Você já pensou a respeito do que espera da sua carreira profissional? Nem sempre é fácil definir os nossos objetivos para o futuro, mas é importante desenvolver-se para crescer profissionalmente.

Extensivo 2023

Ao escolher uma profissão, você não está necessariamente traçando a sua carreira profissional. Esse conceito está intimamente relacionado às nossas escolhas, e o caminho que você vai seguir deve estar alinhado aos seus conhecimentos e às suas habilidades.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você trabalhar o planejamento de carreira e alcançar o sucesso profissional. Boa leitura!

O que é carreira profissional?

Carreira profissional não é apenas a profissão ou o curso superior que você escolheu. Ela é a construção da reputação e da imagem, promovendo a credibilidade para a realização da atividade profissional que escolheu.

Isso significa que tudo o que você faz e aprende durante a sua trajetória profissional — dentro e fora da faculdade — faz parte da construção da carreira pretendida.

A escolha da carreira influencia a pessoa no trabalho, nos relacionamentos com outros indivíduos e, até mesmo, na possibilidade de crescimento. Uma dica é avaliar as suas expectativas a cada ano para alinhar as necessidades, os objetivos e os interesses.

Além disso, todo profissional que deseja ser bem-sucedido e destacar-se no mercado de trabalho deve buscar o crescimento contínuo e o desenvolvimento da carreira. Algumas atitudes, como ter boa comunicação, definir metas, manter bons relacionamentos interpessoais e praticar o network, podem contribuir significativamente para isso.

Mas o mais importante é fazer o que gosta e sempre respeitar o seu perfil e as características da sua personalidade. A excelência nos resultados esperados e a cumplicidade com a sua carreira profissional estão diretamente ligados à paixão com que se exerce a profissão.

Como planejar a carreira profissional?

Planejar a carreira pode parecer algo complicado. Afinal, o desenvolvimento profissional pode demorar anos para trazer algum resultado efetivo. Mas existem alguns passos que ajudam a fazer um planejamento eficiente e não perder tempo. Confira quais são eles!

Eligis - teste vocacional e profissional

Entenda suas características e preferências

Você sabe exatamente o que espera da sua carreira? A primeira etapa do planejamento é estabelecer o que você gostaria de fazer, o tipo de empresa em que deseja atuar, as pessoas com quem gostaria de conviver e a profissão que quer seguir.

Isso pode ajudar até no momento de escolher qual curso fazer, se você ainda não souber. Portanto, nunca deixe o autoconhecimento de lado no momento de planejar a sua carreira.

Imaginar possíveis cenários para o futuro também ajuda a prever possíveis dificuldades que possam surgir. Muitos profissionais não conseguem desenvolver-se na carreira porque começam a se preocupar com a profissão muito tarde.

Portanto, invista um tempo para conhecer as suas características que podem ser bem exploradas durante a faculdade e depois dela. Além disso, sempre leve em consideração as suas expectativas e necessidades.

Defina objetivos de curto e longo prazo

O plano de carreira precisa de um norte para você seguir e conseguir colocá-lo em prática. Os objetivos podem ser de longo prazo, para quem já tem certa experiência, estabilidade e sabe onde exatamente deseja chegar.

Ou você pode pensar em metas a curto prazo e que sejam mais tangíveis. Esse caso é mais interessante para pessoas que ainda não começaram a trabalhar, nunca fizeram um planejamento ou estão em processo de mudança de carreira.

Além de definir seus objetivos, é importante determinar ações para conseguir o que você deseja. Um exemplo prático de objetivo de curto prazo que pode tornar-se um benefício a longo prazo é conseguir um estágio.

Nesse tipo de atividade, é possível descobrir se você gosta da área e o que é necessário para ser um profissional melhor. Com isso, você também ganhará uma experiência importante para o currículo.

carreira profissional

Desenvolva suas habilidades

Durante o desenvolvimento de carreira, nunca chegaremos a uma fase profissional em que não será preciso aprender. Ou seja, suas habilidades e seus conhecimentos devem ser desenvolvidos constantemente.

Sempre temos algumas habilidades e competências que podemos desenvolver. Por exemplo, se você deseja atuar em um cargo de liderança, é fundamental saber relacionar-se com outras pessoas e ter uma boa comunicação.

Essas habilidades comportamentais socioemocionais são chamadas de soft skills e são cada vez mais importantes para os profissionais. O mercado atual quer pessoas que se destaquem em suas áreas de atuação e realizem um trabalho de excelência em todos os sentidos.

O modelo de trabalho convencional, em que os funcionários não estão alinhados com os seus propósitos, é ultrapassado. Desenvolver as soft skills é uma forma de tornar os colaboradores mais felizes, otimizar o trabalho e trabalhar a empregabilidade.

Especialize-se

Além das habilidades comportamentais, a parte técnica também precisa ser sempre melhorada. Apenas ter o diploma da graduação não é mais o suficiente para ter destaque no mercado.

Existem diversas opções disponíveis de especialização, como pós-graduações, MBAs, treinamentos específicos, cursos de curta duração, entre outras. Cada um deles pode ser mais ou menos adequado aos seus objetivos.

O principal motivo para a importância da atualização são as mudanças tecnológicas. Elas promovem verdadeiras transformações nas diversas áreas do conhecimento, mudando a forma de trabalhar e podendo resultar em mais eficiência para as empresas.

Mude sempre que for necessário

Inevitavelmente, a nossa carreira sofrerá desvios. Problemas pessoais podem ocorrer, e demissões, mudanças no mercado, entre outras situações, podem alterar nossas expectativas.

Até nós mesmos mudamos ao longo dos anos. Com mais experiência, você pode perceber que o que esperava da sua carreira no passado não é o mesmo que deseja hoje.

Não é possível prever o que acontecerá durante a sua jornada profissional. Por esse motivo, o plano de carreira não pode ser algo linear. Ele deve ser desenvolvido durante toda a sua vida e pode sofrer mudanças de acordo com as necessidades.

Fazer pequenos ajustes é essencial para que o planejamento seja sempre eficaz. Não tenha medo de errar ou ter que voltar atrás em alguma decisão. Independentemente do caminho que seguir, o importante é alcançar os seus objetivos.

Agora que você conhece a importância da carreira profissional, pode começar o seu planejamento. Lembre-se de que você não precisa seguir os mesmos passos de outras pessoas e que todo desenvolvimento é único e deve estar de acordo com as suas expectativas para o futuro.

Achou o assunto interessante? Então, complemente seus conhecimentos com a importância de um teste vocacional para a decisão do seu curso!

Extensivo 2023
Você pode gostar também