O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade avançada, sendo ela incapaz ou não. Essa necessidade surgiu devido a família não poder tomar conta durante todo o tempo que, na maioria das vezes, é por causa do trabalho.

Extensivo 2023

Sendo assim surge o cuidador de idoso, que ajuda a dar os remédios,  banho, alimentação, servir de companhia, trocar fraldas e roupas e por aí vai…

Embora haja um grande crescimento na demanda por cuidadores de idosos, muitos familiares contratam enfermeiros, por serem mais bem graduados e por fazerem trabalhos mais complexos, como por exemplo administrar medicação intravenosa.

Entretanto este custo costuma ser muito alto, o que faz com que a escolha ainda seja feita só como um último recurso. Ou seja, o mercado ainda tem muito a crescer e você pode ganhar com isso.

Fazer um curso de cuidador de idosos é a melhor maneira de garantir uma vaga na área. Entretanto é sempre bom aprender um pouco mais sobre a profissão antes de fazer qualquer escolha.

Logo, meu objetivo com este material é entregar uma ideia geral de onde atua um cuidador de idosos. 

Vamos conferir?

cuidador de idosos

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idosos pode atuar tanto sozinho sendo um autônomo ou vinculado a alguma empresa como Home Care.

Essa profissão está crescendo muito devido a quantidade de idosos estar aumentando em todo o mundo. Por isso os familiares que pensam no bem estar de seus entes queridos, buscam pessoas qualificadas e com bom histórico.

O campo de atuação do cuidador pode ser de nível hospitalar e em casas de repouso. Essa variação de possibilidades ajuda a aumentar a chance de conseguir um emprego na área.

Você está disposto a trabalhar nessa área? 

Confira aqui os principais locais em que poderá atuar.

Home Care

O Home Care é um serviço prestado por uma empresa para dar uma continuidade ao trabalho que estava sendo feito em um hospital. Dessa forma muitos profissionais da saúde dão assistência medicamentosa à pessoa.

Outra assistência também oferecida é coleta de sangue para se fazer exames, inclusive a equipe é treinada para aplicar medicamentos intravenosos. Além disso, os profissionais dessa área realizam exercícios especializados e primeiros socorros de urgência.

A assistência do Home Care não é tão extensa como a de um cuidador de idoso, mas oferece um grande trabalho periódico que substitui a internação e é coberto pelo plano de saúde, dessa forma pode-se dizer que é medicina hospitalar em casa.

Diante dessa situação, você acha que um cuidador de idosos pode atuar no Home Care? Sim, porque as duas funções são diferentes, mas não exclusivas, permitindo uma ação em vários lugares de acordo com a necessidade.

Dessa forma, enquanto o Home Care atua para manter a vida da pessoa, dando medicamentos e fazendo os exames periódicos, o cuidador de idoso faz com que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor do que ela poderia se estivesse  sozinha.

Por isso, um cuidador de idoso dará boa assistência psicológica à pessoa, podendo ficar com ela a noite toda.

Os lugares de atuação do cuidador de idoso será de acordo com as necessidades de cada local e das exigências de cada família.

Clínicas especializadas

Uma clínica de idosos, normalmente chamada de geriatria, tem uma grande função, a de oferecer um atendimento em que ajuda as pessoas nas doenças como diabete, pressão alta, demência e osteoporose.

Além disso, esse tipo de clínica oferece assistências nos problemas de quedas, de doenças em estado terminal com tratamentos paliativos. Dessa forma não se trata de asilo, mas de um lugar de cuidado da saúde funcional.

Então o que é oferecido é um acompanhamento de situação de saúde, por isso muitos familiares levam os seus idosos para terem melhor assistência e ter uma vida melhor.

Asilo

Diferente da clínica para idosos que atua na assistência com uma área mais hospitalar dedicada para o público, o asilo é diferente. Ou seja, o público é variado, então pessoas idosas, dependentes químicos e até órfãos estão alojados.

Porém, o asilo de não é um lugar sem infraestrutura, e possui profissionais que atenderão aos diversos tipos de público, oferecendo uma boa qualidade de vida.

Além disso, a maioria dos asilos têm parcerias, fazendo que o atendimento melhore, a qualificação dos funcionários e toda estrutura dos prédios, assim oferecendo comida e moradia.

Esses detalhes são importantes para saber porque em nosso tempo ainda existe aquela ideia de que um asilo é um lugar muito ruim, onde as pessoas que estão lá, passam por uma situação terrível de tratamento e de infraestrutura.

Assim, não é à toa que muitos criam uma ideia negativa, porém muito trabalho é feito para cuidar desses lugares.

Casa particular

Uma pessoa que é cuidador de idosos faz um curso por conta própria, assim pode colocar em seu oferecimento de serviço uma capacitação mais profissionalizada para realizar a função. Dessa forma passa mais confiança.

Sendo assim, é algo mais autônomo, mas com dedicação e apresentando um histórico de bom trabalho e duração de tempo.

Uma boa vantagem de cuidar de idoso de modo particular é que é na própria casa, oferecendo assim um bom conforto deixando a pessoa mais alegre em saber que seus familiares se preocupam com a saúde dela.

Além disso, previne acidentes e oferece melhor alimentação e relação social agradável. Dessa forma o idoso poderá ter sua individualidade preservada.

Porém as desvantagens podem estar na contratação, porque é necessário saber quem é o cuidador de idoso e com atenção, o preço a ser pago, documentação, cuidados trabalhistas e também a grande rotatividade que pode ser muito comum.

Para o cuidador a vantagem pode ser financeira dependendo de seu currículo, porém, pode ser uma família complicada responsável pelo idoso, você pode sofrer de problemas físicos dependendo do tipo de cuidado. Então esteja preparado.

Conclusão

Toda a profissão tem o seu desafio, por isso o cuidar de idoso tem os seus.

Vemos aqui que existe uma grande especialidade por trás desse tipo de trabalho, mas compensa atuar na área. 

O que deve ser feito de sua parte é ser uma pessoa altamente capacitada tecnicamente, por isso você deve ter um bom equilíbrio emocional e gostar da área.

Por isso comece dando uma chance para fazer um curso de cuidador de idosos. Sendo esta a principal maneira de entrar na área.

Qualquer outra dúvida sobre a profissão é só perguntar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Extensivo 2023
Você pode gostar também