Muitos vestibulandos que têm interesse pela área de Engenharia, mas não a conhecem a fundo, acham que ela se resume à Engenharia Civil — o que é um grande equívoco. Afinal, esse ramo conta com diversos campos de atuação que são indispensáveis não só para a construção, a agropecuária e a indústria, mas também para o correto uso (e a proteção) do meio ambiente e dos recursos naturais, como é o caso da Engenharia Ambiental.

Extensivo 2023

Por essa razão, reunimos diversos dados sobre o curso, a grade curricular, as notas de corte no Enem, o mercado de trabalho e a média salarial para o profissional do ramo. Ou seja, bastante assunto para tirar suas dúvidas e aprofundar-se a respeito desse segmento que cresce ano após ano devido ao avanço da conscientização acerca da sustentabilidade e do papel dela para o correto desenvolvimento social. Confira!

Engenharia Ambiental: o que faz?

A Engenharia Ambiental é um ramo voltado para o monitoramento, o controle e a intervenção ativa dos impactos ambientais gerados pelo que é produzido, construído, extraído ou alterado na/da natureza pela ação do homem.

Ela é indispensável não somente para o avanço da economia e as melhorias em áreas urbanas, mas porque garante a manutenção dos recursos naturais, a busca por fontes de energias renováveis, a proteção da flora e fauna locais, a promoção de técnicas ecológicas na indústria e o desenvolvimento de projetos para o reaproveitamento de resíduos.

Curso de Engenharia Ambiental

Devido à vasta extensão de atividades que podem ser desempenhadas pelos engenheiros dentro do mercado de trabalho, a Engenharia é a única área a disponibilizar cursos de nível superior que, embora sejam de formação generalista — como todo bacharelado é —, já contam com preparação técnica e teórica para um tipo específico de campo de atuação. Tudo isso definido ainda na graduação.

Por esse motivo, há tantas opções para você escolher, como Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Acústica etc. No entanto, vale lembrar que, mesmo tendo algumas similaridades entre si (como matérias fixas de exatas, duração de cinco anos e aulas práticas em laboratório), cada faculdade de Engenharia prepara um tipo de perfil profissional bem distinto um do outro.

Faculdade de Engenharia Ambiental

Essa graduação pode ser realizada de duas formas: na modalidade presencial e na modalidade a distância. Nos centros universitários federais e estaduais apenas é disponibilizado o primeiro tipo. Já nas faculdades particulares, você encontra ambas as alternativas.

Lembre-se de que o fato de ser Engenharia Ambiental EAD não muda a duração do curso — que permanece em 10 semestres — nem exclui a necessidade de prática laboral. A questão é que as atividades acadêmicas serão marcadas pelos tutores com antecedência no polo de ensino a distância. A seguir, você fica sabendo mais sobre as notas de corte em Engenharia Ambiental e as disciplinas que terá no curso.

Nota de corte Engenharia Ambiental

Conforme os dados da plataforma Simulador Sisu, que foi elaborada e disponibilizada online pelo próprio Ministério da Educação para fins de pesquisa pública, a maior nota de corte no curso de Engenharia Ambiental no Enem 2019.1 foi na capital paulista, mais precisamente na Universidade de São Paulo (USP), que teve média final de 788,84.

Já a menor, por outro lado, foi de 628,20, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no município de Pombal. Abaixo, você confere as outras nove instituições que compõem a lista do top 10 de maiores pontuações e, de quebra, já fica sabendo em que locais pode realizar essa graduação. Veja:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 760,59 pontos;
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE): 752,54 pontos;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR): 735,69 pontos;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 729,42 pontos;
  • Universidade de Brasília (UnB): 725,97 pontos;
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI): 716,56 pontos;
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ): 716,07 pontos;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV): 711,35 pontos;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC): 710,42 pontos.
Eligis - teste vocacional e profissional

Engenharia Ambiental: grade curricular

A matriz curricular da faculdade de Engenharia Ambiental é bem mais diversificada do que muitas pessoas podem imaginar. Isso porque, além de ter conteúdos que são indispensáveis para as corretas formulação e estruturação de projetos — como Cálculo, Probabilidade e Estatística, Álgebra Linear, Física Experimental e Química Experimental —, ela traz matérias que mesclam tecnologia, legislação ambiental e sustentabilidade.

Esses assuntos são fundamentais para uma formação multidisciplinar e uma qualificação atual para esse ramo cada vez mais importante dentro da Engenharia. Abaixo, você confere algumas das disciplinas:

  • Fontes de Energias Renováveis;
  • Hidráulica Ambiental;
  • Estimulação de Poços;
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais;
  • Resistência dos Materiais;
  • Desenho Técnico;
  • Topografia;
  • Recuperação de Áreas Degradadas;
  • Manejo de Flora e Fauna;
  • Tecnologias para Saneamento Básico;
  • Cartografia e Monitoramento Ambiental;
  • Programação de Computadores;
  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Direito Ambiental;
  • Legislação, Licenciamento e Certificação Ambiental;
  • Tratamento de Resíduos Sólidos.

Estágio Engenharia Ambiental

Entre o nono e o décimo semestre, é comum que os estudantes realizem o estágio em Engenharia Ambiental e tenham a primeira experiência com o mercado de trabalho. Essa é uma etapa obrigatória nas faculdades de Engenharia e é vista dentro das instituições como a oportunidade de os acadêmicos ganharem prática com os aspectos da legislação ambiental, que são muitos e constantemente sofrem alterações ao nível local, regional ou federal.

Além disso, os alunos podem participar de projetos reais para utilização de recursos naturais, recuperação de áreas contaminadas, planejamento urbano sustentável e afins, o que complementa (e muito) os conteúdos técnicos de sala de aula e laboratório.

cestos de lixo engenharia ambiental

Engenharia Ambiental: salário

De acordo com sondagem nacional do portal Salário, o engenheiro ambiental ganha em torno de R$ 6.416,68 por uma jornada de trabalho de 41 horas. Porém, em empresas de grande porte — como as de atuação regional, nacional e internacional — esse valor pode aumentar e chegar até a R$ 10.337,79.

Mercado de trabalho

O engenheiro ambiental pode atuar em diversos setores do mercado. Um bom exemplo disso é a presença dele tanto em companhias de tratamento e distribuição de água e esgoto das cidades quanto em indústrias que produzem qualquer tipo de resíduo ou efluente capaz de contaminar o solo ou a fauna e a flora local — como a petroquímica, a siderúrgica, a farmacêutica, a de produção mineral etc.

Além disso, é possível que esse profissional atue como funcionário público em pastas da prefeitura ligadas à gestão ambiental no município, tenha cargo em órgãos de vigilância sanitária e ambiental, integre companhias privadas de coleta seletiva e descarte ecológico ou, ainda, faça parte de empresas de construção e revitalização urbana.

Como você leu, a área da Engenharia Ambiental é bem diversa e permite diferentes formações para o mercado de trabalho que garantem não só uma carreira bem remunerada, mas com atividades grandiosas e capazes de impactar toda a sociedade. Portanto, se você ficou interessado em se graduar nessa Engenharia, fique atento às notas de corte que apresentamos e acompanhe o edital de seleção da faculdade desejada para não perder nenhuma fase!

Gostou de saber mais sobre a Engenharia Ambiental? Então aproveite e conheça mais detalhes sobre outro ramo que atrai diversos jovens: o de Engenharia de Produção!

Extensivo 2023
Você pode gostar também