercado bastante amplo e cada vez mais profissionalizado, já que os profissionais de Marketing foram regulamentados.

Assim, o mercado de trabalho absorve bem quem se forma na área, e existem diversos campos para atuação. Além dos cargos de analista nas agências, é possível atuar como gestor, o que garante a possibilidade de trabalhar como coordenador de merchandising, supervisor e gerente de vendas.

Há grande busca especialmente em empresas de pequeno e médio porte, que buscam crescimento mais sólido e rápido, em áreas como comunicação integrada, varejo, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento.

Existe um importante crescimento no campo esportivo, por exemplo. Clubes que desejam reestruturar a atuação com os torcedores e sócios precisam do trabalho desse profissional, o que também valoriza de forma mais consistente no mercado suas marcas.

O trabalho do tecnólogo em Marketing se tornou indispensável para as empresas. Esse mercado é um dos que mais cresce no Brasil, além de ser dinâmico e ter espaço para diferentes perfis de profissionais, desde os com características mais analíticas até os mais criativos.

Gostou do conteúdo? Então, conheça agora tudo sobre a área de Gestão de Marketing!

Extensivo 2023
Você pode gostar também