A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir em um site próprio, você pode se apresentar ou os seus produtos e serviços. Veja os benefícios de ter um site!

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Em um cenário atual, onde ficamos conectados boa parte do dia e a internet está na palma de nossas mãos, ter um site é essencial para qualquer empresário. Seja empresário individual, micro, média ou grandes empresas, ter um site irá abrir portas que podem ajudar o negócio a ser bem-sucedido, nas diferentes áreas de atuação.

O pensamento de que a empresa só precisa de um site se o objetivo é realizar vendas pela internet é totalmente errado. Para um planejamento de marketing digital eficaz para a empresa, o site deve ser uma parte muito importante da estratégia e pode beneficiar muito na hora de conquistar mais vendas.

Benefícios de ter um site em diversas áreas

Muitas pessoas acreditam que estar presente nas redes sociais mostrando seu trabalho exclui a necessidade de se ter um site e esse pensamento também está totalmente errado.

Claro, as redes sociais facilitaram que as empresas ou profissionais liberais criassem uma presença digital, além de um canal para comunicação com possíveis clientes. Porém, mesmo que a presença da empresa nas redes sociais seja ótima, ter um site é essencial para o sucesso e pode trazer diversos benefícios.

Veja abaixo algumas vantagens de ter um site, independentemente da escolha para a sua área de atuação ou nicho de negócio!

1. Uma forma de os clientes te encontrarem

Possuir um site significa estar na internet para ser encontrado. E, atualmente, a maioria das pessoas pesquisa nos mecanismos de busca antes de contratar um serviço ou comprar um produto.

Por mais que o Google e similares apontem os resultados das redes sociais em uma busca, ter um website facilita que seus potenciais clientes te encontrem. Além disso, para quem quer se candidatar a uma vaga de emprego, ter um site próprio é bastante vantajoso.

Afinal, por meio dele é possível mostrar os seus conhecimentos na prática, como se fosse uma vitrine pessoal. Nele você ainda poderá descrever a sua história (storytelling), brevemente, mostrar quais são os seus objetivos, foco e meta.

Assim, os recrutadores poderão te conhecer melhor e decidir se você possui o perfil e experiência que a empresa precisa.

2. Uma vitrine de seus produtos ou serviços

No website você irá contar para seu público como funciona seu serviço ou produto, com imagens atrativas e textos explicativos. Além disso, é uma possibilidade de incluir comentários e avaliações de outros clientes, afirmando assim o seu potencial.

Muitas pessoas ficam mais confortáveis em fechar uma venda ou contrato quando visualizam opiniões de pessoas reais que foram clientes. Considere incluir uma seção de avaliações e depoimentos de clientes antigos para ajudar a sua empresa a vender, bem como também, um recrutador conhecer as suas vantagens como profissional.

3. O site pode ser um portfólio artístico

Se você é, ou deseja ser, um profissional de áreas artísticas, como fotografia e design, áreas de beleza, como maquiadores e cabeleireiros, ou até arquiteto, poderá usar o website como um portfólio colocando os seus melhores trabalhos para mostrar a qualidade do serviço que será prestado.

Para estas áreas, ver trabalhos anteriores será o diferencial para que os clientes fechem contrato com você. Pode funcionar também como um currículo on-line para participar de processos seletivos nestas áreas.

4. Traz credibilidade

Ter um site, mesmo que simples, trará credibilidade para sua empresa. Se uma pessoa encontra suas redes sociais, e visualizar o link de seu site, isso traz uma credibilidade maior. Isso porque mostra que você se preocupa com seus clientes a ponto de ter um portal para reunir todas as informações que podem ser úteis sobre você e sua empresa.

5. Pode gerar tráfego orgânico e trazer conteúdo relevante

Um dos eixos do marketing de conteúdo é o website. A seção blog de sua página pode trazer conteúdos informativos e relevantes ao seu público-alvo, sobre sua área, seu produto ou serviço, ou até de entretenimento que tenha algum assunto relacionado ao que você faz.

Você pode criar conteúdos em parceria com empresas que tenham bastante visualização em seu website, para atrair mais acessos a ele.

O marketing de conteúdo pode ser executado em qualquer área, principalmente compartilhando conteúdo informativo. Por exemplo, a área da saúde e estética tem assuntos muito procurados, que podem se tornar potenciais clientes.

Além disso, com o website é possível atrair tráfego orgânico, ou seja, ter pessoas entrando em sua página sem precisar ser provenientes de alguma ação de marketing paga, seja no Google ou nas redes sociais.

Então, mesmo que você não esteja, ou não tenha a intenção, de ter um e-commerce, os benefícios de ter um site são muitos. Afinal, se a sua área de atuação é advocacia, além de ser encontrado por meio do Google, ter um site vai ajudá-lo a gerar credibilidade entre o público, além de contribuir com o atendimento on-line de seus clientes e possíveis clientes.

Já para os profissionais de engenharia, ter um site ajuda tanto a prestar atendimento, quanto a oferecer mostruários do seu serviço. Não importa qual é ou será o seu ramo de atuação, ter um site vai te ajudar em diferentes aspectos.

Aproveite as dicas acima e esteja preparado para ser visto e atrair a atenção que tanto almeja, seja para uma vaga de emprego ao mostrar o seu perfil e talento ou divulgação dos seus produtos e serviços.

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