O curso de Medicina é um dos mais buscados no país, apresentando altos índices de candidato por vaga. Um grande sonho de muitos estudantes, que precisam conhecer as melhores faculdades de Medicina do Brasil para fazer uma escolha acertada e garantir um ensino de qualidade durante os 6 anos de curso.

Extensivo 2023

Esse cuidado na escolha é imprescindível, pois as faculdades têm um papel de destaque na formação dos alunos. Elas precisam oferecer uma estrutura completa para formar profissionais com conhecimentos técnicos, alta performance e atuação humanística.

Pensando nisso, decidimos trazer, neste texto, as melhores faculdades de Medicina do país. Assim, além de se preparar melhor, você poderá ter mais reconhecimento no mercado! Aproveite a leitura!

Melhores faculdades de Medicina do Brasil

Um grande motivo para decidir entre uma ou outra faculdade tende a ser a posição que ela ocupa nos principais rankings de avaliação do Brasil. O do jornal Folha de São Paulo é o mais conhecido hoje, e ele atualiza a lista de instituições todos os anos, desde 2012.

A partir dos critérios pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização, veja quais são as melhores faculdades eleitas para estudar Medicina no país:

  • (USP) Universidade de São Paulo;
  • (UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas;
  • (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais;
  • (UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo;
  • (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • (UNESP) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;
  • (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco;
  • (UFF) Universidade Federal Fluminense;
  • (UFPR) Universidade Federal do Paraná;
  • (UnB) Universidade de Brasília;
  • (UEL) Universidade Estadual de Londrina;
  • (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • (PUCRS) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
  • (FCMSCSP) Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo.

Entre as mais concorridas estão as universidades públicas, não apenas por serem gratuitas. Como você pode comprovar no ranking, elas ficam no topo da lista em qualidade e avaliação do mercado, por isso, são sempre as mais cobiçadas pelos estudantes.

Qual a melhor faculdade de Medicina do Brasil?

Não é nada fácil competir com a melhor do Brasil: a Universidade de São Paulo. Os alunos do curso de Medicina na USP conseguem fazer internato no famoso e maior hospital do Brasil, o Hospital das Clínicas.

A faculdade também é muito conhecida pela pesquisa, pois produz inúmeros artigos científicos por ano. É, sem dúvidas, uma grande aposta para os alunos mais ambiciosos.

Lembre-se de que a posição da instituição de ensino superior que você tanto quer escolher está muito ligada à concorrência por vaga que terá que enfrentar.

Portanto, saiba que a decisão por qual faculdade escolher passa também pelo planejamento e tempo que você precisará dedicar aos estudos para ter seu espaço no curso de Medicina tão sonhado.

Melhores faculdades de Medicina

Como conseguir ingressar nessas faculdades?

Na faculdade pública, uma das modalidades bem reconhecida como forma de entrada é por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os programas do governo federal que são derivados dele, como o Sisu.

Há também o vestibular, que é a forma mais tradicional de processo seletivo nas instituições públicas. Apesar de os conteúdos das provas serem parecidos, é importante ficar claro que cada faculdade tem seu próprio vestibular. Algumas instituições têm apenas uma fase, mas a maior parte aplica as provas em duas fases diferentes.

Vale destacar que todos os institutos e universidades federais que fazem parte do Sisu aplicam a política de cotas a fim de reservar as vagas para alunos que estudam o Ensino Médio em escolas públicas.

Além do mais, há outros critérios que são levados em consideração para preencher as vagas, como autodeclaração de candidatos negros, indígenas e pardos e renda.

Mas obviamente que o curso de Medicina não está disponível somente nas instituições públicas. Há também faculdades particulares bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) que ofertam a graduação.

Como se sabe, um grande entrave no caso das faculdades privadas é o valor da mensalidade do curso de Medicina, pois é bastante elevado. Por isso, trouxemos duas opções para conseguir ingressar no curso de forma mais tranquila e acessível. Confira!

Programa Universidade para Todos (Prouni) 

Esse é um programa do governo que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas e que ocorre duas vezes por ano. A concorrência para uma vaga no curso de Medicina é bem alta.

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter realizado o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação e com média de 450 pontos de desempenho na prova. Além disso, o candidato precisa atender aos critérios de renda e escolaridade determinados pelo MEC.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 

Outra alternativa interessante para quem tem o sonho de ser médico e não tem condições de pagar as mensalidades é o Fies. O governo concede um crédito estudantil nesse caso, e o estudante só vai iniciar a quitação da dívida após a formação no curso, com prazo bem longo e a juros baixos.

A concorrência também é bastante alta aqui. Para que o aluno consiga participar, tem que ter pelo menos uma média de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. O Enem pode ser qualquer um a partir de 2010. E, claro, o MEC também exige que o estudante atenda aos requisitos de renda familiar.

Eligis - teste vocacional e profissional

Outras faculdades de Medicina 

Uma dica valiosa: na hora de escolher a faculdade para fazer seu curso de Medicina, antes de verificar as informações básicas, como o custo da mensalidade, a data do vestibular e o endereço da instituição, veja se a faculdade está autorizada pelo MEC para ofertar o curso.

O motivo de fazer essa verificação? É bem simples, pois o diploma só será válido, podendo ser utilizado para o exercício da profissão, caso você se forme em uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Selecionamos, aqui, outras instituições de ensino que são bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC e que ofertam o curso de Medicina, assim você tem mais opções ainda. Confira quais são elas:

  • (ANHANGUERA) Centro Educacional Anhanguera;
  • Faculdade Pitágoras;
  • (UNIC) Universidade de Cuiabá;
  • (UNIDERP) Universidade Anhanguera Uniderp;
  • (UNIME) União Metropolitana de Educação e Cultura;
  • Universidade Unopar.

Bom, como você pôde ver, para escolher a instituição de ensino onde você vai estudar, é importante conhecer as que ofertam os melhores cursos de Medicina. Mas, caso a faculdade que você está considerando, por outro motivo pessoal, não esteja entre as mais bem colocadas, não desanime, pois não é apenas a faculdade que faz o aluno, certo?

Após se tornar estudante de Medicina, o profissional que você vai ser depende também dos seus objetivos de carreira e da sua dedicação durante a graduação. Bom, agora que você já conhece as melhores faculdades de Medicina do Brasil, ficou bem mais fácil fazer sua escolha. Então, pense com calma e considere todos os critérios relevantes antes de tomar sua decisão!

E aí, gostou do texto? Tem dúvidas se Medicina é mesmo a profissão ideal para você? Para resolver esse problema, é só fazer o teste vocacional para ver se tem o perfil do curso!

Extensivo 2023
Você pode gostar também
medicina
Leia mais

Medicina: saiba tudo sobre o curso!

Está pensando em cursar Medicina, mas ainda não sabe muito sobre a graduação? Aprenda tudo sobre o assunto para poder tomar sua decisão!