Independentemente de qual carreira você quer seguir, é imprescindível ter algum tipo de qualificação. Afinal de contas, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e concorrido. Pensando nisso, você sabe quais são os tipos de cursos que existem?

Extensivo 2023

É comum as pessoas acharem que somente uma faculdade é capaz de tornar alguém um profissional, mas não é bem assim que acontece. Além disso, mesmo dentro da graduação e da pós-graduação no ensino superior existem modalidades diferenciadas.

Para saber qual é o tipo de curso perfeito para você, é importante entender quais estão disponíveis, não é verdade? Por isso, resolvemos trazer este post para ajudar a ficar por dentro do assunto e fazer a melhor escolha. Continue a leitura e confira!

Tipos de cursos técnicos

O curso técnico é um tipo de ensino focado em formar pessoas para o mercado de trabalho e não para a área de pesquisa. Para isso, a grade curricular é voltada para aulas teóricas e práticas que permitem preparar o aluno para exercer a profissão escolhida. Alguns exemplos de cursos técnicos são:

Ele é ótimo para os jovens que estão no ensino médio e pretendem trabalhar logo após a formação nesse grau. Por isso é tão comum que algumas escolas ofereçam o curso técnico integrado ao ensino médio. Dessa maneira, o curso tem a duração de 3 anos.

Se sua escola não tem curso técnico integrado, não há problema. Você também pode estudar em uma instituição diferente. Nesse caso, a duração do curso pode variar entre 1 a 3 anos, dependendo da área.

Você sabe a diferença entre curso técnico e o tecnólogo? Não é raro que as pessoas confundam os termos. Enquanto o primeiro é de nível técnico, o segundo é de nível superior. Sendo assim, para cursar o tecnológico é preciso ter o ensino médico completo.

Tipos de cursos superiores

Curso superior não é tudo igual. No Brasil, podemos contar com 3 graus, que têm propostas diferentes na formação do profissional. A seguir, fique por dentro de quais são.

Licenciatura

Já pensou em ser professor de ensino fundamental e médio? Então, o grau em que você deve se formar é a licenciatura. É ela quem forma os professores, pois oferece disciplinas de Psicologia da Educação, Práticas Pedagógicas e Didática. Sendo assim, é isso o que a diferencia do bacharelado.

Algumas opções são:

Geralmente, a duração dos cursos de licenciatura é de 4 anos. Por esse motivo, é importante que você se decida a dar aulas mesmo antes de ingressar nesse tipo de curso.

Bacharelado

O bacharelado habilita o profissional para atuar tanto em pesquisa quanto no mercado de trabalho. Sendo assim, as disciplinas dessa graduação são práticas e teóricas. Como ela não tem disciplinas voltadas para a didática, os conteúdos costumam ser mais aprofundados.

São exemplos:

Entretanto, o bacharel não pode dar aulas para o ensino fundamental nem para o médio. A duração dos cursos varia bastante de área para área. Algumas instituições oferecem o bacharelado com opção de adquirir o diploma de tecnólogo durante o curso. Assim, o estudante já pode trabalhar na área como tecnólogo enquanto termina o bacharelado.

Eligis - teste vocacional e profissional

O curso tecnológico também é uma graduação, porém é mais voltado para o mercado de trabalho e não para a pesquisa, como no bacharelado. Sendo assim, ele foca bastante na prática, preparando o aluno para atuar mais cedo, já que a duração é menor que a dos outros graus: de 2 a 3 anos. Dependendo da carga horária, é possível que o tecnólogo ingresse em uma pós-graduação do tipo stricto sensu (mestrado).

Veja algumas sugestões:

Tipos de cursos profissionalizantes

Assim como os cursos técnicos, os profissionalizantes também são ótimos para quem quer se formar logo e começar a trabalhar. A grande diferença entre os dois é que o primeiro é de nível médio, ou seja, o aluno precisa ter o ensino médio completo junto ao técnico.

Já no segundo, não há esse pré-requisito, com exceção de alguns cursos mais avançados. Os cursos profissionalizantes têm duração bem variada de acordo com a área profissional. Alguns duram 2 meses, já outros até 24 meses. A carga horária também é menor, sendo de 2 a 4 horas semanais.

Por ser um curso mais rápido e com horários mais flexíveis, eles são bem focados no mercado de trabalho. A ideia é aumentar a empregabilidade do aluno. Além disso, eles costumam ser mais baratos que os outros tipos de cursos que já falamos. Veja exemplos:

  • Operador de Caixa;
  • Panificação;
  • Massoterapia;
  • Orientação Comunitária.
tipos de cursos

Tipos de cursos de treinamento

Os cursos de treinamento são aqueles que não se encaixam em nenhum dos de graduação, pós-graduação, técnico ou profissionalizante. Por esse motivo, a duração e a carga horária variam muito, assim como os temas.

Alguns não têm nenhuma exigência quanto ao ingresso, portanto qualquer pessoa que esteja disposta a aprender o assunto pode cursar.

Por exemplo, você quer ter uma renda extra. Então pode fazer um curso de Confeitaria para fazer doces para vender na escola e em outros lugares. Nesse caso, o curso não exige qualquer formação.

Já outros são focados em alunos que estão estudando outro tipo de curso. Por exemplo, um estudante de Nutrição que quer aprender mais sobre Fitoterapia. Assim, ele pode cursar a matéria para agregar o diploma ao seu currículo e ter mais chances no mercado de trabalho.

Aliás, os treinamentos são muito importantes para qualquer área, pois demonstram que o profissional busca o conhecimento contínuo, se especializando cada vez mais.

Como você pôde ver, existem vários tipos de cursos que preparam as pessoas para o mercado de trabalho, para o ensino e para a pesquisa. Alguns têm duração mais longa e são mais aprofundados, outros duram menos e são mais práticos. Por isso é tão importante ficar por dentro do assunto para saber qual é o adequado para seu objetivo.

Já tem ideia de qual profissão quer ter ou ainda está muito em dúvida? Um teste vocacional pode ajudar! Aproveite que está por aqui e entenda como funciona!

Extensivo 2023
Você pode gostar também