É bem comum que as pessoas achem que advogados atuam da mesma maneira. Mas saiba que existem muitas áreas do Direito que permitem que os profissionais se especializem em uma ou mais. Dessa forma, há muitas opções de atuação para quem decide por essa profissão. Você sabe quais são?

Extensivo 2023

Se você pretende cursar Direito, é importante que entenda quais são essas áreas para que possa escolher a que mais se identifica. Assim, poderá seguir a carreira que sempre sonhou. Pensando nisso, resolvemos trazer este post que trata desse assunto. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Todas as áreas do direito

Se você quer seguir a carreira do direito, provavelmente, já conhece algumas áreas. Entretanto, para ampliar a sua mente e poder visualizar todas as oportunidades, é preciso estar por dentro de todas as áreas. A seguir, contamos mais sobre cada uma.

Direito administrativo

É parte responsável pela execução de princípios e regras que regem a função administrativa dos entes do Estado e da administração pública indireta, como empresas públicas, autarquias etc. Entende-se por função administrativa a atividade do Estado em cumprir as normas de realização de fins públicos.

Os princípios de uma boa gestão pública estão baseados na legalidade, em que a administração deve seguir as leis, e na impessoalidade, cujo interesse público vem em primeiro lugar, sem privilegiar as pessoas próximas.

Além disso, a moralidade (honestidade, boa-fé e justiça) e a eficiência em atender às demandas públicas sem desperdícios são prezadas. Por fim, a publicidade, em que os atos administrativos serão válidos somente após a publicação em um órgão oficial, também faz parte desses conceitos.

Direito constitucional

O direito constitucional é voltado para o estudo minucioso da Constituição Nacional, onde se encontram as leis máximas do país. Isso quer dizer que a Constituição Nacional está em primeiro lugar na hierarquia das leis. Sendo assim, nenhuma outra norma pode sobrepô-la.

Por exemplo: as leis e garantias dos direitos básicos individuais, políticos, sociais e jurídicos, como o direito à vida, à igualdade, à segurança etc.

Direito penal

tribunal áreas do direito

O direito penal, ou direito criminal, é aquele que cuida de delitos e crimes. Sim, se você quer advogar na defesa ou acusação de crimes, como homicídio, latrocínio e roubo, essa é a área de especialização. O segmento é responsável pela regulação e aplicação de penalidades às pessoas que contrariam as leis vigentes, tendo como principal objetivo assegurar a paz da sociedade.

A área é muito ampla, e o profissional tem diversos modos de atuação. Além dos crimes que já citamos, é possível trabalhar em causas que envolvem crimes previdenciários e tributários.

Direito trabalhista

Direito do trabalho, direito trabalhista e direito laboral são os nomes dados à área que tem como foco regulamentar a relação entre trabalhadores e patrões. Dessa maneira, ela é fundamental para manter a justiça social e uma das mais procuradas dentro do direito.

É ela que cuida de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho e não teve assistência da empresa, por exemplo, ou um colaborador que não teve todos os seus direitos trabalhistas pagos corretamente, como o 13°.

Lembrando-se de que o advogado precisa e basear-se na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para fazer a defesa.

Direito civil

É a área que envolve as regras que regulam as relações privadas entre as pessoas nas questões que envolvem o dia a dia. Assim, o advogado defende os direitos civis de seus clientes. Um exemplo prático: quando alguém se sente lesado em uma partilha de herança, procura por um advogado de direito civil.

Para isso, os advogados usam as leis previstas no Código Civil Brasileiro, que asseguram os direitos de família (casamento, divórcio, pensão etc.), das pessoas (preservação da honra, maioridade etc.) e de bens (direitos de propriedade).

Eligis - teste vocacional e profissional

Direito tributário

O direito tributário atua em questões relacionadas ao pagamento de tributos. Sendo assim, ele é fundamental para as empresas. Ele pode ajudar as corporações no planejamento tributário, a fim de garantir o cumprimento dos compromissos fiscais.

Além disso, o advogado dessa acompanha os processos fiscais para defender os patrimônios dos clientes, entre outras funções.

Direito empresarial

Independentemente do porte da empresa, a ajuda jurídica é sempre necessária. Algumas corporações têm, até mesmo, um departamento jurídico próprio. Já outras costumam terceirizar o serviço.

Nessa área, a principal função do advogado é assegurar o funcionamento da companhia sob o ponto de vista da segurança jurídica, incluindo os fatores trabalhistas e tributários.

Direito ambiental

O direito ambiental é aquele que atua nas questões relacionadas à legislação ambiental. Por exemplo, o advogado presta consultoria às empresas para orientá-las se as suas atividades estão de acordo com as leis de meio ambiente. Ele estabelece o contrato entre a empresa e os órgãos oficiais do meio ambiente.

Direito esportivo

O direito esportivo é responsável por cuidar das normas e relações nas atividades relacionadas aos esportes. Dessa maneira, o profissional pode atuar na justiça desportiva, que julga a conduta dos atletas, como uma situação violenta em uma partida.

Teste vocacional: Direito

O Direito é um dos cursos mais populares. Por isso, é bem comum que as pessoas o escolham, até mesmo, por impulso. Entretanto, como em qualquer carreira, é fundamental saber se tem afinidade com a profissão, para, então, ingressar no curso.

O teste vocacional em Direito é uma ótima ideia para quem pensa em se tornar um advogado ou seguir carreira pública no judiciário. A princípio, é interessante saber o perfil profissional necessário.

Se você prefere português, história e redação, em vez de disciplinas de exatas, pode ser um bom indicativo. Além disso, é importante gostar de ler e ter o dom da argumentação, já que são atividades do dia a dia de um advogado.

Viu como existem diversas áreas do direito? Isso porque a atuação do profissional é fundamental para assegurar que todas as pessoas sejam tratadas com respeito em todos os aspectos da vida em sociedade. Sendo assim, se você pensa em seguir essa carreira, saiba que nela há grandes chances de sucesso!

Ainda não sabe qual carreira escolher? Não tem problema! Um teste vocacional pode ajudar. Aproveite que está por aqui e entenda o que é!

Extensivo 2023
Você pode gostar também